Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Profhel

[Resolvido] Como tirar os ARTIGOS (o, a, os, as, etc...) de uma consul

Recommended Posts

Olá amigos,

estou com um probleminha em minha consulta:

quando digito o nome de um filme no campo FORM, por exemplo: "o exorcismo de emily rose", a minha página de busca me traz exatamente TODOS OS REGISTOS do banco de dados!!! Pois, como estou utilizando ARRAYS, ele me traz os filmes que contém (em qualquer campo - sinopse, titulo, elenco, direcao, etc...) as palavras "O", "EXORCISMO", "DE", "EMILY" e "ROSE". Em outras palavras, qual filme não possui "O" ou "DE" em seu título ou sinopse???

Segue o código para análise:

CODE

buscaFilmeArray = Split(Session("varBuscaFilme"), " ", -1, 1)

strBuscaFilme = "SELECT * FROM Locadora WHERE "

For i = 0 to Ubound(buscaFilmeArray)

IF i > 0 THEN

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR "

END IF

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "codBarrasFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tipoMidiaFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tituloFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tituloOrigFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR AnoLancFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR sinopseFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR elencoFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR direcaoFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR generoFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR extrasFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "

Next

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "ORDER BY tituloFilme ASC"

Set rsBuscaFilme = Conexaodb.Execute(strBuscaFilme)

Antes de solicitar a ajuda de vocês eu tentei algumas coisas que não surtiram efeito, como:

IF buscaFilmeArray(i) = "a" THEN
buscaFilmeArray(i) = ""
END IF

... e também...

buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i),"a",""))
END IF

Mas não adiantou. Ele ignorou minha condição.

Obs.: reescrevam, por favor, o código para que o mesmo se torne funcional

Obrigado mais uma vez!

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá desisto,

esse cuidado eu já tomei na página do FORM. Lá existe uma funçãozinha em javascript que impede o envio de uma palavra com menos de 3 letras. rsrs

Meu problema é justamente com as frases.

Se a pessoa digitasse somente "EMILY ROSE" seria maravilhoso! O código já estaria pronto. Mas eu sei que a passoa vai digitar o nome completo do filme que procura aí é que começa toda a história! rs

As ARRAYS "quebra" a frase em várias palavras quando encontra um espaço entre elas. Aí os artigos, quando ficam sozinhos (como se fosse uma única palavra) se tornam "caracteres curingas" e mandam exibir TUDO!!!

Valeu pela força.

Continuo no aguardo...

Compartilhar este post

Link para o post

entao me desculpa, mas nao entendi bem a sua duvida

qual a diferenca entre buscar "EMILY ROSE" e "o exorcismo de emily rose"?

o que dever e nao deve retornar?

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Então vamos lá...

O ARRAY "quebra" a frase de modo que, para cada palavra seja feita uma busca independente. Então, se for digitado "o exorcismo de emily rose", o código não enxergará a frase como um todo (por causa dos arrays) mas sim cada palavra separadamente. Portanto, o código irá pesquisar no banco: todos os registros que contém "o"; todos os registros que contém "exorcismo"; todos os registros que contém "de"; todos os registros que contém "emily" e todos os registros que contém "rose".

Aí eu te pergunto: quantos registros eu tenho no meu banco de dados que contém a letra "o"? Resp.: TODOS

Eu não quero que o banco de dados enxergue que o usuário digitou artigos e preposições: "O", "A", "OS", "AS", "EM", "DE", etc... Preciso adaptar meu código para ele filtre o que foi digitado, retirando da pesquisa estas palavras.

Concluindo:

Se o cliente digitar "o exorcismo de emily rose" o banco deverá receber somente "exorcismo emily rose"... o código deve retirar todos os artigos e preposições listados acima para que retorne o mínimo possível de resultados indesejados, entendeu?

Eu preciso de algo que contenha mais ou menos essa lógica:

buscaFilmeArray(i) = Replace(buscaFilmeArray(i),"a","")
END IF

Só que isso eu já tentei e a função ignorou...

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos por partes

você poderia fazer o js retirar os artigos das frases e nao apenas impedir palavras pequenas

"o exorcismo de emily rose" vai ser consultado - "exorcismo emily rose"

ate ai funcionaria, correto?

no asp faca assim

opcao 1)

acho que essa é a melhor pra você

poe outro loop com:

IF len(buscaFilmeArray(Z)) > 3 THEN

e aqui o outro loop que faz a consulta

end if

o 1º loop vai consultar apenas palavras maiores que 3 letras

opcao 2)

dentro do loop tenta usar replace

buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i)," a ",""))
buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i)," as ",""))
buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i)," o ",""))
buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i)," os ",""))
...

com espaco antes e depois dos artigos

tenta ai e ve se funciona

eu so nao posso testar pq meu IIS saiu do ar

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, me corrija se eu estiver errado... comigo não tá funcionando... BUÁÁÁÁÁ.... BUÁÁÁÁÁÁ...

Meu código é esse:

'************ Início ************

buscaFilmeArray = Split(Session("varBuscaFilme"), " ", -1, 1)

IF i > 0 THEN
END IF
[b]buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i),"a",""))
buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i),"o",""))
buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i),"as",""))
buscaFilmeArray(i) = TRIM(Replace(buscaFilmeArray(i),"os",""))[/b]
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "codBarrasFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tipoMidiaFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tituloFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tituloOrigFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR AnoLancFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR sinopseFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR elencoFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR direcaoFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR generoFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR extrasFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
Response.Write buscaFilmeArray(i)
Next
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "ORDER BY tituloFilme ASC"
Set rsBuscaFilme = Conexaodb.Execute(strBuscaFilme)

'************ Fim ************

Eu inseri sua dica neste ponto do código (que por sinal é o único lugar que não dá pau)!

Eu testei se funcionava usando um Response.Write buscaFilmeArray(i)

No Response funciona. Ele retira os artigos. Na busca não.

É como eu falei anteriormente: o código parece que ignora esse filtro! É muito estranho!

Tem mais alguma coisa que você me aconselha a fazer?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

você tentou com o outro loop?

muda pra esse

palavra = buscaFilmeArray(i)
palavra = palavra & TRIM(Replace(palavra,"a",""))
palavra = palavra & TRIM(Replace(palavra,"o",""))
palavra = palavra & TRIM(Replace(palavra,"as",""))
palavra = palavra & TRIM(Replace(palavra,"os",""))

strBuscaFilme = strBuscaFilme & "codBarrasFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tipoMidiaFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tituloFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR tituloOrigFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR AnoLancFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR sinopseFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR elencoFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR direcaoFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR generoFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
strBuscaFilme = strBuscaFilme & "OR extrasFilme LIKE '%" & palavra & "%' "
Response.Write buscaFilmeArray(i) &" - "&palavra

testa ai rapidinho

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não rolou!

É inacreditável, mas não rolou!

Eu já tô achando que possa ser outra coisa, sabia?

Tipo alguma Session guardando o valor do Request.Form... sei lá...

Se quando eu dou o Response.Write ele mostra direitinho a frase sem os artigos e preposições (do jeito que eu queria) por que raios ele não busca desse forma?

Bom, gostaria de antemão lhe agradecer profundamente pela paciência e sobretudo pela boa vontade...

Obrigado!

Vou deixar este tópico em aberto e não vou descansar enquanto não solucionar este mistério!

Assim que eu tiver a solução eu posto aqui pra você ter uma idéia do que estava deixando a gente de cabelo em pé! KKKKKKKKKK

Mas acredito que as dicas que você deu são corretas. Eu devo estar comendo bola em algum outro lugar, pode crer!

Mas valeu!

Fique com Deus e visite este tópico! Ainda vou postar a solução! Pode esperar!

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

ajudar sem a droga do IIS pra testar as coisas é fod...

você testou com o esquema do loop que eu falei?

faca o seguinte

nome_filme = "o exorcismo de emily rose"

buscaFilmeArray = Split(nome_filme, " ", -1, 1)

poe isso pra rodar pra ver se é problema da session

eu preciso dormir agora, mas morrendo de vontade de resolver esse problema

Fique com Deus você tb

abracao

Compartilhar este post

Link para o post

Dá a mesma coisa...

No Response.Write mostra tudo belezinha: ExorcismoEmilyRose

Mas a busca exibe todos os registros do banco por causa do "o" e do "de"...

Mas não esquenta... eu sou persistente e vou conseguir! Pode crer!

Valeu mesmo.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

é bom retirar os artigos e preposisoes antes do split

Compartilhar este post

Link para o post

editando

o loop tava om um erro, adiciona essa linha em negrito!

buscaFilmeArray = Split("o carro azul da vovo", " ", -1, 1)

IF len(buscaFilmeArray(i)) > 3 THEN
	Response.Write buscaFilmeArray(i)&"<br /><b>"&strBuscaFilme&"</b><br /><br />"
	END IF
	[b]strBuscaFilme = ""[/b]
Next

ele retorna "carro azul vovo" e essas sao as conexoes, nao fez referencia de buscar nenhuma palavra menor que 3 letras, veja: com a linha - strBuscaFilme = ""

carro
codBarrasFilme LIKE '%carro%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%carro%' OR tituloFilme LIKE '%carro%' OR tituloOrigFilme LIKE '%carro%' OR AnoLancFilme LIKE '%carro%' OR sinopseFilme LIKE '%carro%' OR elencoFilme LIKE '%carro%' OR direcaoFilme LIKE '%carro%' OR generoFilme LIKE '%carro%' OR extrasFilme LIKE '%carro%' 

azul
codBarrasFilme LIKE '%azul%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%azul%' OR tituloFilme LIKE '%azul%' OR tituloOrigFilme LIKE '%azul%' OR AnoLancFilme LIKE '%azul%' OR sinopseFilme LIKE '%azul%' OR elencoFilme LIKE '%azul%' OR direcaoFilme LIKE '%azul%' OR generoFilme LIKE '%azul%' OR extrasFilme LIKE '%azul%' 

vovo
codBarrasFilme LIKE '%vovo%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%vovo%' OR tituloFilme LIKE '%vovo%' OR tituloOrigFilme LIKE '%vovo%' OR AnoLancFilme LIKE '%vovo%' OR sinopseFilme LIKE '%vovo%' OR elencoFilme LIKE '%vovo%' OR direcaoFilme LIKE '%vovo%' OR generoFilme LIKE '%vovo%' OR extrasFilme LIKE '%vovo%'

ele retorna "carro azul vovo" e essas sao as conexoes, nao fez referencia de buscar nenhuma palavra menor que 3 letras, veja: sem a linha - strBuscaFilme = ""

carro
SELECT * FROM Locadora WHERE OR codBarrasFilme LIKE '%carro%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%carro%' OR tituloFilme LIKE '%carro%' OR tituloOrigFilme LIKE '%carro%' OR AnoLancFilme LIKE '%carro%' OR sinopseFilme LIKE '%carro%' OR elencoFilme LIKE '%carro%' OR direcaoFilme LIKE '%carro%' OR generoFilme LIKE '%carro%' OR extrasFilme LIKE '%carro%' 

azul
SELECT * FROM Locadora WHERE OR codBarrasFilme LIKE '%carro%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%carro%' OR tituloFilme LIKE '%carro%' OR tituloOrigFilme LIKE '%carro%' OR AnoLancFilme LIKE '%carro%' OR sinopseFilme LIKE '%carro%' OR elencoFilme LIKE '%carro%' OR direcaoFilme LIKE '%carro%' OR generoFilme LIKE '%carro%' OR extrasFilme LIKE '%carro%' codBarrasFilme LIKE '%azul%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%azul%' OR tituloFilme LIKE '%azul%' OR tituloOrigFilme LIKE '%azul%' OR AnoLancFilme LIKE '%azul%' OR sinopseFilme LIKE '%azul%' OR elencoFilme LIKE '%azul%' OR direcaoFilme LIKE '%azul%' OR generoFilme LIKE '%azul%' OR extrasFilme LIKE '%azul%' 

vovo
SELECT * FROM Locadora WHERE OR codBarrasFilme LIKE '%carro%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%carro%' OR tituloFilme LIKE '%carro%' OR tituloOrigFilme LIKE '%carro%' OR AnoLancFilme LIKE '%carro%' OR sinopseFilme LIKE '%carro%' OR elencoFilme LIKE '%carro%' OR direcaoFilme LIKE '%carro%' OR generoFilme LIKE '%carro%' OR extrasFilme LIKE '%carro%' codBarrasFilme LIKE '%azul%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%azul%' OR tituloFilme LIKE '%azul%' OR tituloOrigFilme LIKE '%azul%' OR AnoLancFilme LIKE '%azul%' OR sinopseFilme LIKE '%azul%' OR elencoFilme LIKE '%azul%' OR direcaoFilme LIKE '%azul%' OR generoFilme LIKE '%azul%' OR extrasFilme LIKE '%azul%' codBarrasFilme LIKE '%vovo%' OR tipoMidiaFilme LIKE '%vovo%' OR tituloFilme LIKE '%vovo%' OR tituloOrigFilme LIKE '%vovo%' OR AnoLancFilme LIKE '%vovo%' OR sinopseFilme LIKE '%vovo%' OR elencoFilme LIKE '%vovo%' OR direcaoFilme LIKE '%vovo%' OR generoFilme LIKE '%vovo%' OR extrasFilme LIKE '%vovo%'

Compartilhar este post

Link para o post

Olá desisto,

acabei de testar sua sugestão.

O Response.Write mostrou exatamente o que deve ser exibido... somente as palavras maiores que 3 letras. Perfeito!

Porém, tá dando este erro e eu não consegui solucionar:

Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers erro '80040e14'

[Microsoft][Driver ODBC para Microsoft Access] Instrução SQL inválida. 'DELETE', 'INSERT', 'PROCEDURE', 'SELECT' ou 'UPDATE' esperado.

O que será?

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

ele pulou o select :)

ja tivemos um avanco, foi erro meu

mudei o que esta em negrito

buscaFilmeArray = Split("o carro azul da vovo", " ", -1, 1)
[b]strBuscaFilme_tabela[/b] = "SELECT * FROM Locadora WHERE "

IF len(buscaFilmeArray(i)) > 3 THEN
		strBuscaFilme = [b]strBuscaFilme_tabela[/b] & "codBarrasFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
	END IF
	strBuscaFilme = ""
Next

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, FUNCIONOU!!!

Não sei como lhe agradecer!

Acho que você deverei trocar seu nick para não desisto - eu acho que é mais sua cara, vai por mim! rsrsrs

Agradeço imensamente a ajuda que você dedicou a mim nessas últimas 16 horas! - Isso com certeza não tem preço que pague...

Quando o projeto estiver totalmente funcional vou hospedá-lo na web e postarei o link aqui para que você veja!

Por enquanto, muito obrigado e fique com Deus!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso com certeza não tem preço que pague...

50'tinha fica tudo certo :)

brincadeira

fico feliz em saber que conseguimos resolver o problema

suas palavras ja valeram como recompensa

Fica com Deus você tb

abracao

Compartilhar este post

Link para o post

mudancas

nao sei se você ja encontrou esse problema, ou se ja corrigiu...

o problema que ocorre com IF len(buscaFilmeArray(i)) > 3 THEN

as palavras para busca terao que ter 4 ou mais de 4 letras

nao vai listar filmes como "o 6º dia" e outros com nome curto "a lua"

seria melhor trocar aquele bloco por esse com if diferente

IF buscaFilmeArray(i) = "o" or buscaFilmeArray(i) = "os" THEN
		'pula
	else
		strBuscaFilme = strBuscaFilme_tabela & "codBarrasFilme LIKE '%" & buscaFilmeArray(i) & "%' "
	END IF
	strBuscaFilme = ""
Next

agora você pode escolher determinadas palavras que nao serao listadas

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Pow muito bom desisto, heuheuehhu tu é ninja cara, isso ae me ajudou também pois estava com um problema parecido.

Pow vou fazer uma campanha

"Queremos desisto na moderação do imasters"

sem exageros.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

ahahahhahahaha

valeu Patrique

fiz hora extra nesse topico :)

eu me dei conta desse erro descrito acima, quando tava tomando banho, do nada eu pensei nesse filme "o sexto dia" ai imaginei os filmes com nome curto...

voltei ai pra postar a correção do codigo

to longe de ser moderador, as vezes eu sumo, depois eu apareco... vida de freela é na correria

eu so gosto de terminar o que comeco a fazer, mas as vezes fico devendo

que bom que serviu pra você tb

podem ate jogar pro laboratorio entao

abracao Patrique

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.