Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexandre_prog

validar campo em relação ao seu formato

Recommended Posts

Pessoal como eu faço pra validar um campo que terá um formato desse geito por exemplo:

"xxxx-xxxx" ,,,,,

lembrando que gostaria de validar em relação ao formato, agora estou fazendo pelo tamanho do texto, mas tem alguns casos que não está resolvendo o meu problema, por isso gostaria de validar pelo FORMATO mesmo!!

tem como??

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz uma expressão regular.

http://elcio.com.br/ajax/mascara/

Compartilhar este post

Link para o post

você testou algum dos exemplos?

Veja que não vai preencher se você tentar digitar algo diferente doque é a máscara.

Se você tentar por letras(a,b... A,B..), num campo extritamente numério, o replace irá tirar, e só vai aceitar números.

Se você tentar por um "." onde não tem de acordo com a máscara, o replace novamente não vai aceitar.

Ou seja, essas máscaras de formatação servem para aceitar os dados somente do jeito que você predefiniu.

"Não vai gravar", se você tentar colocar uma coisa que não bate com oq foi definido na ER.. Exatamente qual é a dúvida?

No começo, você disse "validar um campo".. poderia ser feito tb, mas acho mais prático, formatar logo a entrada de dados... sei lá... vamo vê se alguém ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

você testou algum dos exemplos?

Veja que não vai preencher se você tentar digitar algo diferente doque é a máscara.

Se você tentar por letras(a,b... A,B..), num campo extritamente numério, o replace irá tirar, e só vai aceitar números.

Se você tentar por um "." onde não tem de acordo com a máscara, o replace novamente não vai aceitar.

Ou seja, essas máscaras de formatação servem para aceitar os dados somente do jeito que você predefiniu.

"Não vai gravar", se você tentar colocar uma coisa que não bate com oq foi definido na ER.. Exatamente qual é a dúvida?

No começo, você disse "validar um campo".. poderia ser feito tb, mas acho mais prático, formatar logo a entrada de dados... sei lá... vamo vê se alguém ajuda.

O problema é esse parceiro, eu tenho que usar um banco que já tinham dados pré-cadastrados, então, lá nesse banco, os dados não foram validados corretamente, e têm muitos dados que estão, digamos que errados no banco, por isso que preciso validá-los corretamente....

por exemplo, no Banco têm dados assim:::

"(017) 22224546"

enquanto a máscara correta é assim::

"(17) 2222-4546"

Como você pode ver, os doi telefones têm 15 caracteres, mas com máscaras diferentes, por isso que preciso validar corretamente!!

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aee é problema de banco,

Com o js você vai conseeguir não deixar q o usuário preencha os campos incorretamente, até pq terá q inventar uma lógica para todos os registros errados, imagina o seguinte

você tem um telefone "(12)22222222" outro "(021)2121121" outro "(02321)1212-1212"

Então e fogo pra você inventar uma logica que interprete isso, padronize o banco e depois desenvolva uma mascara para padronizar o cadastro, assim você tem um padrão para trabalhar..

Abssss

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aee é problema de banco, 

Com o js você vai conseeguir não deixar q o usuário preencha os campos incorretamente, até pq terá q inventar uma lógica para todos os registros errados, imagina o seguinte

você tem um telefone "(12)22222222" outro "(021)2121121" outro "(02321)1212-1212"

Então e fogo pra você inventar uma logica que interprete isso, padronize o banco e depois desenvolva uma mascara para padronizar o cadastro, assim você tem um padrão para trabalhar..

Então parceiro, é esse o problema mesmo, o banco que usarei não será 'novo', já terá muitos registros de outro sistema que não deverá ser apagado, e nesse sistema não fizeram a validação correta, então sou eu que estou tendo problemas com isso, a minha idéia é ir 'disciplinando' as manias dos usuários até que ele se acostume com o CORRETO!!!

...é que em linguagens pra programar em Win32 orientadas a objetos como o Delphi, Java, VB, tem funções certas pra fazer esse tipo de coisa, então tive alguma esperança que o JavaScript tivesse algo parecido...

Estou muito o ocupado agora, mas quando tiver um tempo mais folgado, vou "bolar" uma lógica louca pra fazer isso, daí eu posto a solução aqui....

Beleza???

Obrigado!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Po,

Eu ja tive problemas com isso, a melhor maneira eh você pegar a sua tabela q esta com esses problemas, cria uma tabela secundária com os dados num banco de testes e depois você vai corrigindo os dados, depois é só você migrar para a tabela original,e enquanto você faz isso, ja deixa rodando um script q padronize a inserção , pq você atualizando os antigos padroniza tudo..

E bom trabalho, isso leva um tempinho mas depois o trabalho compensa.

abssss

Compartilhar este post

Link para o post

Po,

Eu ja tive problemas com isso, a melhor maneira eh você pegar a sua tabela q esta com esses problemas, cria uma tabela secundária com os dados num banco de testes e depois você vai corrigindo os dados, depois é só você migrar para a tabela original,e enquanto você faz isso, ja deixa rodando um script q padronize a inserção , pq você atualizando os antigos padroniza tudo..

E bom trabalho, isso leva um tempinho mas depois o trabalho compensa.

abssss

Obrigado Parceiro, mas na minha situação aqui, eu estou falando de centenas, talvés milhares de registros por tabelas, e tem várias que estão assim,,,

Mas quando as coisas realmente "apertarem" pra esse lado aqui, eu vejo o que posso fazer!!

Obrigado pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.