Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gruger

TextBox que recebe uma função do usuário

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou fazendo um programa em VB.NET (usando VB 2008 Express) e estou tendo dificuldade em ler uma função matemática digitada pelo usuário dentro da TextBox.

Por exemplo:

Na FuncaoTextBox o usuário deve entrar com algo do tipo: sin(x) + x; as quais seriam recebidas como uma String.

Ao ler esta string, meu programa realizará diversas operações, como cálculos de Taylor etc, logo, eu queria uma Subrotina que retornaria y;

Ex.:

Sub SubRotina(recebe função f(x) digitada pelo usuário na TextBox)

x = 0 'x recebe um valor que eu definiria através de outras comparações, no caso estou definindo como 0 para facilitar.

y = sin(x) - x 'y = f(x)

End Sub

O problema está sendo justamente neste ponto: Como transformar a String digitada pelo usuário em uma função que dará o valor de y?

Parece meio confuso o texto, mas acho que deu pra entender bem hehehe

Qualquer coisa eu tento ser mais claro.

Agradeço a ajuda!

EDIT:

Desculpem-me, não sabia que existia um fórum para .NET especificamente. Se algum moderador puder mover este tópico para lá... =D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É dot.net mas tudo bem, o que você precisa é de lógica, não de funções.

Assim, é meio complicado o que você quer, pois isso somente seria possível se o próprio VB reconhecesse por natureza todas as possíveis operações matemáticas, coisa que não é o que acontece, nem VB e nem nada.

Acho que o único jeito, é você pré-definir suas funções e depois comparar com o que o usuário digitou, ver se encaixa em algo que você pré-definiu e executar a função que precisa.

Ao meu ver, o que você quer é impossível, mas posso estar enganado, então boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.