Super_Zica_Man 0 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Todos falam que tabelas foram feitas para lidar com dados tabulares, mas ai fica minha dúvida, se eu usá-la para alinhar um formulário, estaria fazendo errado? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 O bom senso predomina Super_Zica_Man. Se você tem que entregar para ontem, e você só sabe fazer com tabela, vai em frente. Isso não é nenhum pecado. Claro que alguns puristas em css dirão que isso é um crime, mas nem liga. Se tiver tempo, e se quiser, procure e estude sobre os formulários. Aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
brcontainer 16 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Bem eu sei que é dificil fazer o formulario sem tabelas mas se quiser alguns exemplos sem tabelas: http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=293455 http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=279679 Boa sorte ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Super_Zica_Man 0 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Ok, vou dar uma olhada estava fazendo sem tabelas e usando o plugin do JQuery NiceForms, só que o maior problema é o espaçamento das caixas de texto ficava muitos na página Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
brcontainer 16 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Não deve-se usar leia os tópicos que você vai ver como fazer sem usar esses espaçamentos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Rambo 4 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 Recomendo a leitura dos posts informados pelo Silverfox. É muito fácil formatar um formulário sem tabelas []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Super_Zica_Man 0 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 Ok, valeu as dicas, só mais uma coisa. E quanto aos campos menores quando eu colocar um do lado do outro não vai ficar bem alinhado, como seria a melhor forma de organizar um formulário? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Henrique Barcelos 290 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 http://forum.ievolutionweb.com/index.php?showtopic=15926 dah uma olhada aew... att, rick Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aprendiz CSS 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 formulario deve ser sem tabela e gosto de englobar cada campo com uma div <div> <label for="nome">Nome</label> <input type="text" name="nome" id="nome" /> </div> abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rasp 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Opa Aprendiz... Cara só completando o que você disse... dependendo do projeto não há necessidade de englobar os campos com divs... principalmente se for um grande formulário... você estaria sendo "um div maniaco" mais isso é válido com certeza... já usei várias vezes inclusive. Abss Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aprendiz CSS 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Opa Aprendiz... Cara só completando o que você disse... dependendo do projeto não há necessidade de englobar os campos com divs... principalmente se for um grande formulário... você estaria sendo "um div maniaco" mais isso é válido com certeza... já usei várias vezes inclusive. Abss Não concordo com isso não! uso div porque dentro de um formulario é o elemento mais correto de se utilizar poderia usar um paragrafo, mas ao meu entender não seria a melhor coisa a se fazer! sem contar que se eu não usar um elemento englobando o label e o input complicaria minha vida quando um input fosse menor que o padrão. ficaria em cascata o formulario. abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rasp 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Sim entendo... porém o que disse é uma questão que já vi várias vezes abordada pelos forúns... o exagero no uso de divs... acaba poluindo seu código e com tempo consideravelmente reduz sua indexação em sites de busca. Não disse que sua forma é incorreta, mais dei um ponto de vista que você pode ou não, utilizar e garanto que tem pessoas que apoiam tanto seu metodo quanto o meu. Meu intuito com o comentário foi somente para você ver que pode otimizar seu cod... derrepente usando a div somente onde é necessário ao invés de todo form. Enfim é isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Você está errado utilizando uma div para cada campo, o Rasp tem toda a razão. Agora, se você não quer complicar sua vida utilize uma div para cada campo...ou.....faça o formulário com tabela. formulario deve ser sem tabela e gosto de englobar cada campo com uma div <div> <label for="nome">Nome</label> <input type="text" name="nome" id="nome" /> </div> abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aprendiz CSS 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Sim entendo... porém o que disse é uma questão que já vi várias vezes abordada pelos forúns... o exagero no uso de divs... acaba poluindo seu código e com tempo consideravelmente reduz sua indexação em sites de busca. Não disse que sua forma é incorreta, mais dei um ponto de vista que você pode ou não, utilizar e garanto que tem pessoas que apoiam tanto seu metodo quanto o meu. Meu intuito com o comentário foi somente para você ver que pode otimizar seu cod... derrepente usando a div somente onde é necessário ao invés de todo form. Enfim é isso. Entendido!!! Você está errado utilizando uma div para cada campo, o Rasp tem toda a razão. Agora, se você não quer complicar sua vida utilize uma div para cada campo...ou.....faça o formulário com tabela. formulario deve ser sem tabela e gosto de englobar cada campo com uma div <div> <label for="nome">Nome</label> <input type="text" name="nome" id="nome" /> </div> abraço Agora fiquei curioso!!! Li em um site que a forma que eu disse é legal, porem o cara usava paragrafo, paragrafo não é semanticamente correto em formularios! por isso coloquei a div, utilizei div por se tratar de um elemento que serve para dividir, utilizar em nivel de bloco sem alterar o comportamento tabela complica muito mais, quero fazer da forma correto sem cair em divmania e classemania abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovani 104 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Tem vários sites, vários blogs que escrevem um monte de besteira. De todos os meus anos de estudo de css não lembro de ter visto formulários com <p> ou com <div>. Aqui no fórum tem bastante link sobre isso, e nehum da forma que você passou, veja este ótimo exemplo: http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=293455 Tem o do site do maujor também: http://www.maujor.com/tutorial/formac-a.php Não estou dizendo que você está errado. Como já deixei claro, o bom senso sempre predomina. Mas fazendo como você mostrou, se tivermos 50 campos num forumlário, teremos 50 divs? Isso para mim é muita div. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aprendiz CSS 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Concordo que é muita div eu sei que todos os que aqui foram mostrados são de forma diferente do que eu fiz! eu não lembro mesmo onde vi! mas valeu pela dica, começarei a fazer diferente! talvez melhore o meu desempenho nos projetos! abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Rambo 4 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Após um bom tempo trabalhando com sites nos padrões, a melhor estrutura HTML de formulários que consegui alcançar foi a seguinte: <form id="form1" action="" method="post"> <fieldset> <legend>Preencha os campos</legend> <label for="campo1"> <span>Campo 1:</span> <input type="text" name="campo1" value="" id="campo1"> </label> <label for="campo2"> <span>Campo 2:</span> <input type="text" name="campo2" value="" id="campo2"> </label> <label for="campo3"> <span>Campo 3:</span> <input type="text" name="campo3" value="" id="campo3"> </label> <button type="submit">Ok</button> </fieldset> </form> Esta estrutura, além de ser semanticamente correta, permite um nível muito bom de personalização na aparência. Caso necessite de ainda mais personalização, seguindo a idéia de que um formulário é uma lista de campos a serem preenchidos, você pode utilizar uma lista não-ordenada: <form id="form1" action="" method="post"> <fieldset> <legend>Preencha os campos</legend> <ul id="campos"> <li> <label for="campo1"> <span>Campo 1:</span> <input type="text" name="campo1" value="" id="campo1"> </label> </li> <li> <label for="campo2"> <span>Campo 2:</span> <input type="text" name="campo2" value="" id="campo2"> </label> </li> <li> <label for="campo3"> <span>Campo 3:</span> <input type="text" name="campo3" value="" id="campo3"> </label> </li> </ul> <button type="submit">Ok</button> </fieldset> </form> []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aprendiz CSS 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Eu não concordo muito com esta forma! devido a este argumento aqui http://www.w3schools.com/tags/tag_label.asp talvez seria melhor fazer dessa forma aqui <label for="nome">Nome</label> <input type="text" name="nome" id="nome" /> abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Rambo 4 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Esta forma tem algumas incompatibilidades com browsers. A outra ainda proporciona um melhor controle sobre o visual dos elementos. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 <label> por definição e utlidade, define a area clicável para dado campo de um formulário. <label> e <input /> são elementos inline... não existe nenhum problema em colocar o input dentro do label. Grupos de labels são feitos com fieldsets... definidos com teus proprios legends... e por fim o nivel de bloco maior: o <form>! sim, muitas pessoas esquecem que podem estilizar diretamente a tag form, e se perdem com excesso de divs.. assim como o ul é um nivel de bloco muito bom, e vejo pessoas fazendo DIVs para englobar a UL do menu.. só por não ter conseguido estilizar a UL. Porque não fazer: <label for="campo"><input id="campo" /></label> ? Nunca vi ninguém dizendo isso ser errado. E nem há motivos para isso. Redundância? Digo que não, apenas uma retrocompatibilidade ainda necessária. E menos "carregada" doque o uso de DIVs que não são próprias para formulário. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites