Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ThunderCat

O verdadeiro web designer

Recommended Posts

Criar um site não é apenas dar um control C + Control V no word. Muita gente acha que pelo fato do computador ser rápido e fazer várias tarefas simultâneas, nós, designers podemos também fazer o mesmo quando se trata de um projeto de site.

Acontece que é preciso abrir os olhos e valorizar muito mais esse trabalho de criação para web. O trabalho de web designer é o mesmo que o de um escultor. Temos um tela em branco e vamos moldando, clique a clique, formas geométricas até chegarmos em um obra visual aceitável e de impacto visual.

Muitos sites estão fazendo propaganda negativa sobre os serviços que um web designer oferece, pois caso o cliente queira ampliar o site por exemplo, terá que ser cobrado valor extra, etc. Estranho, será que se eu precisar aumentar o muro da minha residencia vou conseguir isso de graça? Ou então se eu quiser mudar as cores da pintura nas paredes o pintor virá sorrindo e não irá cobrar nada?

É muita cara de pau fazer esse tipo de marketing para atrair clientes sem conhecimento dessa área a comprarem um serviço do tipo "Seu site pronto em 3 cliques".

Não acreditam? Leiam isso então:

Clique AQUI e leia no site!".

Essa propaganda negativa acaba com a área de web design. Eu senti nos últimos 5 anos uma queda violenta para oferecer um serviço profissional e bem feito, começando do zero e montando um projeto de site dentro da necessidade do cliente.

É PRECISO VALORIZAR ESSE TRABALHO, SEMPRE.

Claro que existem níveis diferentes de qualidade na entrega de projetos. Quem está começando não vai ter condições de entregar um layout profissional, mas nem é preciso, pois se o cliente quer pagar pouquíssimo por um site, ele assume a decisão de ter um site mais amador. É importante desde o início ter consciência que com o tempo você poderá ficar cada vez melhor e esse trabalho bem feito deve ser valorizado e reconhecido por VOCÊ mesmo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que você não postou na sessão adequada, vamos aguardar até que algum membro da moderação/administração mova o tópico.

---

Mas isso ai é a pura verdade mesmo, esses tipos de serviços prestados só acabam com os desenvolvedores web, para isso é necessário o esforço, para demonstrar boas apresentações e ser contratado, empresas que realizam esse tipo de serviço são amadoras, visto que utilizam projetos "semi-prontos", somente realizando algumas alterações, já os desenvolvedores desenvolvem a partir do zero, e adaptando o projeto de acordo com as necessidades do cliente.

Eu penso que empresas que prestam este tipo de serviço, jamais podem ser consideradas profissionais.

Sem contar que os clientes devem ter o mínimo de bom senso, dar uma pesquisada antes, afinal não é difícil saber que existe uma grande diferença entre "construir seu site com três cliques", e construir o site a partir do zero adaptando as necessidades necessárias.

Falou! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

ThunderCat, isso não é de hoje e tem sido uma grande barreira para quem esta começando na área. Essas empresas são feitas a partir de pessoas que aderiram pela metade ao desenvolvimento WEB, que são capazes somente de vender um produto e não criar. Uma vez conversando com uma querida professora minha (ela que tem me inspirado bastante em várias coisas que eu tenho feito), ela disse ou citou: "Um artista não vende obras, simplesmente a cria. Pois uma obra bem feita não precisa ser vendida, ela se vende!"

Perfeita a sua comparação com os escultores. Queira ou não somos Artistas, criamos identidades visuais únicas a todo momento, numa tentiva de demonstrar em formas, um proposito.

Mas a época em que a arte era primeira necessidade, ja se foi! Quem me dera ter um mecenas me incentivando! Agora o que move as coisas é o dinheiro... Estamos na mesma posição dos Artistas Musicais, a diferença é que eles concorrem com a pirataria, a gente, com a p*taria do ctrl c ctrl v.

É complicado, mas ainda sim temos um sopro a nosso favor. Para as pequenas/medias empresas é muito mais facil ter um site simples que somente identifique-os na internet pelo custo, mas sabemos que toda empresa grande se preocupa com o seu visual, ja que tem dinheiro para gastar com isso.

Há de ser flexivel e não pirar com o cliente, ou deixa-lo pirar. Pé no chão é um bom começo. Acredito que apesar dessa politica de venda de sites "customizaveis" exista uma falha. Ele deixa para o cliente criar e quase sempre ele não sabe como. Conversar e explicar como funciona em ambos os lados pode ser a saida para atropelar essa concorrencia, já que se o preço for semelhante (apesar da qualidade proporcional ao que ele estiver disposto a pagar) algo a mais ($$) lhe da o conforto (e o cliente sabe disso) de ter um profissional que possa te ajudar e fazer de forma que realmente agrade um cliente.

Tudo se começa de baixo, apartir do momento que ele ver que é possivel melhorar aos poucos, verá que com o tempo passará a investir mais na sua propria imagem, já que queira sim queira não, sutilmente ou brutalmente, isso afeta no desenvolvimento da empresa.

;D

Alias, não vou considerar seu post como uma critica canalizada especificamente a esse link que postou, por que se não teria de apaga-lo. Vou dar isso como um simples desabafo, que esta indo para a sessão Duvidas Gerais.

Compartilhar este post

Link para o post

isso não é de hoje e tem sido uma grande barreira para quem esta começando na área.

Isso acontece em todas as áreas de trabalho, seja operário, político, engenheiro, médico...

Os novatos sempre encontrarão barreiras.

Aqueles que superam conseguem alcançar os objetivos.

Mesmo após encontrar estabilidade é preciso estar sempre atualizado e ativo para que não seja "atropelado" pelas novas gerações.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, também sou iniciante, e hoje mesmo fiquei muito indignado quando um amigo meu disse que uma empresa fez uma proposta de fazer um site para ele todo em PHP e com área administrativa, eles cobraram a ele R$ 300 e creio que um trabalho desse porte não sairia por menos de R$ 1000.

Infelizmente temos que concorrer com essas pessoas que não sabem dar valor ao seu trabalho e pensam que estão se dando bem agindo dessa forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.