Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

silas_i

Estrutura de desenvolvimento de projetos

Recommended Posts

A partir de agora vou fazer parte de um grande projeto e sinceramente ? estou com medo !.rs mas isso é bom pq esse medo tem feito com que eu saia da minha zona de conforto pra aprender um pouco mais e gostaria de saber se vcs podem me ajudar!

Sempre nos meus desenvolvimentos a equipe que desenvolvia eram pequenas o controle no desenvolvimento é razoavelmente fácil. Porém agora preciso de algo robusto uma metodologia de desenvolvimento para controle deste projeto ou seja os chefes definem as diretrizes do projeto (dividido em módulo) desenham o fluxograma do projeto e os programadores farão exatamente aquilo que lhes foi passado. Na verdade nem sei se é assim que funciona nas grandes empresas, vcs poderiam me ajudar ? Eu queria evitar que cada programador fizesse do seu jeito, criasse a "torto e a direito" campos nos banco de dados, controle de variáveis e etc....

Como funciona nas grandes empresas ? por exemplo um facebook da vida alguém conhece a metodologia de desenvolvimento deles ?

Espero que possamos trocar algumas figurinhas aqui!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

possuo experiência desde empresas de pequeno porte até corporações multinacionais.

A questão da padronização e metodologia depende das normas de cada empresa.

Profissionalmente, não preocupe-se muito com isso se você não for o cabeça de um projeto.

Desempenhando suas tarefas com eficácia poderá se destacar e consequentemente receber propostas para cargos que exijam maior capacidade.

O retorno financeiro é alto e proporcional às responsabilidades.

Tecnicamente, estude "modelagem de dados", mas não apegue-se a algo específico, pois cada empresa possui um método. Siga o método da empresa e dê críticas somente se tiver liberdade para isso.

Como funciona nas grandes empresas ? por exemplo um facebook da vida alguém conhece a metodologia de desenvolvimento del

É bastante relativo.

Por exemplo, orkut, foi desenvolvido por uma pessoa que não tinha experiencia nenhuma em programação web, por isso existiam falhas grotescas que permitiam burlar contas, apagar arquivos, acessar o servidor remotamente, etc.

Após a aquisição feita pelo Google, as falhas foram corrigidas aos poucos.

grande projeto e sinceramente ? estou com medo !.

Não tenha medo.. acho que você quis dizer ansiedade.

Compartilhar este post

Link para o post

hinom qto tempo hein ?

Pois é brother o "problema" é que vou encabeçar um projeto desses e preciso de direções pra controlá-lo!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

certo.

como líder converse sobre planejamento com seus superiores

depois discuta isso com a equipe técnica

procure um meio de equilibrar os dois lados

seus superiores querem ver os gráficos de lucros aumentando. só isso. $$$$

sua equipe técnica.. não há uma definição certa. procure conhecer cada pessoa e saber dos objetivos de cada um para saber como distribuir tarefas e prevenir-se de adversidades que surgem no dia-a-dia

estude tudo o que a equipe faz.

por exemplo

Equipe: 5 designers, 3 programadores, 1 analista.

Você é o lider / coordenador e entende de design mas não entende de programação.

É imprescindível que o coordenador entenda sobre programação senão, poderá perder controle sobre os programadores.

A perda do controle afeta na qualidade do serviço, prazos, distribuição de tarefas, aplicação de métodos, etc.

Quanto a aplicação de métodos, recomendo que conheça primeiro a equipe para saber o que eles são capazes de fazer com melhor desempenho.

Não é conveniente escolher um método qualquer e "vomitar" na equipe.

Existem diversas metodologias, entretanto, você pode desenvolver uma própria ou pegar um modelo simples e adaptar às suas necessidades.

consulte dicas de profissionais e CIOS de grandes corporações

alguns bons livros (ingles)

http://www.mde.net/cio/page2.html

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu poderia controlar um módulo de um projeto ? ou seja tenho um módulo que um programdor irá desenvolver, como posso documentar esse módulo ? existe algum modelo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom hinom, muito boa está parte mais "humana" do Desenvolvimento.

Mas eu vejo que o Silas quer algo mais técnico, posso estar enganado... ^^

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a palavra que mais se encaixa é algo mais "prático" rs.rs

Compartilhar este post

Link para o post

tenicamente, utilize o hype da atualidade

padrão MVC "Model View Controller"

estude sobre isso.

Procure estudar também sobre o software "Subversion"

Expliquei anteriormente que você deve conhecer as pessoas com as quais vai trabalhar antes de aplicar algum metodo

pois pode ser que nao estejam preparados e isso influenciará no desempenho.

* os seus superiores não querem saber como ou o quê vocês vão fazer. A única preocupação deles é retorno financeiro dentro do escopo planejado

obs: * apenas uma generalização sobre como executivos trabalham

Compartilhar este post

Link para o post

Hinom obrigado pelas respostas!

Realmente como líder do projeto preciso conhecer minha equipe, quais suas qualidades, deficiências para poder lhes passar algo do mesmo!

acho que eu gostaria de algo mais prático para controlar cada programador, designer e etc.... por exemplo se eu der uma meta para o programador desenvolver um módulo qualquer (padrão MVC) não gostaria que ele criasse a torto e a direito campos no bd, variáveis, gostaria que ele seguisse um plano defininido pelo líder do projeto onde tudo tivesse documentado é claro! Ou eu estou viajando e não é assim que funciona nas grandes empresas ???

Galera agradeço a ajuda dada até o momento,

Compartilhar este post

Link para o post

Monte fluxogramas.

Procure por ferramentas de UML.

Quanto ao padrão MVC.. poucos seguem as normas, portanto, se adotar esse método apenas por adotar não compensa muito pois o seu pessoal provavelmente criaria um labirinto e não um sistema.

objetivo

Trace uma linha com 1 ponto inicial e 1 ponto final. essa linha representará o seu objetivo

entre as duas extremidades marque pontos que representarão metas periodicas

para cada período, especifique o que deve estar pronto.

não trace períodos muito longos senão ficará difícil acompanhar o desempenho, acarretando em atrasos

dica de software para subversion: "Tortoise SVN"

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao padrão MVC.. poucos seguem as normas, portanto, se adotar esse método apenas por adotar não compensa muito pois o seu pessoal provavelmente criaria um labirinto e não um sistema.

E o que os programadores estão "seguindo" ? deve haver algum padrão neste sentido assim como no design há os Tableless, ou estou errado

Fora isso agradeço a atenção de todos aqui. Tenho aprendido bastante sobre o assunto!

Compartilhar este post

Link para o post

MVC é um padrão internacional que vem sendo usado há mais de 10 anos, mas somente em meados de 2004 tornou-se popular, entretanto a maioria dos programadores, principalmente programadores web não sabem o significado

Quando ao tabeless.. isso não tem nada a ver com padrões e sim com técnicas de montagem de layout.

Atualmente os browsers possuem suporte ao CSS versão 2.0, mas ainda sim há diversos conflitos e bugs que variam de acordo com a configuração do PC do usuário.

MVC

http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC

MVC é um padrão que originou-se da organização de estrutura de códigos em linguagens OO. JAVA, C++, VB, etc..

Para entender é necessário um conhecimento básico sobre orientação a objetos.

Design Patterns

http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%B5es_...eto_de_software

a aplicação de um método dependerá do tamanho do seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Faaaala Hinom! beleza cara?

Ééééé... to vortando aqui pra essa bagaça eheheh. Como vão as coisas?

Cara, fantástica tua explicação. A exemplo do silas_i eu também participei quase sempre de projetos pequenos, às vezes pequenos aplicativos de relatório Flex com uma ou duas telas. Agora vou para uma coisa maior, porém com uma equipe muito boa formada por: Berkowitz, Berkowitz, Berkowitz, Berkowitz e Berkowitz! kkkkk

Eu queria fazer algo direito e documentar de uma forma "correta", coisa que nunca fiz! Estou lendo bastante sobre organização de projetos, padronizações, desenvolvimento ágil (xp), e agora MVC rsrs. Muita coisa!

obrigado pelas explicações!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.