Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

.:: Pegasus ::.

[Blog] Como incluir um post em multicategorias?

Recommended Posts

Olá pessoal.

Estou aprendendo php e achei que a melhor forma de aprender é criando alguma coisa útil e que não seja fácil e conforme for surgindos as dúvidas, pesquisar no google, no site do php e se não encontrar a resposta, pedir ajuda aos meus amigos aqui do fórum.

Pois bem, decidi então criar um blog do zero.

O blog vai indo bem, consigo postar alguma coisa normalmente, porém percebi que nos blogs os posts estão distribuidos por categorias. Como eu vou fazer isso?

Se o post pertencer a uma categoria apenas tudo bem, crio um campo na tabela post chamado categoria e pronto, mas se o post tiver mais categorias, por exemplo um post que fala sobre php estar nas categorias "php" "tutoriais" e "programação". como eu vou linkar essas categorias para que quando o usuário clicar em uma dessas categorias aparecer o mesmo post?

Eu encontrei duas formas, que, na minha opinião não parecem as melhores, mas resolve.

1 - Criar um vários campos na tabela, (categoria1, categoria2 ~ categoria10);

2 - Criar uma tabela de posts para cada categoria, assim ele salvaria o mesmo post no banco de dados em cada categoria .

Há alguma solução melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos as categorias nada mais é do que organização...

você pode criar um campo na tabela chamado categoria e atribuir o campo como SET, dando-lhe valores numéricos para cada categoria..., exemplo: 1=PHP 2=MySQL etc...

o campo você colocaria o nome: categoria SET 1,2,3,4...

em suas querys, por exemplo, na hora do cadastro dos artigos, você faz uns radios box com os valores que estão setados para o campo categoria, ao marcar ele vai inserir o artigo com a numeração (categoria) escolhida por você.

em suas querys, por exemplo, vamos supor que a página só é para exibir artigos sobre PHP (1) então na query você colocaria:

SELECT * FROM tabela WHERE categoria=1

então ele iria listar todos os dados da categoria 1...

entendeu ?

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

E como ficaria os dados na tabela?

tabela posts, no campo categoria ficaria como?

Se a pessoa escolher 3 categorias ficaria: 1,2,3 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas para uma categoria apenas é fácil.

Eu queria saber como fazer no caso de multiplas categorias.

Exemplo um tutorial postado sobre php estar nas categorias 'php', 'programação' e 'Web'.

Tem algum jeito de fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.