Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LonE™

Ruby para Web

Recommended Posts

Olá,

 

Estive a ler muito sobre Ruby, fiz testes no tryruby.hobix.com e vi como as coisas funcionam. Passei para a instalação no meu computador e fiz os testes no interpretador. Seguiu-se então para a instalação do server... Fiz tudo certo, acessei o localhost:300 e cheguei a tal página de "Welcome aboard".

 

E agora? É suposto fazer mais alguma coisa? Pergunto isso pois fiz um pequeno teste e criei um arquivo de hello world, porém quando eu abro o arquivo (http://localhost:3000/teste.rhtml) o browser não reconhece e pergunta se quero salvar o arquivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, vou responder a mim próprio.

 

Agora que já aprendi mais sobre Ruby on Rails (RoR), posso dizer que a minha questão é mesmo muito básica. Tão básica que chega a ser estúpida.

 

Porém imagino que essa questão possa surgir na cabeça de qualquer pessoa que esteja a começar com o RoR. Por isso vou dar umas sugestões que me ajudaram a entender mais sobre o assunto.

 

Antes de mais, é preciso ler sobre MVC (Model View Controller). Como toda aplicação em RoR gira em torno dessa abordagem, é fundamental compreendê-la. Caso contrário vão ficar como eu, tentando acessar diretamente o arquivo RHTML. RoR funciona completamente diferente do PHP e tentar acessar o arquivo que seria o equivalente ao .php não vai funcionar e as tags do RoR <% %> não serão interpretadas.

 

Agora sugiro que vejam o screencast da Lynda.com (Ruby on Rails Essential Training). Aquilo explica muito bem como funcionam as coisas (MVC, Database, Variables, Loops... ), com exemplos e tudo mais. Tem até um vídeo explicando como fazer um carrinho de compras.

 

Outro boa fonte de informação e exemplos é o railscasts.com. Mas nesse caso já são exemplos mais avançados.

 

Cumprimentos,

 

LonE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Amigo, andei procurando sobre conteúdo RoR mas em português está complicado.

 

Achei uma apostila que mostra como criar e executar os programas ".rb" pelo DOS.., mas meu interesse mesmo é no esquema para criar programas para web.

 

Gostaria de aprender mais sobre RoR em relação ao desenvolvimento WEB.

 

você pode me ajudar de alguma forma, me indicando o que devo usar, instalar, como fazer para criar e executar um programa web em RoR.

 

Cara, qualquer coisa vai ajudar, pois estou interessado, porem perdido, os conteúdos em inglês que são maioria para RoR..

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, vou responder a mim próprio.

 

Agora que já aprendi mais sobre Ruby on Rails (RoR), posso dizer que a minha questão é mesmo muito básica. Tão básica que chega a ser estúpida.

 

Porém imagino que essa questão possa surgir na cabeça de qualquer pessoa que esteja a começar com o RoR. Por isso vou dar umas sugestões que me ajudaram a entender mais sobre o assunto.

 

http://forum.rubyonbr.org/forums/1/topics/821

 

Neste link encontrará o que precisa para começar a aprender ROR.

 

flw.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.