Traveler 0 Denunciar post Postado Agosto 5, 2008 Olah! Estou tentando me familiarizar com o Linux e para tanto criei um Live CD do Fedora... Quando tento montar o disco rigido do meu micro, com o comando mount /dev/hda1 /dev -r -t vfat via Terminal, surge a mensagem Operacaum exclusiva de root... ou Only root can do that... Pelo que li por aih, acreditava que o root naum pediria senha, mas aqui estah pedindo... Se eu tento montar o disco pelo desktop em Computador, com o botaum direito, a opcaum Montar naum funciona... penso que isto ocorra porque quando olho em propriedades, o Fedora naum esta reconhecendo o tipo e demais atributos do disco... Alguem pode me ajudar a montar esse disco ou logar como root (interrogacaum... a proposito... tambem naum estou conseguindo configurar o teclado corretamente, o mais proximo que cheguei foi utilizar o idioma portugues br, mas ainda assim, fico limitado) Agradeco muito a quem puder me dar alguma informacaum! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 5, 2008 O caminho mais adequado para montar um dispositivo é no /media, exemplo: cd /media mkdir hda1 mount /dev/hda1 /media/hda1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Traveler 0 Denunciar post Postado Agosto 6, 2008 Olah! Obrigado pela ajuda! O problema com a msg onyl root user can do that ainda persiste... alguma ideia de como eu posso resolver ? tentei incluir a opcaum user no fstab mas tambem naum funcionou... O caminho mais adequado para montar um dispositivo é no /media, exemplo: cd /media mkdir hda1 mount /dev/hda1 /media/hda1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Agosto 6, 2008 Tente usar o comando sudo. sudo mount /dev/hda1 /media/hda1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Traveler 0 Denunciar post Postado Agosto 6, 2008 Oi... aí ele me dá a msg "Fedora is not in the sudoers file. This incident will be reported." tentei visualizar o sudoers ou mesmo editar com o visudo, mas aparentemente isto só é possível com o root do qual eu não sei a senha... Tente usar o comando sudo. sudo mount /dev/hda1 /media/hda1 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Agosto 9, 2008 Edite o arquivo /etc/sudoers http://www.mjmwired.net/resources/mjm-fedora-fc6.html#sudo Ou mexa no /etc/fstab P/ incluir as opções users e gid=users (ou o grupo do seu usuario) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites