Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexandre_prog

PHP com Firebird/Interbase

Recommended Posts

Pessoal, trabalho há algum tempo com PHP//MySQL, mas agora tenho que fazer uns sistemas com o banco de dados Interbase//Firebird, até ai tudo bem né, mas hoje tive um problemas muito estranho com alguns comandos do Firebird//Interbase...

estou tendo problemas com esses comandos aqui:::

$consulta = "SELECT FIRST 10 SKIP 5 CODIGO, NOME from TAB_CLI_001 order by codigo";

$resultado = ibase_query($consulta)

or die("Falha na execussão da consulta");

...parece que o PHP não consegue identificar esses comandos "FIRST,,,,SKIP",,, não entendo muito bem o porque, já que eles fucionam corretamente no Firebird//Interbase...

Já pesquisei muito sobre o assunto, portanto se alguem está com um problema parecido e conseguil resolver, com alguma DLL, ou qualquer coisa que seja, me avise,

POR FAVOR, estou precisando muito disso...

Obrigadíssimo!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

verifique se a versão do interbase que possui instalado suporta os comando FIRST e SKIP

verifique também se o driver de conexão suporta a versão do interbase

Compartilhar este post

Link para o post

O pior que eu já vi isso sim cara....

No interbase esses comandos funcionam normalmente, naquele IBCONSOLE que o interbase tem....

e comandos como "Select * from TABELA"; funcionam normalmente no PHP com o Interbase/Firebird,,,,... Menos esses 2 comandos ai... já pesquisei muitíssimo mesmo!!

Mais até agora....

Se alguém conseguil fazer os comandos fucionarem,,,...Ou puder me dar uma ajuda, seria mais do que BOM!!!

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

O pior que eu já vi isso sim cara....

No interbase esses comandos funcionam normalmente, naquele IBCONSOLE que o interbase tem....

e comandos como "Select * from TABELA"; funcionam normalmente no PHP com o Interbase/Firebird,,,,... Menos esses 2 comandos ai... já pesquisei muitíssimo mesmo!!

Mais até agora....

Se alguém conseguil fazer os comandos fucionarem,,,...Ou puder me dar uma ajuda, seria mais do que BOM!!!

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente o problema está na versão do driver conector entre o php e o banco

procure o mais atual

Compartilhar este post

Link para o post

Driver Conetor????

Você está falando da DLL que faz isso???

Olha só o que encontrei aqui, depois de muito pesquisar!!! Mas muito mesmo!!

http://bugs.php.net/bug.php?id=15163

Se possível , veja esse link...

Vou procurar saber mais sobre esse "driver conector" que você disse!!

Muito Obrigado pela atenção!!

Compartilhar este post

Link para o post

esse link que você informou é um falso bug

postado em 22 Janneiro de 2002...

por um usuário php com versão 4.1...

provavelmente é o mesmo problema de incompatibilidade do driver conector

Compartilhar este post

Link para o post

Então me fala o que é esse Drive Conector....

É do Interbase com o Firebird? Do PHP?? Como posso encrontrá-lo... estou usando o PHP mais novo que tem e o Interbase/Firebird que eu me lembro não é tão antigo assim!!!!

Me dá uma força ai!!

é realmente muito estranho os comandos não funcionarem!!

Aonde posso encrontrar esse Driver Conector???

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

os drivers conectores são fbclient.dll e gds32.dll

você possui instalado o iBConsole

o IBConsole é limitado ao dialeto 1 SQL, não suportando versões modernas do 'Ibase/fire'.

instale um console mais moderno, o recomendável é o ibexpert

a instalação substituirá os drivers por novas dlls

http://www.ibexpert.com/

quanto o interbase/firebird, leia os releases na documentação a partir da versão 1.5

os comandos FIRST / SKIP foram implementados a partir dessa versão

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente essas 2 dll que modifiquei,,,, lá aonde eu trabalho, eles usam o IBExpert, só denotei o IBConsole porque nele os comandos também funcionam...

Quanta a versão do Firebird, é exatamente a 1.5, é esse o estranho, já tentamos substituir as dlls e nada de resultados...

E claro que o arquivo PHP.INI foi modificado também, mas nada de resultados!!

Obrigado pela força, mas está difícil saber o que está acontecendo!!

E preciso demais usar esses comandos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Dei uma olha na doc do php e vi isso:

"Firebird/InterBase is a relational database offering many ANSI SQL-92 features that runs on Linux, Windows, and a variety of Unix platforms."

Achei meio estranho o destaque para ANSI SQL-92 ai olhei por cima a doc da ANSI SQL-92 e não vi nada lá sobre essas instruções FIRST e SKIP. As unicas referencias para FIRST que vi não tinham nada haver com o que você quer. Não sei direito posso até estar falando besteira mas pode ser que embora essas instruções façam parte do set do Firebird, está la na doc dele, não façam parte da ANSI SQL-92 e ai ... Pode ser esta a razão do seu problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal..... tenho notícias ótimas pra vocês:::

O """hinom""" estava certo, embora já tivesse visto e revisto esses Drivers não havia dado resultado, mas hoje decidi ver novamente, procurei no HD inteiro essas Dlls '''fbcliente.dll''' e '''gds32.dll''', e encontrei as que estavam na pasta minha do PHP, e as que estavam na pasta do Windows, só que a '''gds32.dll''' que estava na pasta do Windows era maior que a da pasta PHP, BOM então pensei, vou copiá-la pra pasta do PHP também, já que é maior e tals né, NÃO CUSTA NADA mesmo....

KKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não é que deu certo PESSOAL!!!!!!!!

Agora é só alegria, e claro até o próximo problema MALUCO que nem esse aparecer!!

OBRIGADÍSSIMOOOO!!!

Boa semana à TODOS!!

Compartilhar este post

Link para o post

passei pela mesma situação 3 anos atrás.

não queria dar a resposta de bandeja pois vi que você estava se esforçando pra solucionar.

parabéns

agradeça ao jcmpj também

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.