Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luciano De Maria

ASP? Sério mesmo?

Recommended Posts

Não tenho muito tempo de fórum, mas já reparei que muita gente posta perguntas ou exemplos com páginas feitas em asp "clássico", e não ASP.NET.

Eu trabalhava com ASP, mas mudei pra ASP.NET assim que saiu o beta, e no lugar onde eu trabalhava o pessoal pediu pra converter tudo pra .NET já na versão 1.1

Onde eu trabalho hoje já estamos migrando pro .NET 3.5 (que é muito, muito bom) e eu já estou sentindo a diferença ao trabalhar nos dois sites que nós ainda temos em .NET 2.0...

Aí vem a pergunta/comentário pra quem ainda usa asp "clássico": de quem é a "iniciativa" de permanecer com essa tecnologia? Dos próprios desenvolvedores ou dos "chefes"? É alguma limitação técnica? Acredito que não, porque um host como o godaddy tem servidor ASP.NET com 5 giga de espaço, SQL 2005 de 200 mega por 6 dólares por mês ! 10 reais ! E a IDE "Visual Studio Web Developer" é de graça, e não precisa nem ter IIS na máquina de desenvolvimento!

É só uma curiosidade... especialmente porque estamos recrutando aqui onde eu trabalho, e tem sido difícil de achar bons profissionais de C#/ASP.NET...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que é uma questão de gosto. Isso é o mesmo que perguntar, "pq não PHP? ou JSP?"

Muitos desenvolvedores que utilizam ASP Clássico, também utilizam ASP.NET.

Obs. Uma coisa é certa, se ASP fosse a pior coisa do mundo, o Submarino, Magazine Luíza, entre outros sites de grande porte, já teriam partido para outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Até hoje em nenhuma aplicação que a empresa onde trabalho solicitou meus conhecimentos em ASP não alcançou o objetivo pedido!

Compartilhar este post

Link para o post

Não falei que não dá pra fazer, só achei estranho, achei que asp não fosse mais comum para aplicações novas.

Quanto à submarino, acredito que a parte em asp seja "antiga", pois existem várias páginas "aspx" no site (só abrir a home, dar um view source e buscar por "aspx")

Não falei que asp é RUIM, só perguntei porquê usá-lo se o asp.net é bem melhor (só de separar código já é uma vantagem, fora configuração, tipagem, c#...)

Não acho que seja a mesma coisa que decidir entre php e jsp, seria como um desenvolvedor php (ou jsp) deliberadamente escolher desenvolver em uma versão antiga da plataforma.

Compartilhar este post

Link para o post

o caso não é nem ser antigo ou novo, o caso é que ainda há aplicações em ASP, creio que ainda não foi extinta por completo por causa do Windows, que ainda dar suporte para essa linguagem que é tão utilizada ainda, e enquanto ao asp.net não é a atualização, é uma nova linguagem

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o Submarino não é todo em ASP 3, mas por algum motivo ainda o utilizam em parte do site.

Mas é como falei, é questão de gosto. Através do ASP 3 é possível fazer tudo que um site precisa atualmente, desde Chat à uma Loja Virtual (completa). Então pra que largar a linguagem de lado?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente são duas linguagens totalmente diferentes. De um lado o asp sem orientação a objetos de linguagem interpretada e do outro o .NET de linguagem compilada e orientada a objetos.

Só esta frase mostra a grande diferença. Acho que a pergunta mais coerente seia porque Java e não .NET ou vice-versa.

Outro detalhe, por ser OO, o .NET "deve" ser reaprendido pelos programadores Web de ASP, ao passo que é muito mais facil a adaptação de qualquer programador que desenvolva em outra linguagem que já seja OO. Quem programa JSP dificilmente sairá para desenvolver em Asp.NET, quem programa em Asp3 é mais "facil" ir para o PHP, quem trabalha com Delphi certamente vai achar uma barbada o .Net.

Como vê, isso vem muito da carga de conhecimento de cada um aliado a "barreira" dos programadores desktops X web. A maioria dos programadoes Desktop não programam Web, então leva-se a crer que poucos sabem bem o .NET. Não desmerecendo o conhecimento que cada um tem programando em .Net, mas acho mais óbvio que um programador Desktop ou de linguagem OO programe melhor que um programador oriundo de conhecimentos como Asp3 e até mesmo de PHP

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.