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david

pela mor...

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de deus alguem poderia me passar uma lista de termos e palavras usadas no mundo do 3D... m explicar o que é um bezier, gizmo, um bump isso é o que? uma listinha de, um dicionariozinho 3d... valeu :blink:

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de deus alguem poderia me passar uma lista de termos e palavras usadas no mundo do 3D... m explicar o que é um bezier, gizmo, um bump isso é o que? uma listinha de, um dicionariozinho 3d... valeu :blink:

Significado das principais palavras em CG Alpha Alpha é o nome dado ao quarto canal da imagem, nem todas as imagens aceitam esse quarto canal, a mais usada para isso é TGA, os canais normais são R da cor vermelha, G da cor verde e B da cor azul, com o canal A da cor Alpha, a imagem é acrescida de um arquivo (não visível) em tons de cinza que indicam o grau de opacidade (trânsparência) de determinados pontos da imagem, isso é muito útil em composição de vídeo, e denominamos esse tipo de imagem como RGBA. No trabalho com imagens impressas se usa TIF que também permite guardar o canal Alpha, este formato é melhor com o padrão CMYK usado pelos sistemas de impressão. Anti-AliasAnti-Aliasing é um filtro Pixel a Pixel que é aplicado na imagem enquando é renderizada. Imagens criadas em 3D no computador são calculadas Pixel a Pixel, isto faz que fiquem nítidas de mais, e faz as bordas do objeto ficarem serrilhadas (alias) devido a perfeição fora da realidade na geração da imagem. O Anti-Alias filtra estes pixeis mesclando com os que estão a sua volta deixando a imagem com um aspecto mais suave e mais fotográfico. Bezier É o nome dado a linhas que seus vértices são controlados por hastes que permitem alterar a curvatura do segmento de linha que estão entre eles, é o sistema mais comum usado em desenho vetorial. Caustics Efeito gerado pela luz quando reflete ou refrata por um material fazendo convergir os seus raios para um mesmo ponto tornando-o bem intenso e luminoso. Cv Cv é vértice, assim como os vértices de uma linha ou de um Mesh, tem esse nome porque são vértices que controlam curvas e superficies Nurbs, eles tem propriedades especiais assim como as de qualquer objeto Nurbs, podem ou não estar contido na Surface. Depth of Field Efeito gerado por uma câmera real quando foca um objeto deixando todo o resto da imagem fora de foco atraindo a atenção do telespectador para o objeto em foco. Edição não-linear Este nome é dado para edição de vídeo feita em computadores com programas de edição, isso porque no computador podemos cortar e colar trechos de filme no meio de outros de maneira totalmente aleatória, por isso o nome não-linear, quando era feito esse trabalho em mesas e ilhas de edição mais antigas os trechos de filme tinham que ser inseridos na ordem em que ficariam no filme final, portanto linearmente. Gizmo Nome dado a um objeto 3D que tem como propriedade receber um efeito, este objeto não aparece no Render, apenas o efeito nele contido, pode também estar contido dentro de um objeto que será renderizado, mas modificado pelo efeito contido no Gizmo, se usa Gizmo por exemplo para mapear uma textura, para criar efeitos atmosféricos e muitos modificadores usam Gizmo para aplicar a modificação a um objeto. Mapa de Textura São imagens coloridas ou em tons de cinza que usamos em canais de Materiais para poder criar o efeito desejado. Os Mapas de Texturas são uma parte do material, por exemplo, a cor de madeira é marrom, mas o Mapa de Textura de madeira é uma imagem com vários tons de marrom e com desenhos característicos, ou seja, uma foto de madeira, mas só a foto não cria o material, pois ainda falta definir reflexo, relevo, brilho, realce, opacidade entre outros, as fotos usadas são os Mapas de Textura, e o conjunto de todas as configurações é o Material. Material Material é um conjunto de configurações e Mapas de Textura feitos para criar uma determinada "pintura" que vai atribuir ao objeto pintado as características de um objeto real, como brilho, realce, refração, reflexão, entre outros. Mesh Mesh é o tipo de superficie tridimensional criada por vértices e faces 3D triangulares planas, quanto mais detalhe tiver o objeto, mais faces 3D planas precisamos para conseguir dar a forma desejada a ele. É um sistema de modelagem muito bom que permite modelar qualquer tipo de objeto com perfeição, mas sem precisão técnica. Modifiers / Modificadores São comandos usados para transformar uma malha 3D, a peculhariedade de muitos destes comandos é que eles alteram as posições originais dos vértices dessa malha para poder atingir a forma desejada, assim não atua em um objeto com poucos vértices, outros não fazem uso dos vértices devido a natureza da sua ação não ser de deformação, por exemplo o UVW Map. Motion Blur Efeito que é criado no filme de uma câmera real quando um objeto passa com muita velocidade em frente a ela. Este efeito de arrasto característico acontece porque o obturador da câmera abre e fecha para capturar a imagem bem mais lentamente do que o objeto que está passando em frente, assim enquanto o obturador está aberto ele captura o mesmo objeto várias vezes em posições diferentes devido a sua velocidade gerando este "defeito" que torna muito mais real cenas que precisam deste recurso. Nurbs Nurbs (Non-Uniform Rational B-Spline) é uma nova tecnologia de modelagem onde não se usam faces poligonais, o modelo é criado por superficies que recobrem linhas de contrução do objeto, neste sistema de modelagem as faces 3D podem ser curvas, permitindo assim um alto grau de perfeição e controle sobre a modelagem, este sistema permite também a modelagem técnica de alta precisão. Omni Este é o nome dado a um tipo de luz usada nos programas 3D que projeta raios luminosos em todas as direções. Patch Este é um tipo de Malha poligonal ( Mesh ) que tem seus vértices controlados por pontos Bezier, permitindo que você altere a curvatura desta malha movendo as hastes destes pontos Bezier, são mais difíceis de serem editadas, mas podem e devem serem transformados em Mesh depois que estiverem no formato desejado, pois uma malha Patch tem muito mais informação que um Mesh, deixando o arquivo pesado e ruim de trabalhar. A partir do Max 3 o sistema Patch guanhou um nova utilidade que facilita muito a modelagem neste formato, é o Modify Surface que gera a malha Patch sobre linhas de contrução, o que antes era feito na "mão". Photons Partículas de luz emitidas por um ponto luminoso, usado para calcular efeitos de luz em cenas 3D como Global Illumination e Caustics. Pixel Pixel é a menor unidade de imagem, ou seja, é uma célula da imagem. Um monitor seja de TV ou de PC é composto de diversos pontinhos que são usados para criar a imagem na tela, essa é a menor parte da imagem, não tem como ter uma imagem de meio pixel. Se aproximar bem os olhos na tela poderá ver os pontinhos, ou mesmo se ampliar bem uma imagem no PhotoShop chega uma hora que começa a ver os "quadradinhos" da imagem, cada um deles está com a cor, cada um é um Pixel, mas como foi aumentado pode ser visto bem nitidamente. Monitores e televisores aceitam no máximo 72 pixeis em uma polegada quadrada ( 2.54cm² ), em impressão é comum usar 300 pixeis por polegada quadrada já que o papel aceita mais resolução. Plug-in São pequenos programas que só rodam se instalados dentro do programa para o qual foi criado e atribui novas funções a esse programa, ou optimiza funções já existentes, alguns são extremamente complexos, podendo custar quase o preço do próprio programa. Radiosity e GI (Global Illumination) É o nome dado ao efeito de reflexão da luz pelas superfícies, este efeito permite que o espéctro de luz refletida sobre um objeto ajude a iluminar a cena como se fosse um outro ponto luminoso de intensidade bem mais fraca, possibilita a criação de imagens muito mais realistas principalmente em vistas de interiores e projetos arquitetônicos. Radiosity e GI (Global Illumination) são a mesma coisa só que a forma de calcular e gerar o efeito é bem diferente, por isso o nome é diferente. Ray Trace É o nome dado a um tipo de sistema de renderização de imagens 3D, esse sistema utiliza de traçamento de raios a partir do ponto de luz, o raio é emitido a partir do ponto luminoso até encontrar um objeto, depois continua até encontrar outro objeto, assim pode calcular a posição das sombras, reflexos e refrações, é o sistema mais usado até agora para gerar imagens foto-realísticas, só traçando raios que se pode criar as sombras, reflexos e refrações de uma cena 3D. Render, Renderização, Renderizar Estes nomes se referem a transformação de um arquivo tridimensional em um arquivo de imagem que pode ser visto por todos na tela de qualquer computador, impresso, ou gravado em video. Por exemplo: se você quiser mostrar a um amigo o seu quarto, ou você leva ele até lá, ou tira uma foto que representa o ambiente tridimensional do seu quarto em uma imagem 2D no papel, da mesma forma acontece no computador, você pode criar um abiente tridimensional, mas depois gera a imagem realista, com sombras, luzes e reflexos para que possa ser visualizada por você e por outros. Script São sequências gravadas de comandos para que depois possam ser reproduzidos apenas rodando o Script, com conhecimento de programação o usuário pode criar Scripts bem complexos assemelhando-se a um plug-in, a partir do Max 4 o Script ficou visual. Shape Shape é o nome dado a um traço fechado bi ou tridimensional composto apenas por linhas. Spline Spline é um tipo de linha em que você pode controlar a sua forma movendo seus vértices mesmo depois da linha pronta. Surface Surface é o nome dado a superficies geradas por malha Nurbs, identicamente a superfícies geradas por malha Mesh, mas no caso de superficies Nurbs elas são suaves em seus contornos, são baseadas em curvas préviamente contruídas e tem propriedades especiais como todo objeto Nurbs. Textura Textura é o nome dado a uma das partes de um material, o nome correto é Mapa de Textura, ou seja, uma imagem que será mapeada na superfície de um objeto, essa imagem serve para dar maior realidade aos Materiais, não necessáriamente é uma imagem colorida, pois podem ser usados mapas de textura em vários canais, e não apenas na "pintura", por exemplo pode ser usado para gerar reflexo, opacidade, saliência, refração, entre outros. Transformadores São comandos que usamos para transformar algumas propriedades de objetos, como posição, rotação, e escala, os transformadores não alteram a posição dos vértices da malha e sim o objeto como um todo, Vertex Nome dado aos pontos que controlam curvas e superfícies Mesh, não tem tantas opções de controle como os vértices de curvas e superfícies Nurbs (CVs), as opções para Vertex são geralmente Smooth, Bezier, Bezier Corner e Corner, é a posição dos Vertex que determina a forma do objeto 3D. Viewport Nome dado as janelas de visualização que programas de computação gráfica tridimensional abrem para o usuário fazer o trabalho, normalmente são quatro, uma da vista de cima, outra da vista de frente, outra com a vista de lado, e uma com a vista do objeto em perspectiva. www.tresd1.com.br - www.3d1.com.br B) B) B)

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