Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marvi

categoria e subcategorias

Recommended Posts

Pessoal, não sei mais o que fazer...

Tenho uma tabela categoria e que possui também subcategorias que referencia a ela mesma... pois assim ela é dinâmica e a pessoa insere quantas subcategorias da subcategorias quiser... entende?

Veja a tabela em Access XP:

Imagem Postada

Mas eu quero ao cadastrar o produto mostrar um combo ou uma lista para marcar onde a pessoa quer cadastrar esse produto, se é em uma determinada subcategoria listada, por exemplo, como faço? Pois quero que mostre:

Categoria A - Sub Categoria A - Subcategoria da subcategoria A...

Categoria B - Sub Categoria B - Subcategoria da subcategoria B e etc.

Tente isso mas acho que não vai, pois aí solicita dois campos para os nomes da tabela:

Code Snippet<%
conta = 0
While Not rsAr.EOF

sArtista = rsAr("nome")
sCd = rsAr("nomecd")
conta = conta +1

If conta = 1 Then
Response.Write("Artista: "& sArtista &"<br>")
End If
Response.Write("CD: " & sCd)
response.write "<br><br>"

rsAr.MoveNext

If Not rsAr.EOF Then
If rsAr("nomeartista") <> sArtista Then
conta = 0
End If
End If

Wend
%>

E agora? Como listar algo? Existe alguma lógica para isso? Já tente varias vezes, mas esse código acima, de outra programação, foi o que chegou mais perto... Mas ele conta um campo nome e depois conta outros campos e no meu caso tem que contar um campo só e saber quando é subcategoria de quem... entende?

Não sei o que fazer...

Obrigado mesmo!

Marcelo

Ninguém ...?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia faça assim:

Crie uma tabela categorias onde tem somente o ID e Categoria.

E outra tabebla subcategorias onde tem o ID, ID_CATEGORIA, SUBCATEGORIA

você cria uma cadatreo de categoria normal ... A tabela ficara assim ...

ID	CATEGORIA
1	  BICICLETA

na subcategoria você cria um cadastro com a possibilidade de escolher a categoria:

<% sql = "Select * from categorias"
set rs = cnn.execute(sql)%>

<form name="form" action="pagina.asp" method="post">
<table align="center">
<tr>
<td class="titulo1">Categoria:</td>
<td>
<% if not rs.EOF then %>  

<SELECT NAME="categoria_sub">
<%
		while not rs.EOF %>
		<OPTION value="<%=tab("id")%>"><%=tab("categoria")%></OPTION>			 
		<% 
			rs.movenext
		wend 
%>
	</SELECT>
<%
	end if

%>
</td>

</tr>
<tr>
<td class="titulo1">Subcategoria:</td>
<td><input name="subcategoria" type="text" class="formulario" size="20"></td>
</tr>
</table>

Agora você só manda inserir na pagina.asp ... sua tabela ficará assim:

ID  ID_CATEGORIA   SUBCATEGORIA 
1		 1					RODA

OBS: Id_categoria sempre vai corresponder ao nome da categoria cadastrada ...

Espero q isso te ajude ... Abraçosss

Compartilhar este post

Link para o post

Jow, mas minha tabela funciona sim, cadastra normal... E assim eu não quero cadastrar categorias e subs pois ela já faz.

Eu quero que ao concluir o cadastro as categorias e subcateogiras, o que já faz na tebela que mostrei, pois ela faz referencia a ela mesma, eu possa ir na opção de produtos e cadastrar os produtos, mas na hora de cadastrar os produtos como vou exibir para o usuário as subcategorias cadastradas?

E outra, aí você pede para cadastrar categorias na tabela categorias e cadastrar subcategorias da categoria na tabela subcategorias logicamente, mas como cadastrar então subcategorias da subcategorias, que no caso, está na tabela subcategorias? Entende?

Pois ele pode cadastrar subcategorias da subcategorias varias vezes... não tem um "limite" vamos dizer assim...

Categoria A -> Categoria AA -> Categoria AAA. Nesse exemplo a pessoa verá que categoria AAA é da categoria AA e assim vai...

Quero que mostre as categorias e subcategorias correspondentes para que o cliente marque a opção que quer, entende?

Compartilhar este post

Link para o post

HUm tendi mais ou menos ... se quando eu cadastro a subcategoria eu uso o ID da tabela categorias ... então qd cadastrar outra subcategoria dentro da subscategoria é só passar o ID da tabela subcategoria ... Sempre nessa mesma lógica ...

Compartilhar este post

Link para o post

tendi ... então faz assim sempre onde você for passar o campo no value, passa o value como o namoe da categoria.

<% sql = "Select * from categorias"
set rs = cnn.execute(sql)%>

<form name="form" action="pagina.asp" method="post">
<table align="center">
<tr>
<td class="titulo1">Categoria:</td>
<td>
<% if not rs.EOF then %>  

<SELECT NAME="categoria_sub">
<%
		while not rs.EOF %>
		<OPTION value="<%=tab("categoria")%>"><%=tab("categoria")%></OPTION>			 
		<% 
			rs.movenext
		wend 
%>
	</SELECT>
<%
	end if

%>
</td>

</tr>
<tr>
<td class="titulo1">Subcategoria:</td>
<td><input name="subcategoria" type="text" class="formulario" size="20"></td>
</tr>
</table>
... o mesmo processo você usa para a subcategoria da subcategoria

Ai você faz um select normal que vai listar, pois na tabela você terá o nome da categoria

SELECT * FROM subcategorias

Abraçosss

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou entendendo os combos aí, vou criando até quantos combos? Pois se tenho um combo que chama a letra A, ele vai gerar outro combo que gera a letra B e que vai gerar outro combo que gera a letra C... Quantos combos eu irei criar assim? Não posso ter SELECT fixos, definido... Entende?

Tenho que ter uma maneira de pegar um combo e mostrar as categorias (só as categorias principais, que são aqueles campos na tabela que tem o seu id_subcategoriapai vazio) e ao selecionar uma categoria ela irar listar todas as subcategorias que se refere a essa categoria que selecionei.

Depois eu clico em uma subcategoria que irá gerar outro combo com outras subcategorias referente a subcategoria que cliquei antes... De acordo com o meu banco que mostrei...

Eu tava pensando em fazer um combo dinâmico, alguem sabe como? O que tentei aqui é dinâmico mas os combos são pre-definido. Queria algo em AJAX, não sei, que os combos fossem surgindo de acordo com o conteudo do banco e a referência com outro combo... Tem?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.