Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

xl_delphi

Adoquey e dbgrid

Recommended Posts

Bom dia gente,

Estou fazendo um sistema para escolas. Tenho as seguintes tabelas: Cadastro de Alunos, Matrículas, Documentos Obrigatórios.

O cadastro de aluno é bem simples, contem os dados pessoais do aluno e gera um nº de matricula para o aluno.

Na tela de Matriculas eu pego o nº da matricula cadastrada anteriormente e informo a serie, turno, turma e ano q o aluno vai estudar. Depois preciso informar nessa tela de matricula os documentos q são obrigatorios da serie q o aluno precisa entregar ou q já foram entregues. Não sei como fazer isso, gostaria q fossem exibidos num dbgrid os documentos obrigatorios da serie que o aluno está sendo matriculado e informar nesse dbgrid S - se o aluno entregou o documento, N - se o aluno não entregou e D- se o aluno foi dispensado de entregar o documento.

Isso deve acontecer no caso de uma nova matricula. Já no caso de uma consulta, eu preciso q ao escolher um aluno para consulta, os dados da matricula sejam preenchidos inclusive o dbrgid com as informações das documentações.

Por Favor, alguém me ajude.... Uso Adoquery e meu Banco é SQL 2000

Agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca a estrutura das tabelas que fica mais fácil pra dar sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca a estrutura das tabelas que fica mais fácil pra dar sugestões.

Tabela Aluno

CREATE TABLE [dbo].[Alunos] (

[codigo] [int] NOT NULL ,

[nome] [varchar] (50) ,

[endereco] [varchar] (50) ,

[bairro] [varchar] (50) ,

[cep] [char] (10) ,

[cod_cidade] [varchar] (30) ,

[estado] [char] (2) ,

[fone] [char] (15) ,

[celular] [char] (15) ,

[dt_nascimento] [datetime] L ,

[codsexo] [int] ,

[nacionalidade] [varchar] (30) ,

[naturalidade] [varchar] (30) ,

[religião] [varchar] (30) ,

[codestadocivil] [int] NULL ,

[dt_cadastro] [datetime] NULL ,

[pai] [varchar] (50) ,

[mae] [varchar] (50) ,

[responsavel] [varchar] (50) ,

[codescola] [int] NULL,

) ON [PRIMARY]

GO

Tabela Matricula

CREATE TABLE [dbo].[Matriculas] (

[codaluno] [int] NOT NULL ,

[codescola] [int] NULL ,

[codserie] [int] NOT NULL ,

[turma] [int] NULL ,

[turno] [char] (1) ,

[ano] [int] NULL ,

[dtmatricula] [datetime] NOT NULL ,

[status_doc] [char] (1) ,

[coddocumento] [int] NULL ,

[codsituacaoaluno] [int] NULL ,

[dtsaida] [datetime] NULL ,

) ON [PRIMARY]

GO

Tabela Documentos

CREATE TABLE [dbo].[Documentos] (

[codigo] [int] IDENTITY (1, 1) NOT NULL ,

[descricao] [varchar] (50) ,

[codserie] [int] NULL ,

) ON [PRIMARY]

GO

Por favor, me ajude... preciso muito dessa ifnormação!!!

Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acho que para você ter a informação que deseja, vai precisar de mais uma tabela para linkar a tabela de alunos a de documentos, algo assim:

Tabela AlunosXDocumentos

[codaluno][int] NOT NULL,

[codDocumento][int] NOT NULL,

[situacao][varchar(1)] NOT NULL

Com esta tabela, você teria como controlar os documentos que o aluno já entregou e os documentos que ele foi dispensado de buscar, bem como teria depois como ver a lista dos documentos que falta pegando da tabela de documentos apenas os não gravados nesta tabela por exemplo.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acho que para você ter a informação que deseja, vai precisar de mais uma tabela para linkar a tabela de alunos a de documentos, algo assim:

Tabela AlunosXDocumentos

[codaluno][int] NOT NULL,

[codDocumento][int] NOT NULL,

[situacao][varchar(1)] NOT NULL

Com esta tabela, você teria como controlar os documentos que o aluno já entregou e os documentos que ele foi dispensado de buscar, bem como teria depois como ver a lista dos documentos que falta pegando da tabela de documentos apenas os não gravados nesta tabela por exemplo.

[]'s

Bom dia Chrnos, achei ótima sua idéia, mas tenho ainda muitas dúvidas.

1ª - Quando vou matricular um aluno eu informo o codigo de matricula, a serie, turno e turma q ele vai estudar, ao informar a serie do aluno era pra ser listado num dbgrid ao lado os documentos obrigatorios da serie, daí eu teria q informar quais ele entregou ou não.

A minha pergunta é, como eu faria no caso de um aluno novato, para listar os documentos obrigatorios da serie q ele vai estudar usando o exemplo q você falou???

2ª - Eu salvo primeiro os dados da matricula pra depois salvar os documentos q ele entregou ou não?? Como eu faço isso???

Desculpe-me sou iniciante em Delphi... precisaria de mais detalhes... Se você puder me ajudar eu te agradeceria de + amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a base de dados que está usando? Estou enrolado agora aqui no trampo mas posso ver se monto algo a noite em casa (se der tempo x.x).

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a base de dados que está usando? Estou enrolado agora aqui no trampo mas posso ver se monto algo a noite em casa (se der tempo x.x).

Eu uso Sql server 2000 e conexão Ado (adoquery)...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi galera, bom dia... ainda não resolvi meu problema, por favor me ajudem com dicas,exemplos ou qualquer coisa pra eu tentar resolver... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Eu tentei fazer como o amigo falou anteriormente, mas não funcionou... concerteza eu fiz algo errado pq não tenho experiencia no assunto... se alguém souber como faz, eu agradeço muito...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.