Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz_Eduardo

Criar formulário de SQL dinâmico

Recommended Posts

Galera,

Estou querendo fazer um formulário no meu sistema, onde o usuário sem noção se SQL possa consultar tabelas.

Gostaria de saber se alguém já fez isso?

A ideía é a segunite:

No formulário terá todas as tablelas do banco, ao clicar na tabela exibe todos os campos, o usuário escolhe o que quer exibir e determina a condição.

Sei que é um pouco trabalhoso, mas vou tentar fazer.

Se alguém tiver algun componente que faça isso favor me informar.

Agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

Bom, componente ou função pronta creio que será meio complicado de encontrar, o que vai precisar é colocar a mão na massa e criar sua prórpia ferramenta, seu próprio Builder de SQL.

Procure conhecer as formas de trabalhar como metadados em delphi, em DBExpress poderá usar diretamente no SQLConnection as funções GetTableNames, GetFieldNames.

De acordo com seu banco de dados encontrará mais facilidades ou dificuldades, porém sendo possível para qualquer um. O que você poderá fazer também é através de comandos SQL obter estas informações da sua base de dados, tabelas, campos, chaves, relacionamentos, indices, etc.

Será um processo bem manual, comandos for, if, while, etc.... que você precisara ficar acompanhando de acordo com a escolha do usuário e ir escrevendo a rotina SQL a ser executada.

Att

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.