Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Radice

Url amigáveis sem mod-rewrite...

Recommended Posts

Galera, me bateu uma dúvida e uma curiosidade agora... andei lendo e pesquisando sobre URLs amigáveis... e tds os artigos q achei falavam sobre mod_rewrite no apache ou um filtro ISAPI pro IIS...

Mas, existe uma forma de se fazer isso SEM utilizar esses filtros? Pretendo montar um portal onde haverão paginas pessoais (tipo myspace), e pelo o q andei lendo isso pode ser feito desse jeito...

Alguem sabe de alguma outra forma?

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hm, beraldo, valeu pelo artigo. Li ele, e o q mais me interessou foi o de tratamento de erro 404, porém, agora entra uma duvida, eu precisaria redirecionar para a pagina solicitada, e isso acabaria saindo na URL certo? no final das contas eu acabaria com a URL padrao lah. Estou errado?

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem pelo post seguido, mas eh que acabou de aparecer uma outra duvida, e acredito q essa seja mais facil de se resolver...

pra criar o .htaccess, nao estou conseguindo, segundo li o nome do arquivo tem q ser esse, mas e a extensao? pode ser TXT msm?

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, o arquivo tem que obrigatoriamente chamar-se .htaccess (só a extensão, não tem nome).

Isso porque em sistemas UNIX arquivos ocultos inician-se com um '.'

Compartilhar este post

Link para o post

legal, o windows nao deixa eu criar um arquivo que comece com "."

¬¬

...

baixei um programa legalzinho q escreve comandos pro htaccess, e salva já com .htaccess, mas fiquei na curiosidade agora, como crio um arquivo .algumacoisa no windows?

Deve ser uma coisa bem idiota, mas sei lah...

Compartilhar este post

Link para o post

Para você criar o .htaccess fas o sequinte. Cria um documento de texto, tipo htaccess.txt

Abra ele e salva como .htaccess ae aparecerá o arquivo lá.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Cara mecher com .htaccess não é tão dificel não. Tipo:

Eu tenho uma página assim.

index.php?q={PESQUISA}&type={CATEGORIA}

então vou no .htaccess e coloco

RewriteEngine On

RewriteRule ^pesquisa/(.*)/categoria/(.*)$ index.php?q=$1&type=$2 [L]

Só isso.

Ae quando eu for em

/pesquisa/{PESQUISA}/categoria/{CATEGORIA}

vai mostrar a página que eu quero.

Se tiver algum duvida me add no msn ae que posso te mostrar como fas.

=> william@ultimateddl.net

Compartilhar este post

Link para o post

opa, jah ta add e jah to falando contigo =P

bem, o william me convenceu a tentar denovo... criei um .htaccess q redireciona uma página de erro 404, mas ele tah me dando esse erro ao executar:

Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

e esse eh meu .htaccess:

ErrorDocument 404 /index.php

lembrando q index.php está na raiz do dominio, aonde o .htaccess se encontra tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Deu certo, ele procurou o arquivo /index.php quando foi requisitado uma página que não existia.

Só que ele não encontrou, esse é o erro.

Não use '/', pois '/' se refere à raíz do sistema, e não ao DOcumentRoot. Passa o caminho completo, por exemplo: /home/usuario/www/index.php

Compartilhar este post

Link para o post

Opa beleza!! Entendi o q disse, mas se eu tiro a barra ele me retorna:

Additionally, a 500 Internal Server Error error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

E se eu ponho o endereço completo (ex.: c:/localhost/site/index.php) ele nao dah nenhum erro do apache mas tb nao exibe a pagina, eh como se ela nao existisse msm, mostra a tela dizendo q nao foi possivel encontrar a pagina, padrao do IE, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

deixa eu ver como ficou seu .htaccess

Compartilhar este post

Link para o post

como eu postei antes, daquele jeito (ErrorDocument 404 /index.php), depois do jeito q você falou, sem barra (ErrorDocument 404 index.php), nesse caso dah erro 500, e como caminho completo (ErrorDocument 404 c:/localhost/site/index.php), como ve, estou no windows, XP.

somente esta linha msm...

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpe Thiago, mas eu te passei uma informação errada.

Na verdade, o root é o mesmo DocumentRoot do Apache.

Veja, esta é uma linha de um .htaccess que eu uso em um site que está rodando na web:

ErrorDocument 404 /redirect.php

O conteúdo do redirect.php:

<?php

$destino = '/home/index.php';

header('location: ' . $destino);

Você ainda pode estar errando no arquivo que faz o redirecionamento, no meu caso, o redirect.php.

Compartilhar este post

Link para o post

vou testar... =)

Testei, e nao funcionou, eh como se ele nao achasse o arquivo q mando ele redirecionar...

Tenho q mexer em algo no conf do apache? Mudei informações como Allowoveride para All e AuthConfig

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.