Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mediamaster

[Resolvido] Sobre Fatiamento

Recommended Posts

Ok, visitei varios topicos aqui no IM sobre fatiamento... ainda fiquei com algumas duvidas, mas beleza... agora a questao é, normalmente um site tem um banner, e 1 ou mais menus que ficam estaticos, enquanto o conteudo central muda de acordo com a opcao escolhida. Digamos q eu fiz o layout da pagina inicial, fatiei e exportei. Vou ter q fazer isso pra cada pagina, pra cada item do menu? Quer dizer, quando o usuario clicar num item do menu ele vai carregar tudu denovo o topo, o menu e tudu aquilo q ja tinha tido o trabalho de carregar na pagina inicial??? Ou tem uma forma de eu fatiar e exportar somente a parte q vai mudar em cada pagina???? :wacko: :wacko: :wacko:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quiser que somente o conteúdo carregue, tem que usar frames, pelo que eu sei...

dê uma pesquisada na net, vou ver se acho algo...

Mas concerteza alguém vai responder melhor aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

E ae media...

Então cara, se o site que está fazendo for alterar somente o conteúdo de uma página para a outra, e manter o restante igual, como menu, topo, rodapé, enfim, basta você alterar a área apenas do conteúdo e exportar novamente com o nome da página.

Agora veja, isso não influencia em nada no carregamento das páginas, isso não depende da exportação, logicamente ele iria carregar tudo novamente ao abrir um novo link.

Para realizar um site que altere somente o conteúdo, mantendo os demais itens, você precisaria usar FRAMES (do HTML), ou pode fazer também através de uma linguagem de programação (eu recomendo PHP, que é uma linguagem muito poderosa e simples), usando um sisteminha dinâmico que altere somente tal área.

Qualquer coisa só postar ae!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

É como o progress falou, mas se você quer salvar apenas um "slice" (fatia); no momento em que ajusta as opções da imagem que você quer salvar, basta selecionar a fatia que deseja mudar (Note que a fatia selecionada fica mais nítida que as outras) [imagem 1], e depois de apertar em SALVAR, mude na janela que abrirá (Save Optimized as...) a opção Slices- de All Slices para Selected Slices [imagem 2]

imagem 1

Imagem Postada

imagem 2

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

galera... antes de gerar esse monte de páginas com o conteúdo diferente é bom pensar o seguinte... "qual o propósito do meu site?"...

• ele terá uma página (com design diferente) para cada item do menu?

se sim, desenhe cada página no PS e fatie separado.... mas lembre-se que quanto mais imagens para carregar... mais pesado será o seu site e por ai vai...

geralmente esses sites tem pouco conteúdo... quase nenhum texto e etc...

• ele terá o que chamávamos antigamente de template, ou seja, terá um layout fixo onde só o conteúdo mudará?

se sim, faz o layout SEM CONTEÚDO no PS... exporta em html e usa essa página para ser a "base" das páginas seguintes... e coloque o conteúdo na mão... ou usando um programa editor de html como o dreamweaver...

por que isso?

1º - Com seu conteúdo em texto suas páginas serão carregadas mais rápido

2º - As pessoas que tem algum tipo de deficiência poderão acessar seu conteúdo com programas específicos...

3º - você terá muuuuito menos trabalho para alterar o conteúdo

ps: você pode usar o recurso de iframes do HTML... ou o include do php para inserir conteúdo dinâmico.... mas isso também pode prejudicar se não for feito corretamente... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

ps²: se possível, não use o código pronto que o photoshop exporta... os usuários e os desenvolvedores só tem a ganhar quando o código é "limpo"

ps³: Não use imagens para criar background de cores chapadas... o CSS é muito mais eficiente...

e por ai vai... depois se eu lembrar de mais dicas úteis edito aqui http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Num falei que tem uma galera fera aqui no fórum?

é isso ae, o fórum é FTW! (heheh FTW é uma sigla em inglês usada em jogos... significa For The Win! xD)

Ah baum.. pensei q era um palavrao.. tipo "F*** The World"....rsrsrs :lol: acabei de inventar esse...

Mas enfim... tem uma coisa q ainda naum saquei desse negocio de fatiar.. é a logica do negocio... ainda naum entendi se tem uma logica na forma de fatiar ou se é só ir na intuacao... metendo a faca aonde der... Ja vi por exemplo sites onde tinha uma figura na forma de um retangulo com as pontar arredondadas, e o cara fez uma fatia retangular e outras duas pra cada ponta... como na figura abaixo. Esse tipo de coisa q naum entendo.. pq naum fatiar a figura toda? Pq uma fatia so pro canto arredondado... :huh: :huh: :huh:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

:wacko:

Nem sei disso não media, sempre que fiz eu fatiava o botão inteiro, até mesmo para poder colocar link no botão inteiro. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Isso acontece devido ao fatiamente do site como um todo Media. Dependendo "sobra" essas partes dos botões e ele Fatia e pronto.

Olha o importante é entender a BASE das fatias, o que elas fazem e para que foram criadas...

As fatias dão a impresão que o site carrega mais rápido pois o USER "vê" o site aparecer "mais rápido" pois as fatias vao pipocando na tela. Em segundo lugar é necessário a fatia para criar links vinculados a partes do layout onde terá interação com o USER.

Pronto, o resto é organização do criador do Layout. Basta ter essa essencia sempre em mente.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Mas enfim... tem uma coisa q ainda naum saquei desse negocio de fatiar.. é a logica do negocio... ainda naum entendi se tem uma logica na forma de fatiar ou se é só ir na intuacao... metendo a faca aonde der... Ja vi por exemplo sites onde tinha uma figura na forma de um retangulo com as pontar arredondadas, e o cara fez uma fatia retangular e outras duas pra cada ponta... como na figura abaixo. Esse tipo de coisa q naum entendo.. pq naum fatiar a figura toda? Pq uma fatia so pro canto arredondado... :huh: :huh: :huh:

Imagem Postada

então!! vamos lá...

pra isso você tem que pensar um pouco em arquitetura de informação...

antes de criar seu layout... faça um rough (rascunho) das informações do site...

ex: é um site corporativo? se sim... a marca da empresa deve estar na área mais valorizada da página... na maioria dos casos, no canto superior direito (não é regra)... como será o conteúdo? terá menu horizontal ou lateral e etc...

eu geralmente crio algo do tipo...

Imagem Postada

e a partir dai começo a desenhar o layout...

fazendo assim... ja fica mais fácil fatiar depois....

os cantos arredondados ficam assim por alguns motivos...

• se for um link de menu, a quantidade de texto vai variar...

Ex: meu menu tem duas entradas: "Home" e "Agências e Negócios"

- ao invéz de criar uma imagem para cada... eu posso criar só o background do botão e colocar as palavras em texto... será mais fácil de atualizar...

- ou criar só a imagem com as palavras... e repetir as imagens das bordas... quando o navegador carregar o fará uma vez só... você ganhará em tempo para a sua página ser carregada..

- para inserir algum efeito de "mouseOver"

• se for um box na página...

o conteúdo certamente mudará... esse recurso te ajuda a colocar um texto de 10 ou 1000 palavras criando somente "uma" imagem de background (os 4 cantos)

é isso... depende de cada caso... ^^'

Compartilhar este post

Link para o post

heheheh.. uma aula de Slice!

Ja miorei bastante aqui nos meus fatiamentos!

Só mais uma coisa, tem como eu botar as fatias como background da minha pagina? Eu to tentando fazer isso configurando ali na hora q vai salvar, mas naum ta dando certo :blink: :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma coisa, tem como eu botar as fatias como background da minha pagina? Eu to tentando fazer isso configurando ali na hora q vai salvar, mas naum ta dando certo :blink: :blink:

media, para definir uma imagem como fundo é no CSS, o comando a ser usado seria:

background-image: url("imagens/img.gif");

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

media, para definir uma imagem como fundo é no CSS, o comando a ser usado seria:

background-image: url("imagens/img.gif");

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Uhnn.. e aquela opcao, na hora q você vai salvar as fatias, q tem ali em "settings" a opcao "background"? Pra q serve aquilo? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.