Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cristiane®

[Resolvido] Photoshop - até onde usar?

Recommended Posts

Olá, pessoal! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Tem uma dúvida que me persegue a tempos...rs (que exagero).

Até onde é considerada válida a manipulação de uma imagem, em caso de fotografias?

Eu fiz essa mesma pergunta em um fórum de fotografia, e a maioria das pessoas que responderam disseram que basta usar o bom senso. Mas aí é que está - até onde uma manipulação é considerada sensata?

Gosto muito de fotografia, e de uns tempos para cá, passei a tratar minhas fotos (apenas contraste e levels). Mas será que esse tratamento não é uma "maquiagem" para minhas fotos?

Desde já, agradeço a atenção de vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Cristiane, bonito tópico :)

Acredito que o Photoshop se enquadra perfeitamente com as necessidades de cada um, seja manipulador, fotógrafo, artista digital... etc.

Pra quem tem a necessidade em fazer pequenos ajustes nas fotografias sem tirar a realidade como a foto foi obtida é ótimo, pois nem toda a foto sai como desejado. Agora, utilizar-se dessa poderosa ferramenta para fazer alterações exageradas/absurdas não cai nada bem neste tipo de trabalho, pois quem quer fazer pequenos ajuste não quer transformar uma foto noturna para uma num dia ensolarado, isso seria sim uma grande maquiagem, o mesmo que deixar uma morena loira.

Porém existe o lado que o importante não é o que o Photoshop fez ou deixou de fazer e sim deixar a foto num resultado melhor e agradável. Então é muito pessoal, varia de cada necessidade.

No fórum de fotografia tem um post onde o autor da fotografia faz um pequeno ajuste, pequeno digo por ser fácil de fazer, mas o ajuste é meio exagerado se formos comparar o antes e o depois, o resultado é ótimo e ninguém percebe a diferença.

No meu ponto de vista o importante é fazer os tratamentos com qualidade não importando o grau de exagero, e já que é pra ser uma fotografia, vamos deixar o mais natural possível e respeitando os limites de nossa realidade.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também sou da opinião de que não existe o tal "exagero", é claro que tem que preservar a realidade da foto, mas a manipulação pode ser feita conforme desejar, desde que seja de qualidade.

Em muitos casos utilizam o Photoshop apenas para alguns ajustes básicos na iluminação, como contraste, enfim, mas existem aqueles que abusam mais, como o exemplo citado pelo amigo acima, transformando "um dia em uma noite", nada impede isso, o que importa é que seja preservada a qualidade, realidade da imagem.

Muito bom mesmo a questão levantada Cris.

Abraços. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vai de cada um mesmo....

Pra mim, a partir de muita mudança na fotografia original, ja se torna manipulação, não fotografia.

Mas não deixa de ser arte. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O Grande problema uq vejo é a confusão em categorizar seus trabalhos.

Se eu tiro foto da familia sem nenhum compromisso tecnico é apenas foto de registro.

Se eu tiro fotos com muita preocupação técnica esta pode se tornar uma grande fotografia

Se eu tiro fotos com muita tecnica e sou um fotografo e artista tornarei minha fotografia em arte ou como gosto de chamar ARTE FOTOGRAFICA

Na arte fotografica acho que vale mais uma edição pesada pois ali é uma ARTE uma concepção do mundo real e nao o mesmo propriamente dito. O problema uqe mais vejo em discuções levantadas deste tipo é justamente qye tem pessoas que dizem... ahh se mudar a realisade de um ambiente ja nao é mais foto. Noa vale, nao tem sentido... etc etc

pra mim é so uma questão de categoria e ponto.

Para tirar esas duvidas basta frequentar o DA pois la eles categorizam muito bem os trabalhos. Aprendi a dicernir tudo isso analizando grandes trabalhos por la.

Em especial vejam a galeria do http://gilad.deviantart.com

este considero um Artista fotografico

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Meninos, muito obrigada pelas respostas! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Olá Cristiane, bonito tópico :)

Acredito que o Photoshop se enquadra perfeitamente com as necessidades de cada um, seja manipulador, fotógrafo, artista digital... etc.

Pra quem tem a necessidade em fazer pequenos ajustes nas fotografias sem tirar a realidade como a foto foi obtida é ótimo, pois nem toda a foto sai como desejado. Agora, utilizar-se dessa poderosa ferramenta para fazer alterações exageradas/absurdas não cai nada bem neste tipo de trabalho, pois quem quer fazer pequenos ajuste não quer transformar uma foto noturna para uma num dia ensolarado, isso seria sim uma grande maquiagem, o mesmo que deixar uma morena loira.

Porém existe o lado que o importante não é o que o Photoshop fez ou deixou de fazer e sim deixar a foto num resultado melhor e agradável. Então é muito pessoal, varia de cada necessidade.

No fórum de fotografia tem um post onde o autor da fotografia faz um pequeno ajuste, pequeno digo por ser fácil de fazer, mas o ajuste é meio exagerado se formos comparar o antes e o depois, o resultado é ótimo e ninguém percebe a diferença.

No meu ponto de vista o importante é fazer os tratamentos com qualidade não importando o grau de exagero, e já que é pra ser uma fotografia, vamos deixar o mais natural possível e respeitando os limites de nossa realidade.

Abraço

Concordo com você sobre fazer pequenos ajustes sem tirar a realidade.

Isso realmente ajuda muito!

Mas será que isso não faz com que a pessoa que vai fotografar não se atente tanto a fotometria pois sabe que vai fazer as alterações de iluminação, contraste e cores depois?

O Photoshop facilitou muito a vida de todos, com certeza, mas... será que isso não banaliza um pouco a arte da fotografia?

Se o cara é bom em Photoshop, qualquer foto fica legal após o tratamento!

Eu também sou da opinião de que não existe o tal "exagero", é claro que tem que preservar a realidade da foto, mas a manipulação pode ser feita conforme desejar, desde que seja de qualidade.

Em muitos casos utilizam o Photoshop apenas para alguns ajustes básicos na iluminação, como contraste, enfim, mas existem aqueles que abusam mais, como o exemplo citado pelo amigo acima, transformando "um dia em uma noite", nada impede isso, o que importa é que seja preservada a qualidade, realidade da imagem.

Olá, amigo Lucas! :-)

Como você define uma manipulação de qualidade?

Vai de cada um mesmo....

Pra mim, a partir de muita mudança na fotografia original, ja se torna manipulação, não fotografia.

Mas não deixa de ser arte. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Sim, concordo.

Levantando outra questão - uma foto de revista masculina é considerada foto ou manipulação? Afinal de contas, são feitas alterações tão exageradas, que até o formato do corpo das modelos é alterado!

Muitas pessoas interpretam uma imagem dessas como "foto", sendo que na realidade é uma arte, não um retrato da realidade...

O que vcs acham?

O Grande problema uq vejo é a confusão em categorizar seus trabalhos.

Se eu tiro foto da familia sem nenhum compromisso tecnico é apenas foto de registro.

Se eu tiro fotos com muita preocupação técnica esta pode se tornar uma grande fotografia

Se eu tiro fotos com muita tecnica e sou um fotografo e artista tornarei minha fotografia em arte ou como gosto de chamar ARTE FOTOGRAFICA

Na arte fotografica acho que vale mais uma edição pesada pois ali é uma ARTE uma concepção do mundo real e nao o mesmo propriamente dito. O problema uqe mais vejo em discuções levantadas deste tipo é justamente qye tem pessoas que dizem... ahh se mudar a realisade de um ambiente ja nao é mais foto. Noa vale, nao tem sentido... etc etc

pra mim é so uma questão de categoria e ponto.

Para tirar esas duvidas basta frequentar o DA pois la eles categorizam muito bem os trabalhos. Aprendi a dicernir tudo isso analizando grandes trabalhos por la.

Em especial vejam a galeria do http://gilad.deviantart.com

este considero um Artista fotografico

Abraços

Excelente explicação!

Sinceramente, tenho (e acredito que muitas pessoas tem também) dificuldade de classificar uma fotografia - qual o limite entre fotofrafia e arte fotográfica? Até onde posso mexer numa imagem sem que a mesma deixe de ser uma simples foto e se torne uma arte digital?

OBS: que imagens lindas a dessa galeria, hein?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha Cris, acho isso uma preocupação desnecessária, pois se você esta participando de um torneio por exemplo o limite é até onde as regras permitem. Se for uma coisa pessoal o limite sao seus conhecimentos no programa.

No fim o que desejamos com a edição de fotos é torna-las o mais bela possivel e isso na essencia é arte pois a arte busca o belo.

Nao entendi ainda onde quer chegar. Pois uma edição ou nao de uma foto é do EU de cada um. Uns acham um absurdo editar outros acham natural pequenas edições.

Outros acham até montagem de fotos arte fotografica...

etc etc etc

resumindo o principal é nós artistas estarmos satisfeitos com nosso trabalho. Sinto uma preocupação exagareda com o que os outros vão pensar e ai que vejo o garnde problema pois se você quer fazer Arte Fotografica a primeira pessoa que tem que gostar é você.

Beijoss

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, Pantoja, não me preocupo tanto com o que os outros vão achar não...rs

É que gostaria de saber se existe um padrão - alguma regra que delimite esse tipo de coisa, entende?

OBS: não quero chegar a algum lugar, só expus um tema do quel tenho dúvida e acho bacana discutir!

Bom, lá vai uma foto minha que usei (bastante) Photoshop. Eu gostei do resultado, mas fico com a impressão de que "trapaceei" (devo ser paranoica mesmo...rs):

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se eu tenho um gosto muito simplista, mas gosto mais da segunda.

Bom, já que todos deram a opinião, darei a minha. Se o fotógrafo manipula sua própria foto, não dá pra chamar ele de trapaceiro, como você disse, pois o Photoshop vira uma extensão da câmera fotográfica. Você tem que depender da câmera que tem em mãos? Da lente? Do tripé? Isso tudo é muito relativo, se você tivesse uma lente melhor, a foto sairia mais bacana, e você estaria "trapaceando"? Não!

Novamente, o photoshop é apenas mais um das ferramentas que o fotógrafo usa, assim como a lente, o tripé, a luz, etc. É o que eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, amigo Lucas! :-)

Como você define uma manipulação de qualidade?

Cris, eu tentei me referir a algo que mantenha a realidade da cena, entende.

---

Quanto a sua foto, realmente, os ajustes na iluminação ficaram bem exagerados, porém ficou real, e é isso que vale, gostei muito da foto, principalmente tratada. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O Pantoja resumiu tudo! Por isso que eu o admiro também! Boa Pantoja! ;)

Essas fotos estão boas, editadas ou não, as duas irião bem num papel de parede ou do monitor ou um adesivo na parede de algum cliente meu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Caros,

Eu pessoalmente não efetuo nenhum tratamento nas minhas fotos, talvez redutor de olhos vermelhos. Eu acho que a foto deve refletir a realidade, o momento, ai vem a grande questão:

Será que as grandes revistas teriam "lindas mulheres" para colocar nas suas páginas. Não tenho nada contra, mais vejamos um exemplo: uma determinda revista colocou um ensaio a algunos anos com a grande atleta de basquetebol, quem conhece pessoalmente sabe que houve algum tratamento.

Prefiro foto natural, temos que aproveitar o equipamento e os seus recursos.

Abs,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Jhow e por isso digo. Tudo pedende de como quer aprensentar seu trabalho. Essas questoes sao muito pessoais e nao vejo desmerito em usar tais recursos do PS.

Colocarei outra situação hipotética que ai SIM valeria tal pesamento de "trapassa".

Soponhamos que TODOS NO MUNDO usassem a mesma camera. Noa existisse outra. Ai uns tiravam fotos excelentes com ela e outros nao. Os que usassem fotoshop teria sim uma desvantagem.

Mas nao é assim. Uns usam cameras com lentes MAGNIFICAS, com correção de cor via software(INTERNO) ahh ta.. qual a diferença em um tratamento com software interno ou um externo(no caso photoshop)

engraçado issso....

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.