Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pablo RD

Grupo de Estudos: Blending Modes.

Recommended Posts

Versão: Acima de 7.0 de preferência

Módulo: Blending Modes.

Instrutor: JohwMatos (Johnatan Matos)

Pré-Requisitos: Básico de Photoshop

 

 

----

 

JohwMatos:

 

A parte de Blending, além de Blending Modes, será feito estudo sobre Blending Options também. Mas um de cada vez, primeiramente o Blending Modes!

 

----

 

Blending Modes

 

 

O Photoshop oferece a capacidade de "misturar" cores a partir de uma camada (ou da cor aplicada por uma ferramenta) com a abaixo dela.

 

Muitas ferramentas, como a maioria dos pincéis, assim como os blending options, possibilitam essa "mistura" de cores.

 

Quando se está mexendo com camadas, apenas a camada onde você modificar os blend mode será alterada, a que está abaixo dela servirá como "base" para a mistura. Deste modo, dependendo da cor da sua "base", diferente será os eu resultado final; como mecher com tinta guache, se você jogar o azul em cima do vermelho, o resultado será roxo, mas se jogar o mesmo azul em cima do amarelo, o resultado será outro, verde.

 

Na mudança do blend mode, todos os pixels da sua camada sofrem alteração, a não ser em alguns momentos onde nada é alterado, isso ocorre devido as cores da camada inferior e do tipo de "blendagem" que você pretende.

 

 

 

Os Blending modes podem ser encontrados na janela das Layers (Camadas), Window > Layers (Janela > Camadas)

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

 

 

 

_________________________

 

 

 

Para uma melhor compreensão, dou um exemplo da imagem utilizando a cor Imagem Postada#e4620b abaixo da camada; e outro exemplo da imagem com uma camada duplicada abaixo, respectivamente ( em alguns casos um dos métodos foi omitido por não sofrer alteração com o mesmo

 

 

[Das informações que seguem, as com letra normal, em preto, foram retiradas diretamente do guia de ajuda on-line de Photoshop da Adobe e traduzidos por Luiz Felipe de Freitas, com algumas modificações feitas por mim. As demais foram escritas por mim]

 

 

 

 

São eles...

 

 

 

 

Os modos independentes

 

 

 

 

Normal - Normal

 

Esse é o modo padrão, não haverá mudanças na camada, e as cores não se modificarão (o modo Normal é chamado de Limiar quando se trabalha em imagens bitmaps ou de cores indexadas).

 

Imagem Postada

 

 

Dissolve - Dissolver

 

A cor resultante é uma substituição aleatória dos pixels pela cor básica ou de mesclagem, dependendo da opacidade na localização de qualquer pixel.

 

Imagem Postada

(opacidade 75%)

Há dois modos, que também são independentes, mas não estão habilitados para as camadas, apenas para ferramentas de pintura, como Brush, Pencil e Paint Bucket ( Pincél, Lápis e Lata de Tinta). São eles:

 

 

Behind - Atrás

 

Serve para se fazer uma pintura "atrás" dos elementos da camada a qual você está mechendo. Caso tenha um elemento com transparência na camada, com o "Behind" não será possível desenhar por detrás deste elemento, ou seja, o "atrás" não seria exatamente um atrás, mas sim nas partes não utilizadas (transparentes) da camada.

 

Imagem Postada

 

 

Clear - Apagar

 

Funciona como uma borracha, porém com a Paint Bucket Tool (lata de tinta), há uma funcionalidade a mais, pois ela faz um dos trabalhos da varinha, que seria apagar uma determinada cor, ou seja, clicando numa cor, será apagada a cor e as de tons parecidos em torno dela.

 

Imagem Postada

 

 

 

Os modos de escurecimento

 

 

 

 

Darken - Escurecer

 

Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais escura) como cor resultante.

Os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituidos e os mais escuros não são alterados.

 

Imagem Postada

 

 

Multiply - Multiplicação

 

Examina as informações de cor em cada canal e multiplica a cor básica pela cor de mesclagem.

A cor resultante é sempre a mais escura. Multiplicar qualquer cor por preto produz a cor preta, já se multiplicar qualquer uma cor por branco, nenhuma alteração é sofrida.

Ao pintar com uma cor que não seja preto ou branco, as pinceladas sucessivas de uma ferramenta de pintura produzem cores progressivamente mais escuras.

O efeito é semelhante ao de se desenhar na imagem com vários marca-textos.

 

Imagem Postada

 

 

Color Burn - Superexposição de Cores

 

Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o contraste. Se for mesclado com branco, não haverá alteração.

 

Imagem Postada

 

 

Linear Burn - Superexposição Linear

 

Examina as informações de cor em cada canal e escurece a cor básica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o brilho. Se for mesclado com branco, não haverá alteração.

 

http://img510.imageshack.us/img510/6366/linearburnci5.jpg

 

 

 

Os modos de iluminação

 

 

 

 

Lighten - Clarear

 

Examina as informações de cor em cada canal e seleciona a cor básica ou de mesclagem (a que for mais clara) como cor resultante.

Os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.

 

http://img338.imageshack.us/img338/1784/lightendp1.jpg

 

 

Screen - Divisão

 

Examina as informações de cor em cada canal e multiplica o inverso das cores de mesclagem básica. A cor resultante é sempre mais clara.

Dividir por preto não altera a cor. Dividir pro branco produz a cor branca.

O efeito é semelhante a projetar vários slides fotográficos, um sobre o outro.

 

http://img510.imageshack.us/img510/3043/screenye8.jpg

 

 

Color Dodge - Subexposição de Cores

 

Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, diminuindo o contraste. Mesclar com preto não produz alterações.

 

http://img509.imageshack.us/img509/9770/colordodgero9.jpg

 

 

Linear Dodge - Subexposição Linear

 

Examina as informações de cor em cada canal e clareia a cor básica para refletir a cor de mesclagem, aumentando o brilho.

Mesclar com preto não produz alterações.

 

http://img183.imageshack.us/img183/3168/lineardodgerx1.jpg

 

 

Os modos de luz ou de contraste

 

 

 

 

Overlay - Sobrepor

 

Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor básica. Padrões ou cores se sobrepõem aos pixels existentes, preservando os realces e as sombras da cor básica. A cor básica não é substituida e sim misturada com a cor de mesclagem, para refletir a luminosidade ou a sombra da cor original.Seu resultado ira depender da camada inferior

 

http://img72.imageshack.us/img72/9448/overlayot1.jpg

 

 

Soft Light - Luz Suave

 

Escurece ou clareia as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot difusa.

Se a cor de mesclagem (origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido subexposta.

Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida como se tivesse sido superexposta.

A pintura com preto ou branco puro produz uma área mais escura ou mais clara, de forma distinta, mas não resultará em preto ou branco puro.

 

http://img408.imageshack.us/img408/7632/softlightpx1.jpg

 

 

Hard Light - Luz Direta

 

Multiplica ou divide as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao de iluminar a imagem com uma luz de spot direta.

Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem ficará mais clara, como se tivesse sido dividida. Isso é importante ao adicionar realces a uma imagem.

Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida, como se tivesse sido multiplicada.

Isso é importante ao adicionar sombras a uma imagem. Pintar como preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.

 

http://img407.imageshack.us/img407/7273/hardlightht4.jpg

 

 

Vivid Light - Luz Brilhante

 

Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o contraste, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pela diminuição do contraste.

Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pelo aumento de contraste.

 

http://img72.imageshack.us/img72/3008/vividlightwn2.jpg

 

 

Linear Light - Luz Linear

 

Superexpõe ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o brilho, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, a imagem será clareada pelo aumento de brilho.

Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, a imagem será escurecida pela diminuição de brilho.

 

http://img72.imageshack.us/img72/4152/linearlightgx0.jpg

 

 

Pin Light - Luz do Pino

 

Substitui as cores, dependendo da cor de mesclagem.

Se a cor de mesclagem ( origem da luz) for mais clara que 50% cinza, os pixels mais escuros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.

Se a cor de mesclagem for mais escura que 50% cinza, os pixels mais claros que a cor de mesclagem são substituídos e os mais escuros não são alterados.

Isso é importante ao adicionar efeitos especiais a uma imagem.

 

http://img143.imageshack.us/img143/8787/pinlightgx2.jpg

 

 

 

Os modos invertidos ou comparativos

 

 

 

 

Difference - Diferença

 

Examina as informações de cor em cada canal e subtrai a cor de mesclagem da cor básica ou a cor básica da cor de mesclagem, dependendo de qual tiver brilho maior.

Mesclar com branco inverte os valores da cor básica, enquanto mesclar com preto não produz alterações.

 

http://img508.imageshack.us/img508/5150/differencezy6.jpg

 

 

Exclusion - Exclusão

 

Cria um efeito semelhante, mas de menor contranste que o do modo Diferença.

Mesclar com branco inverte os valores da cor básica. Mesclar com preto não produz alterações.

 

http://img509.imageshack.us/img509/8271/exclusionbb5.jpg

 

 

Os modos HSL (MSL)

 

 

 

 

Hue - Matiz

 

Cria uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor básica e com a matiz da cor de mesclagem.

 

http://img243.imageshack.us/img243/5196/huero4.jpg

 

 

Saturation - Saturação

 

Cria uma cor resultante com a luminosidade e a matiz da cor básica e com a saturação da cor de mesclagem.

Pintar com esse modo em uma área com saturação zero ( cinza) não produz nenhuma alteração.

 

http://img143.imageshack.us/img143/1574/saturationwe0.jpg

 

 

Color - Cor

 

Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor básica e com a matiz e a saturação da cor de mesclagem.

Isso preserva os níveis de cinza na imagem e é útil para colorir imagens monocromáticas e pintar imagens coloridas.

 

http://img89.imageshack.us/img89/2313/colortz2.jpg

 

 

Luminosity - Luminosidade

 

Cria uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor básica e com a luminosidade da cor de mesclagem.

Esse modo cria um efeito inverso ao efeito de modo Cor.

 

http://img143.imageshack.us/img143/9959/luminosityno3.jpg

 

 

 

 

 

É isso ai pessoal!

 

 

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huhuh tá ficando ótimo o material pessoal, já andei dando uma olhada com o Johw, nível alto mesmo, aguardem! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pronto galera! Concluída a parte de Blending Modes!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem na bíblia do PS é tao bem detalhado. PARABENS!!

 

 

O Problema é que os Blens só se aprendem fuçando e MUITO cada um deles. Essa seria minha dica.

 

 

Abraços e show de bola novamente, alto nivel!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, vim aqui para parabenizar o trabalho de vocês, realmente muito bom!

Sou um iniciante no PS, entrei em cursinho e tal, mas é na internet, pesquisando, lendo e praticando, que eu aprendi praticamente tudo o que eu sei hoje. Não é muito, mas dá pra se virar no básico. :lol:

 

Vi esse tópico e resolvi entrar nesse forum. Continuem o trabalho do vocês, só tem a melhorar! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, é isso ae Xcoi, que bom que você gostou do material cara, vá praticando que logo você pega as manhas.

 

E seja bem vindo ao fórum, no que precisar pode contar comigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber sobre color channel, por exemplo, ... se o valor da cor da layer selecionada for menos ou seja menor que 128...

 

onde posso estudar sobre ??????????????????????????????

 

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber sobre color channel, por exemplo, ... se o valor da cor da layer selecionada for menos ou seja menor que 128...

 

onde posso estudar sobre ??????????????????????????????

 

obrigado

nao entendi sua dúvida. Poderia ser mais claro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, não havia visto isso daqui...

 

Assim como o pantoja, não me foi clara a sua dúvida... Poderia explicar qual o problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber sobre color channel, por exemplo, ... se o valor da cor da layer selecionada for menos ou seja menor que 128...

 

onde posso estudar sobre ??????????????????????????????

 

obrigado

nao entendi sua dúvida. Poderia ser mais claro?

 

no color chanel RGB, os valores das cores vão de 0 a 255, num sei, mas são valores em bits, certo???? errado????????

 

gostaria de material para estudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom esse tutorial...

mas eu n consegui aplicar os efeitos na imagem

pode me ajudar

eu duplico a camada da imagem e depois?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom esse tutorial...

mas eu n consegui aplicar os efeitos na imagem

pode me ajudar

eu duplico a camada da imagem e depois?

Duplique a layer da imagem e depois vá alterando o Blend Mode da layer sobreposta. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, como dito pelo amigo Progress, a aba dos blends modes estão especificadas no tutorial onde ficam...

 

 

________________________

"

 

Os Blending modes podem ser encontrados na janela das Layers (Camadas), Window > Layers (Janela > Camadas)

 

Imagem Postada

 

 

Imagem Postada

 

"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.