Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hebe

Mudar cor da borda de input nos campos com erro

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Estou muito precisando de uma ajuda de voces... eu tenho um javascript para um pequeno formulario e tenho que fazer umas modificacoes... o codigo que deve ser modificado esta abaixo:

<script type="text/javascript">ponto1=0;ponto2=0;ponto3=0;ponto4=0;function che(fnm){rro="";d=document.forms[fnm];if(d.ami.value=="Nome"){rro+="		   O campo Nome do destinatário não foi preenchido\n";}if(d.igo.value=="E-mail"){rro+="		   O campo E-mail do destinatário não foi preenchido\n";}if(d.eu.value=="Nome"){rro+="		   O campo Nome do rementente não foi preenchido\n";}if(d.eue.value=="E-mail"){rro+="		   O campo E-mail não do rementente foi preenchido\n";}if(rro!=""){msg="A oportunidade não pode ser enviada porque algum erro foi encontrado.\n";msg+="Preencha o(s) campo(s) solicitado(s) e tente novamente:\n\n";alert(msg+rro);return false;}if(/^([\w\.\-])+\@(([\w\-])+\.)+([\w ]{2,4})$/.test(document.frm.igo.value)==false){alert("O E-mail do destinatário é inválido!");return false;}if(/^([\w\.\-])+\@(([\w\-])+\.)+([\w ]{2,4})$/.test(document.frm.eue.value)==false){alert("O E-mail do rementente é inválido!");return false;}return true;}</script>

<form name="frm"method="post"onsubmit="return che(this.name)">
<input type="text"name="ami"class="campo"value="Nome"onfocus="if(ponto4==0){this.value='';ponto4=1}"onblur="if(!this.value){this.value='Nome';ponto4=0}">
<input type="text"name="igo"class="campo"value="E-mail"onfocus="if(ponto1==0){this.value='';ponto1=1}"onblur="if(!this.value){this.value='E-mail';ponto1=0}">
<input type="text"name="eu"class="campo"value="Nome"onfocus="if(ponto2==0){this.value='';ponto2=1}"onblur="if(!this.value){this.value='Nome';ponto2=0}">
<input type="text"name="eue"class="campo"value="E-mail"onfocus="if(ponto3==0){this.value='';ponto3=1}"onblur="if(!this.value){this.value='E-mail';ponto3=0}">
<input type="submit"value="Enviar"class="but">
</form>
No momento o codigo apresenta uma janela para os erros que sao: campos em branco e e-mails incorretos... ok... agora vai as mudansas... nao quero que aparesa uma janela de aviso, em ves disso, quero que os campos que estejam errados fiquem com a borda em vermelho e que dentro dele aparesa uma mensagem, tipo erro... tenho pesquisado um pouco na net e em algunsoutros istemas que ncontro pelo caminho mas esta dificil fazer... Obrigada http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hebe, cria duas classes CSS na página, uma para os campos no estado normal e outra no estado de erro (com a borda vermelha)

Depois qeu você tive feito isso, procure no seu script pelos alerts de msg de erro e substituia por d.NOMEDOCAMPOQUETACOMERRO.className = "classe css para input com erro"

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Klaygomes você ajudou bastante... obrigada... mas quando tentei retirar a mensagem de alert nao funciona... estou querendo que apenas mude de cor os campo, sem a mensagem de aviso...

<script type="text/javascript">function che(fnm){rro="";d=document.forms[fnm];if(d.nomeDestinatario.className="but".value=="Nome")if(d.emailDestinatario.className="but".value=="E-mail")if(d.nomeRemetente.className="but".value=="Nome")if(d.emailRemetente.className="but".value=="E-mail")if(rro!=""){alert(rro);return false;};return false;}return true;}</script>

Compartilhar este post

Link para o post

olá Hebe não testei o código ae mas acredito que não vai dar problemas

<script type="text/javascript">
ponto1=0;
ponto2=0;
ponto3=0;
ponto4=0;
function che(fnm){
	rro="";
	campos = '';
	d=document.forms[fnm];
	if(d.ami.value=="Nome"){
		rro+="O campo Nome do destinatário não foi preenchido\n";
		campos += 'ami';
	}
	if(d.igo.value=="E-mail"){
		rro+="O campo E-mail do destinatário não foi preenchido\n";
		if (campos <> '') campos += ',';
		campos += 'igo';
	}
	if(d.eu.value=="Nome"){
		rro+="O campo Nome do rementente não foi preenchido\n";
		campos += 'eu';
	}
	if(d.eue.value=="E-mail"){
		rro+="O campo E-mail não do rementente foi preenchido\n";
		campos += 'eue';
	}
	if(rro!=""){
		msg="A oportunidade não pode ser enviada porque algum erro foi encontrado.\n";
		msg+="Preencha o(s) campo(s) solicitado(s) e tente novamente:\n\n";
		alert(msg+rro);
		campo = campos.split(',');
		for (i = 0; i < campo.length; i++){
			document.getElementById(campo[i]).className = 'campo_erro';
		}
		return false;
	}
	if(/^([\w\.\-])+\@(([\w\-])+\.)+([\w ]{2,4})$/.test(document.frm.igo.value)==false){
		alert("O E-mail do destinatário é inválido!");
		return false;
	}
	if(/^([\w\.\-])+\@(([\w\-])+\.)+([\w ]{2,4})$/.test(document.frm.eue.value)==false){
		alert("O E-mail do rementente é inválido!");
		return false;
	}
	return true;
}
</script>

<form name="frm"method="post"onsubmit="return che(this.name)">
<input type="text" name="ami" id="ami" class="campo"value="Nome"onfocus="if(ponto4==0){this.value='';ponto4=1}"onblur="if(!this.value){this.value='Nome';ponto4=0}">
<input type="text" name="igo" id="igo" class="campo"value="E-mail"onfocus="if(ponto1==0){this.value='';ponto1=1}"onblur="if(!this.value){this.value='E-mail';ponto1=0}">
<input type="text" name="eu" id="eu" class="campo"value="Nome"onfocus="if(ponto2==0){this.value='';ponto2=1}"onblur="if(!this.value){this.value='Nome';ponto2=0}">
<input type="text" name="eue" id="eue" class="campo"value="E-mail"onfocus="if(ponto3==0){this.value='';ponto3=1}"onblur="if(!this.value){this.value='E-mail';ponto3=0}">
<input type="submit" value="Enviar" class="but">
</form>

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa obrigada fercosmig deve ter tido um trabalho para arrumar isso, agradeso de corasao... fico ate com vergonha de dizer que nao era isso que estou tentanto fazer... o que quero mesmo e retirar as mensagem de erro, os alert e apenas manter as mudansas de cores dos inputs... eu fiz isso mas nao esta funcionando

<script type="text/javascript">function che(fnm){rro="";d=document.forms[fnm];
if(d.nomeDestinatario.className="but".value=="Nome")
if(d.emailDestinatario.className="but".value=="E-mail")
if(d.nomeRemetente.className="but".value=="Nome")
if(d.emailRemetente.className="but".value=="E-mail")
if(rro!=""){return false;};return false;}return true;}</script>

Compartilhar este post

Link para o post

No seu código tem 3 alerts

comenta os que você não quizer...

os 3 alerts:

alert(msg+rro);

você pode comentar a linha do alert

exemplo:

//alert(msg+rro);

se você comentar o alert que eu coloquei no exemplo, somente os campos serão alterados... testa ae

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.