orc 0 Denunciar post Postado Setembro 21, 2008 olha hj eu utilizo minhas aplicações com firebird e mdo com client dataset e dataset providder crio minhas heranças de cadastros sem ter que usar stored procedures no banco de dados faço tudo pelo delphi direto pelos componentes só que gostaria de agora passar a utilizar os componentes do debexpress com client dataset e dataset provider agora vou ter que começar a utiliozar stored procedures para inserção exclusão e atualização ou posso fazer como fazia antes direto pelo componente ???? :wacko: :wacko: :wacko: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Discorpio 1 Denunciar post Postado Setembro 26, 2008 Boa tarde Orc Voce pode continuar a usar o DBExpress, só que voce não mais utilizará o ClientDataSet, eis que o ClientDataSet utiliza o cache de disco para armazenar o DataSet local, isto significa dizer que, todas as ações de atualização do banco, com o ClientDataSet são feitas primeiramente neste DataSet local, para depois serem armazenadas no banco com a ação do Commit. Mais o que isso tem haver com Stored Procedures ? Tudo, pois as Stored Procedures realizam a ação de atualização do banco direta nele sem intermediários, ou seja, sem DataSet locais. Por isso voce vai trocar o seu DataSetProvider, ClienteDataSet e SQLDataSet por um componente do DBExpress chamado SQLStoredProc, onde no Form, só terá o SQLConnection e o SQLStoredProc apontado para esse SQLConnection. No SQLStoredProc, na sua propriedade SchemaName, aponte para o nome do usuario do banco, por exemplo SYSDBA e voce poderá listar todas as suas StoredProc no banco na propriedade StoredProcName. Ao dar dois Clicks no SQLStoredProc e mostrará o Fields Editor, igual do ClientDataSet, e clicando em Add All Fields, aparecerá todos os campos configurados lá dentro da sua Stored Procedure. Para executar a Stored Procedure, basta chamadar o método SQLStoredProc.ExecProc. Um abraço. Jorge da Silva Abreu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites