Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Anatel e CNPq investigam pane na Telefônica

Recommended Posts

Anatel e CNPq investigam pane na Telefônica

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Terça-feira, 15 de julho de 2008 - 11h49

 

SÃO PAULO - CNPq terá laudo sobre falhas até final do mês. Anatel não tem prazo para terminar análise.

 

Técnicos da Anatel e do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) vão precisar de mais prazo para revelar os motivos das falhas na infra-estrutura de internet da Telefônica.

 

Entre os dias 2 e 3 de julho, assinantes residenciais do Speedy e clientes corporativos da Telefônica ficaram sem acesso à internet em todo o Estado de São Paulo por até 36 horas.

 

O presidente da companhia responsabilizou um roteador localizado na cidade de Sorocaba, interior paulista, pela pane.

 

Desde a semana passada, engenheiros do CPqD em Campinas estão com o roteador problemático e fazem uma análise no equipamento. O Centro deve divulgar um relatório sobre o que originou o problema até o final deste mês.

 

Segundo a Telefônica, quando seus clientes passaram a reportar falhas no acesso à internet na noite do dia 2 os técnicos da empresa não conseguiam identificar de onde partia o problema.

 

Então, a telecom decidiu isolar ponto por ponto de sua rede e testar todos os roteadores. Só assim descobriram que a falha ocorria na cidade de Sorocaba.

 

Em entrevista coletiva um dia após a Telefônica solucionar o problema, o presidente da empresa, Antônio Carlos Valente, definiu a falha como “um problema complexo e raro”.

 

Valente descartou ataques externos à Telefônica e não revelou o nome do fabricante do roteador. “Preferimos dizer que a responsabilidade é só da Telefônica”, afirmou.

 

Principal fornecedora de equipamentos de rede para a telecom, a Cisco adiantou-se a especulações e, em nota, disse que não tinha responsabilidade pelas falhas, embora tenha colaborado com seus melhores técnicos para ajudar a sanar o problema.

 

Multa - Quem também acompanha as investigações é a Anatel. Segundo a agência, seus técnicos estão analisando toda a topografia física e lógica da rede da Telefônica no Estado para entender como uma falha localizada em Sorocaba teve conseqüências tão graves e como os planos de emergência não foram eficazes para manter o serviço de internet ativo.

 

A Anatel avalia se todos os equipamentos físicos da telecom são certificados e se as decisões de mudar rotas de tráfego de dados (topologia lógica) foram tomadas de acordo com os padrões exigidos pela companhia.

 

A agência explica que esta análise é complexa e detalhista e, por isso, prefere não fixar um prazo limite para divulgar um laudo.

 

A análise dos técnicos da Anatel será decisiva para a cúpula da empresa decidir se multa ou não a Telefônica. A empresa pode ser punida com uma advertência ou até mesmo uma multa de R$ 50 milhões.

 

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infone...15072008-12.shl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema tenha se agravado quando tentaram "isolar ponto por ponto" acredito que não tinham a quantidade de equipamentos suficiente para fazer a troca e testar roteador por roteador até chegar no que estava com defeito, deixando cada vez mais usuarios off.

O estranho que logicamente deveriam existir testes de trafego e de rotas que deveriam apontar qual rota estava tendo problemas para uma eventual correção, isso prova que a estrutura criada não esta pronta ainda para funcionar com a ideia inicial da internet, que quando um ponto não estivesse funcionando ("destruido") as informações deveriam dar a volta por outra rota até chegarem ao seu destino.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo a agência, seus técnicos estão analisando toda a topografia física e lógica da rede da Telefônica no Estado para entender como uma falha localizada em Sorocaba teve conseqüências tão graves e como os planos de emergência não foram eficazes para manter o serviço de internet ativo.

Este é o ponto, acho que a Telefonica nao tinha planos de emergencia e por isso se desesperaram para encontrar uma solução de qualquer forma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dai derrubaram todo mundo... router por router pra achar onde o acesso parava mesmo com o roteador ligado... isso só prova como o monopolio das telecomunicações que vivemos no Brasil agrava as telecomunicações, a telefonica com seus 68% ai em sampa, o Brt acho que com uns 90% aqui no sul, bem quem tem o serviço sabe o quão bom ele é.. rsrsrs..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É lamentavel mesmo este monopolio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mostra que se um HACKER quizer pode sim.. derruma e fazer estrago pois. nao tem planos de emergencia e eles nao sao treinados para passa por perigos reais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não foi um hacker que fez isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.