Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BlackShadow

Como estruturar aplicação em OOP

Recommended Posts

Boa tarde gente,

Estou numa dúvida cruel e gostaria de saber opiniões vossas quanto a isto:

Sou iniciante em PHP Orientado a objetos, sempre trabalhei estruturado, e agora em fase de migração para OO estou em dúvida sobre como montar a estrutura lógica e física de arquivos/código.

A minha ideia inicial era ter uma classe específica para MySQL e daí extender outras apartir desta (exemplo: Usuario extends MySQL).

Já tenho uma classe MySQL com a qual me sinto confortável e daí gostaria de saber qual a vossa opinião quanto a alguns aspectos:

1) Criar para cada módulo uma única classe extendida do mysql contendo as operações básicas desse módulo ? (exemplo Usuario extends msql e dentro desta classe os métodos cadastraUser(), insereUser() ... etc)

2) Qual a estrutura que usam em questão de arquivos? Inicialmente imaginei algo como assim:

-- libs (bibliotecas basicas de classes)

-- imagens

-- js

- index.php

Apesar do ponto 2 ser mais um item de curiosidade, o ponto 1 é o que mais me complica, pois está complicado conseguir a abstração ainda total para organizar o código, mas gostaria de saber como vocês geralmente desenvolvem sistemas e organizam o vosso código! Sei que a primeira resposta poderia ser: "cada um organiza como gosta e se sente mais confortável", mas por estar tão perdido é que vos pergunto pois pode ser que encontre uma estrutura que me agrade!

PS: não vou usar para já smarty ou qualquer sistema de templates

Muito obrigado desde já pelos esclarecimentos que possam dar http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessanta kra, eu tb tenho esse intuito mas só futuramente, como ja peguei o PHP antes do 5, terei um pouco de problemas... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Quanto ao seu problemas é algo muito comum, pois não existe banco de dados orientado a objetos, ai sim complica. O q se faz é utilizar um Mapeamento Objeto Relacional no seu banco de dados, coisa muito comum com os programadores Java, é o tal do Hibernate que faz td pra você.

Logo, recomendo q você estuda mais um pouco sobre esse mapeamente, pois isso q deve ser feito no caso da orientação a objetos. Essa classe Mysql não sei se vai recolver :wacko:

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu organizo cada classe em um arquivo pois facilita na hora de fazer atualizações, principalmente usando controle de versões.

Eu estava organizando as classes em pastas separadas e importava através de uma função que tinha criado, porém observei que muita gente utiliza por padrão o __autoload para carregar as classes.

É bem simples, se cria uma função:

http://br.php.net/manual/pt_BR/function.spl-autoload.php

function __autoload($classname)
{
	 require("diretorio/{$classname}");
}

É bem prático, para cada objeto que você instanciar será chamada a função e incluida a classe. O legal é que se chamar a mesma classe 2x ele não fará o require novamente.

Porém tem que deixar todas as classes em um mesmo diretório.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, a primeira dúvida é interessante.

A classe Usuario deve representar exatamente um Usuario. Um usuario tem nome, idade, login, senha etc, mas o usuario nao "insereUsuario", isso não é uma ação dele, quem faria isso, seria uma outra classe, o famoso DAO.

Mais em: http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=183 (em java, mas o conceito é que interessa aqui)

Att,

Guilherme Oenning.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, a primeira dúvida é interessante.

A classe Usuario deve representar exatamente um Usuario. Um usuario tem nome, idade, login, senha etc, mas o usuario nao "insereUsuario", isso não é uma ação dele, quem faria isso, seria uma outra classe, o famoso DAO.

Mais em: http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=183 (em java, mas o conceito é que interessa aqui)

Att,

Guilherme Oenning.

Muito interessante! Gostei dessa abordagem e organização lógica do código. Teria como exemplificar algum caso de uso da mesma ?

por exemplo assumindo essa mesma classe Usuario?

muito obrigado de novo a todos os que colaboraram e ajudaram até agora

Compartilhar este post

Link para o post

Usuario nunca deve extender de MSSQL.

Uma coisa é usuario, outra um gerenciador de dados.

Oenning, de acordo com o que você disse sobre 'usuário não cria usuário', e aproveitando a oportunidade, veja o que eu costumo fazer:

// criando um novo
$NovoUsuario = new TUser;
$NovoUsuario->setNome( 'João' );
$NovoUsuario->etc, etc, etc.
$NovoUsuario->persist( ); // aqui a instância é persistida no Banco, um novo usuário foi criado.

// manipulando um existente
$VelhoUsuario = new TUser( 2 ); // o identificador da instancia
$VelhoUsuario->getNome(  ); // imprime o nome do usuario
$VelhoUsuario->setNome( 'Rogério' ); //
$VelhoUsuario->persist( ); // persiste
Sem fugir do conceito. Espero que esta abordagem seja útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Usuario nunca deve extender de MSSQL.

Uma coisa é usuario, outra um gerenciador de dados.

Oenning, de acordo com o que você disse sobre 'usuário não cria usuário', veja o que eu costumo fazer:

// criando um novo
$NovoUsuario = new TUser;
$NovoUsuario->setNome( 'João' );
$NovoUsuario->etc, etc, etc.
$NovoUsuario->persist( ); // aqui a instância é persistida no Banco, um novo usuário foi criado.

// manipulando um existente
$VelhoUsuario = new TUser( 2 ); // o identificador da instancia
$VelhoUsuario->getNome(  ); // imprime o nome do usuario
$VelhoUsuario->setNome( 'Rogério' ); //
$VelhoUsuario->persist( ); // persiste
Sem fugir do conceito. Espero que esta abordagem seja útil.

Sem dúvida que é útil. Creio que já cheguei a um modelo que me sinto confortável e que me parece bem lógico. Encontrei 2 artigos muito interessantes sobre PDO que me esclareceram imenso além das vossas participações.

Para quem possa estar com uma dúvida semelhante à minha aqui ficam os 2 links

PHP Data Object: ConnectionFactory

DAO – Data Access Object

Um grande obrigado a todos os que participaram e ajudaram a esclarecer as dúvidas! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Este tópico pode ser marcado como resolvido!

Compartilhar este post

Link para o post

Gente peço desculpa por "reabrir" este post mas surgiu-me aqui um problema. Ao executar o código dos 2 links que mencionei

PHP Data Object: ConnectionFactory

DAO – Data Access Object

apareceu-me um erro que acredito que seja de escopo.

Fatal error: Call to a member function prepare() on a non-object in C:\xampp\htdocs\ado\AgendaPDO.class.php on line 25

Alguém me poderá dar uma luz sobre onde possa estar o erro?

Estou usando no arquivo de persistencia:

public function getConnection()
	{	
		try
		{				
			$this->con = new PDO($this->dbType.":host=".$this->host.";dbname=".$this->db, $this->user, $this->senha,array( PDO::ATTR_PERSISTENT => $this->persistent ) );

return $this->con;			

}
		catch ( PDOException $ex )
		{ 
			echo "Erro: ".$ex->getMessage(); 
		}	
	}

e na classe ADO

public function Insere( $agenda )
	{
		try{

$stmt = $this->conex->con->prepare("INSERT INTO agenda (id, nome, email, telefone) VALUES (?, ?, ?, ?)");

$stmt->bindValue(1, $agenda->getId() );
			$stmt->bindValue(2, $agenda->getNome() );
			$stmt->bindValue(3, $agenda->getEmail() );
			$stmt->bindValue(4, $agenda->getTelefone() );

$stmt->execute();

$this->conex = null;

}
		{ 
		}
	}

Mais uma vez obrigado por tudo, mas nestes primeiros passos com o "amigo" OO toda a ajuda é bem-vinda!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isto acontece quando você tenta executar um método de algo que não é um objeto, por exemplo:

$User = 'Márcio';

echo $User->nome;

Ou seja, o objeto não foi corretamente criado.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, mas ainda não consegui achar o erro .... vou detalhar um pouco mais pode ser que alguem ai consiga descobrir onde está a falha:

PDOConnection.class.php

class PDOConnection
{

public $con = null;
	public $dbType = "mysql";	

public $host 	= "localhost";	
	public $user 	= "root";	
	public $senha 	= "";	
	public $db 		= "teste";

public $persistent = false;

public function PDOConnection( $persistent=false )
	{	
		if( $persistent != false)
		{ 
			$this->persistent = true; 
		}	
	}

public function getConnection()
	{	
		try
		{				
			$this->con = new PDO($this->dbType.":host=".$this->host.";dbname=".$this->db, $this->user, $this->senha,array( PDO::ATTR_PERSISTENT => $this->persistent ) );

return $this->con;				
		}
		{ 
		}	
	}

AgendaPDO.class.php

class AgendaPDO extends PDOConnection 
{	

public $conex = null;

public function AgendaPDO()
	{
		$this->conex = PDOConnection::getConnection();
	}

public function Insere( $agenda )
	{
		try{
			$stmt = $this->conex->con->prepare("INSERT INTO agenda (id, nome, email, telefone) VALUES (?, ?, ?, ?)");

$stmt->bindValue(1, $agenda->getId() );
			$stmt->bindValue(2, $agenda->getNome() );
			$stmt->bindValue(3, $agenda->getEmail() );
			$stmt->bindValue(4, $agenda->getTelefone() );

$stmt->execute();

$this->conex = null;

}
		{ 
		}
	}

Agenda.class.php

class Agenda
{
	public $id;
	public $nome;
	public $email;
	public $telefone;

public function Agenda()
	{

}

############## CONJUNTO DE SET'S
	public function setId( $id )
	{
		$this->id = $id;
	}

public function setNome( $nome )
	{
		$this->nome = $nome;
	}

public function setEmail( $email )
	{
		$this->email = $email;
	}

public function setTelefone( $telefone )
	{
		$this->telefone = $telefone;
	}

public function getId()
	{
		return $this->id;
	}

public function getNome()
	{
		return $this->nome;
	}

public function getEmail()
	{
		return $this->email;
	}

public function getTelefone()
	{
		return $this->telefone;
	}
}

teste.php

@require("PDOConnection.class.php");
@require("AgendaPDO.class.php");
@require("Agenda.class.php");

$agenda = new Agenda();

$agenda->setNome("eu");
$agenda->setEmail("eu@gmail.com");
$agenda->setTelefone("5555 5555");

$PDO = new AgendaPDO();
$PDO->Insere($agenda);

Compartilhar este post

Link para o post

Vou analisar seu código, mas antes retire todos os arrobas e rode pra ver se dá algum erro.

Compartilhar este post

Link para o post

O erro está sendo causado porque a classe PDO não foi encontrada. Este erro não apareceu porque o servidor que você está usando para desenvolver não está configurado para reportar todos os erros.

Se você colocar no início do código:

ini_set('display_errors', 'On');
error_reporting(E_ALL);
vai ver o erro da PDO não encontrada.

Desenvolver sem a reportagem de erros é muito complicado, porque, como neste caso, você não encontra a raiz do problema, mas apenas suas consequências.

Compartilhar este post

Link para o post

Habilitou a reportagem de todos os erros como eu disse acima ?

Compartilhar este post

Link para o post

Notice: Undefined property: PDO::$con in C:\xampp\htdocs\ado\AgendaPDO.class.php on line 25

Fatal error: Call to a member function prepare() on a non-object in C:\xampp\htdocs\ado\AgendaPDO.class.php on line 25

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim.

Veja na AgendaPDO:

public function AgendaPDO()
{
	$this->conex = PDOConnection::getConnection();
}

Você chama um método estático, e veja o que tem no método:

$this->con = new PDO($thi ...