hargon 64 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Os artigos e livros de Nicholas Carr têm sido uma fonte de desgosto para os aficionados de internet. No início deste ano, o jornalista e escritor americano lançou The Big Switch (“A grande virada”), em que revela os perigos de uma rede de compu-tadores cada vez mais inteligente e poderosa. Agora volta à carga em artigo na revista Atlantic Monthly, no qual aborda uma ameaça mais sutil do mundo virtual. Carr deu-se conta dela ao perceber que tinha cada vez menos paciência para ler textos longos ou livros. Sua concentração se dispersava depois de duas ou três páginas. “Estou sempre tentando trazer minha mente de volta ao texto”, diz. O que antes fazia com prazer virou um martírio. “Não penso mais da maneira que costumava pensar”, lamenta. Carr está convicto de que não se trata de um problema pessoal. Ex-editor da Harvard Business Review, ele ouviu blo-gueiros e intelectuais que confessaram igual dificuldade para chegar até o último parágrafo de um livro. O título do artigo – O Google está nos tornando estúpidos? – dá uma pista. Carr acredita que a internet transformou nossas mentes. Os meios de comunicação não são canais passivos de informação. “Eles fornecem o conteúdo de nossos pensamentos, mas também modelam o processo de pensamento”, diz Carr, citando o pensador canadense Marshall McLuhan. Resultado? Um internauta que salta de site em site condiciona a mente a receber informações de forma rápida e superficial. Os circuitos neuro-lógicos adaptam-se a essa nova realidade, afirma o escritor, baseado em pesquisas que mostram que o cérebro, mesmo o de adultos, é dotado de enorme plasticidade. “O cérebro consegue se reprogramar em pleno vôo, alterando a forma como funciona”, afirma o neurocientista James Olds, da George Mason University, em apoio aos argumentos de Carr. Uma pesquisa recente da University College London confirma a dificuldade que as pessoas têm hoje de mergulhar em textos longos. O levantamento examinou, durante cinco anos, o comportamento dos visitantes de dois populares sites de pesquisa – da Biblioteca Britânica e de um consórcio de instituições de ensino – que dão acesso a jornais, e-books e outras fontes de informa-ção. Descobriram que os usuários exibem um comportamento ligeiro e inconstante. Lêem no máximo uma ou duas páginas de um artigo ou de um livro antes de trocar de site. Alguns arquivam textos longos, mas raramente voltam a consultá-los. “Fica evidente que os usuários não lêem no sentido tradicional”, dizem os autores do estudo. “É uma nova forma de leitura. Navegam por títulos, sumários e resumos de textos. Parece que estão online apenas para evitar uma leitura no sentido tradicional.” A mesma superficialidade parece contaminar a academia, segundo estudo recente do sociólogo James Evans, da Universida-de de Chicago. Apesar de ter à sua disposição uma quantidade cada vez maior de versões online de publicações científicas, os pesquisadores tendem a pesquisar na internet um número reduzido de artigos – os mais comentados entre os colegas, ignorando todo o restante. “A pesquisa científica online acelera o consenso”, diz Evans. É um comportamento bem diferente daquele exibido por pesquisadores de outras eras, que gastavam um tempo enorme fuçando trabalhos em bibliotecas e que, pela própria natureza da consulta, esbarravam em trabalhos de diferentes campos do conhecimento, que, ao final, acabavam sendo citados nos seus estudos. A repercussão do artigo de Carr foi imediata. Em seu blog, o escritor Evan Ratliff, colaborador da revista The New Yorker e do jornal The New York Times, disse que o uso incessante da internet provavelmente afeta também a nossa memória, uma vez que não temos mais a necessidade de lembrar daquilo que está facilmente à nossa disposição no universo virtual. O que não é, ne-cessariamente, negativo. São circuitos neurológicos que podem ser empregados em outras atividades. Muitos apontam um pessimismo exagerado em Carr. O jornalista Kevin Kelly, editor da revista Wired, afirma em seu blog que, se o nosso desempenho intelectual cai quando estamos fora da rede, melhora quando estamos online. “Será que não ficamos mais idiotas quando estamos fora do Google, mas mais espertos quando estamos no Google? É muito provável que sim”, diz. Para Danny Hillis, escritor e consultor da IBM e da Hewlett-Packard, o autor de The Big Switch erra ao apontar o culpado. “O dilúvio que está nos afogando é o do excesso de informação”, afirma. Para ele, o Google e outros instrumentos da internet apenas nos ajudam a sobreviver em meio ao enorme fluxo de dados da sociedade contemporânea. Fonte: Época Negócios Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Espero que alguém leia até o final. :rolleyes: hauhauaua Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Eu li, costumo ler as coisas que inicio, e nao me inclui no resultado desta pesquisa Acho que tudo é relativo e depende de cada um se vao ou nao ler livros, uma paixao minha, so no mes passado li uns 5 diferentes, so nao leio mais porque trabalho, ainda bem que tenho um ehehe Agora logico que leio o que acho interessante, nao iria pegar um livro de algo que tenho aversao e ler e isso vale para a internet tambem Talvez seja esta a conclusao do trabalho do cara e ele interpretou errado, os textos pesquisados nao seguravam a concentração das pessoas porque nao era o que buscavam e por isso mudavam de site, assim como ja comecei e nao terminei alguns livros porque o conteudo nao era bem o que dizia a contra-capa Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Pow neste caso este estudioso levou em relação que determinadas pessoas não conseguem ler livros como antes, mais ele não aborta o tanto de pessoas que começaram a ler mais devido o acesso a internet... eu particulamente não gostava de pegar um livro para ler, pois sinceramente não via uma vantagem em ler um livro e gastar meu tempo... agora com a internet é um prazer eu perder longas horas navegando... lendo... escrevendo... Portanto, a internet com certeza trouxe muito mais gente para a leitura do que tirou leitores de lerem livros... é ai que esta a grande segredo... []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Patrique acho que voce nao pode generalizar assim nao A internet mais atrapalhou do que ajudou em relação a pratica da leitura, principalmente pela quantidade de coisa errada que tem nela, diferentemente de livros Se voce nunca conseguia ler um livro tem algum problema com isso pois ler é muito prazeroso, aqui sou eu que nao devo generalizar E navegar nao necessariamente é um bom habito de leitura pois como foi falado esta quase tudo fragmentado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Outubro 3, 2008 Quantas pessoas não deixam de ler um livro (o que é exigido em escola, vestibular, etc) e lêem apenas o resumo para fazer às provas e/ou apresentar trabalhos? Já vi muito isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 a preocupação maior do escritor "Nicholas Carr" deve ser a baixa na venda de livros Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 Provavelmente, e a associação com o Google foi só para ter uma repercussão maior. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 O google foi so um exemplo Ele quis dizer buscadores Mas eu nao concordo com ele como disse anteriormente e nao concordo com o outro que disse e o google nos faz melhores Cada um faz as suas escolhas, eu gosto de ler livros e muito e navego tambem Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 O que eu quiz dizer é que a internet com certeza trouxe muitos mais pessoas para a leitura do que certamente livros trariam, de forma alguma disse que o google nos faz pessoas melhores, disse sim q a internet contribui para que pessoas leiam mais. Este pesquisador relatou em seu "relatório" que a internet tem tirado muito leitores acíduos de livros, pois os mesmos já não conseguem ler mais que 2 páginas de um livro, pois certamente acham mais agradável ler textos em sites. Ele não abortou que muitas pessoas que não liam praticamente nada, começaram a ler devido a internet e é ai que está a grande vantagem, para mim não importa se a pessoa está lendo um livro ou está lendo pela internet, ele ira filtrar informações da mesma maneira... não existe está história de que ler um livro torna a pessoa mais culta do que se a mesma lesse pela internet. Ao ler o resumo deste pesquisador eu tenho a impressão de que ele vê na internet uma vilã, mais na minha opinião não é isto que está acontecendo, a internet traz muitas vantagens que certamente os livros não trariam. Citaram que os textos pela internet estão muitos fragmentados, mais este fragmentarismo pode existir até em livros de leitura... não é porque se trata de um livro que o mesmo não pode ser considerado fragmentado. A internet na minha opinião é praticamente uma mistura de jornais, revista, livros.... tudo o que você quiser saber basta procurar que facilmente achará. Bom, esta é a minha opinião. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 Mas uma coisa que ele falou é certa... a maioria ler os textos superficialmente por acharem que quando precisar de novo estarão lá no mesmo lugar. Não se lê um livro batendo papo no msn, ou ouvindo músicas, ou parando para ver o vídeo que deixou carregando ou até mesmo abrindo um outro site que tem relação com o assunto que está lendo. Normalmente quando você ler um livro é praticamente um momento de concentração. Na Internet você não encontra isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 4, 2008 Exatamente este o ponto, quem le na internet as vezes nao le nada Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Outubro 5, 2008 Bom este é o futuro, e assim como tudo na vida nosso cérebro vai se acostumando com o upgrade de nossas vidas, esta é a nova era e sinceramente daqui a uns anos certamente livros serão coisas de museu. Nosso cérebro com certeza se acostuma a guardar informações deste jeito, seja acessando msn, ouvindo música, assistindo vídeos.... não importa, de uma forma ou de outra as informações serão armazenadas. E sinceramente em relação a isto ninguém poderá fazer nada, pois daqui para frente certamente este é o caminho. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Outubro 5, 2008 Me desculpa discordar de voce mas livros nunca serão coisas de museu, pelo menos nao no proximo seculo Minha opniao Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ted k' 126 Denunciar post Postado Outubro 5, 2008 hargoniado, nem conseguir ler até o terceiro parágrafo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hgb7 3 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 Isso é verdade, o uso exagerado gera preguiça de ler até peuqenos textos e, diminui a capacidade de decorar e aprender novas coisas... mas eu uso... confesso... :( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 no filme "Wall E" aborda esse tipo de assunto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Outubro 7, 2008 Espero que alguém leia até o final. :rolleyes: hauhauaua Bem, tive que ler para comentar ne? rrsrsrsrs Eu li, costumo ler as coisas que inicio, e nao me inclui no resultado desta pesquisa Acho que tudo é relativo e depende de cada um se vao ou nao ler livros, uma paixao minha, so no mes passado li uns 5 diferentes, so nao leio mais porque trabalho, ainda bem que tenho um ehehe Agora logico que leio o que acho interessante, nao iria pegar um livro de algo que tenho aversao e ler e isso vale para a internet tambem Talvez seja esta a conclusao do trabalho do cara e ele interpretou errado, os textos pesquisados nao seguravam a concentração das pessoas porque nao era o que buscavam e por isso mudavam de site, assim como ja comecei e nao terminei alguns livros porque o conteudo nao era bem o que dizia a contra-capa Mário, queria ter pego gosto pela leitura bem como você cara. É notório que os que leêm, escrevem melhor, falam melhor, se expressam melhor, são muito inteligenetes e de quebra escrevem bem! Me refiro ao um grande mestre do iMasters né? ^^ http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Pow neste caso este estudioso levou em relação que determinadas pessoas não conseguem ler livros como antes, mais ele não aborta o tanto de pessoas que começaram a ler mais devido o acesso a internet... eu particulamente não gostava de pegar um livro para ler, pois sinceramente não via uma vantagem em ler um livro e gastar meu tempo... agora com a internet é um prazer eu perder longas horas navegando... lendo... escrevendo... Portanto, a internet com certeza trouxe muito mais gente para a leitura do que tirou leitores de lerem livros... é ai que esta a grande segredo... []'s Concordo, eu mesmo era um zero a esquerda. Depois da net o que li de e-books tecnicos nao esta no gibi. Muitos em ingles fazendo com que eu melhorasse um pouco na leitura nesta lingua. Agora tem o lado negativo tb que é mais por preguiça e isso é de cada um. Patrique acho que voce nao pode generalizar assim nao A internet mais atrapalhou do que ajudou em relação a pratica da leitura, principalmente pela quantidade de coisa errada que tem nela, diferentemente de livros Se voce nunca conseguia ler um livro tem algum problema com isso pois ler é muito prazeroso, aqui sou eu que nao devo generalizar E navegar nao necessariamente é um bom habito de leitura pois como foi falado esta quase tudo fragmentado Quantas pessoas não deixam de ler um livro (o que é exigido em escola, vestibular, etc) e lêem apenas o resumo para fazer às provas e/ou apresentar trabalhos? Já vi muito isso. Mais uma vez concordo Mario. Sabe o dificil pra mim cara? Sempre foi achar que livros todos eram de coisas que eu nao gostava e estou inteiramente enganado. Como na net tem coisas que DETESTO tem coisas que sou apaixonado. Se eu fosse mais um pouquinnho atento eu acharia livros de meu gosto. Mas ja era... a preocupação maior do escritor "Nicholas Carr" deve ser a baixa na venda de livros UAhuHAUUAUA Hinom e suas conspirações! rsrsr Provavelmente, e a associação com o Google foi só para ter uma repercussão maior. Olha o Haragorn entrando na pilha... "vaii frodooooo" O google foi so um exemplo Ele quis dizer buscadores Mas eu nao concordo com ele como disse anteriormente e nao concordo com o outro que disse e o google nos faz melhores Cada um faz as suas escolhas, eu gosto de ler livros e muito e navego tambem E muito tmabém... rsrsrs só nao sei de onde sai tanto tempo! kkkkkk O que eu quiz dizer é que a internet com certeza trouxe muitos mais pessoas para a leitura do que certamente livros trariam, de forma alguma disse que o google nos faz pessoas melhores, disse sim q a internet contribui para que pessoas leiam mais. Este pesquisador relatou em seu "relatório" que a internet tem tirado muito leitores acíduos de livros, pois os mesmos já não conseguem ler mais que 2 páginas de um livro, pois certamente acham mais agradável ler textos em sites. Ele não abortou que muitas pessoas que não liam praticamente nada, começaram a ler devido a internet e é ai que está a grande vantagem, para mim não importa se a pessoa está lendo um livro ou está lendo pela internet, ele ira filtrar informações da mesma maneira... não existe está história de que ler um livro torna a pessoa mais culta do que se a mesma lesse pela internet. Ao ler o resumo deste pesquisador eu tenho a impressão de que ele vê na internet uma vilã, mais na minha opinião não é isto que está acontecendo, a internet traz muitas vantagens que certamente os livros não trariam. Citaram que os textos pela internet estão muitos fragmentados, mais este fragmentarismo pode existir até em livros de leitura... não é porque se trata de um livro que o mesmo não pode ser considerado fragmentado. A internet na minha opinião é praticamente uma mistura de jornais, revista, livros.... tudo o que você quiser saber basta procurar que facilmente achará. Bom, esta é a minha opinião. não existe está história de que ler um livro torna a pessoa mais culta do que se a mesma lesse pela internet. essa eu precisei copiar e colar.... como?! Amigo, leia livros de qualidade e verá a GRANDE, digo MONSTRUOSA diferença entre um livro e foruns, e-books(grande maioria), vou nem contar CHAT e MSN ne, ou pode incluir? Mas uma coisa que ele falou é certa... a maioria ler os textos superficialmente por acharem que quando precisar de novo estarão lá no mesmo lugar. Não se lê um livro batendo papo no msn, ou ouvindo músicas, ou parando para ver o vídeo que deixou carregando ou até mesmo abrindo um outro site que tem relação com o assunto que está lendo. Normalmente quando você ler um livro é praticamente um momento de concentração. Na Internet você não encontra isso. Ahhh sim sim... Concentração acho que é o ponto chave de uma leitura, mas convenhamos... onde sentar e ler hoje em dia com tanto barulho, automóvel, britadeira, cachorro latindo, filho berrando, mãe mais ainda, pai(eu) danod uns tabefe... chegando visita, atendeno telefone, MSN, e nhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa chegaaaaaaaaa ne!?? Exatamente este o ponto, quem le na internet as vezes nao le nada Isso é verdade. Mais uma vez, óh grande Mestre! Bom este é o futuro, e assim como tudo na vida nosso cérebro vai se acostumando com o upgrade de nossas vidas, esta é a nova era e sinceramente daqui a uns anos certamente livros serão coisas de museu. Nosso cérebro com certeza se acostuma a guardar informações deste jeito, seja acessando msn, ouvindo música, assistindo vídeos.... não importa, de uma forma ou de outra as informações serão armazenadas. E sinceramente em relação a isto ninguém poderá fazer nada, pois daqui para frente certamente este é o caminho. Me desculpa discordar de voce mas livros nunca serão coisas de museu, pelo menos nao no proximo seculo Minha opniao SIm, não há como mudar esse rumo, mas ai mesmo meu caro que quem dominar a lingua será mais valorizado ainda. Quero mesmo que esse mundo chegue bem rápido, pois pretendo estudar a ligua portuguesa, ler bem mais(ou melhor ler algo) para não ser "mais um" nesse futuro ou sei lá, presente mundo! Isso é verdade, o uso exagerado gera preguiça de ler até peuqenos textos e, diminui a capacidade de decorar e aprender novas coisas... mas eu uso... confesso... :( Usar nao vejo problema, o problema está na forma, na mentalidade de quem o usa. no filme "Wall E" aborda esse tipo de assunto. Não vi ainda este filme. Resumo geral, captamos a ideia do Sr. Carr porém não lemos todo seu estudo e julgar sua obra seria uma grave infração em meu ponto de vista. Mas acho que no fim gerou uma ótima discussão saldável mais uma vez. Abraços a todos e que em nossas mentes se abram mais e mais para a leitura de um bom livro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites