Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael C Bueno

Faixas de preços ou caracteristicas

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, gostaria de saber como posso fazer um algoritmo q traga as faixas de precos ou características do produto buscado???

exemplo da busca de carros no buscapé aparece

até 20.000,00

de 20.000,00 a 40.00,00

de 40.000,00 a 60.00,00

de 60.000,00 a 80.00,00

de 80.000,00 a 100.00,00

acima de 100.000,00

já na busca de motos não aparece as faixas, aliás várias outras buscas não aparece faixas

exemplo da busca de monitores no walmart aparece

Até R$ 599,90 (19)

De R$ 600,00 até R$ 899,90 (16)

Acima de R$ 900,00 (6)

ou faixas de caracteristica ex:

TELA

* 15" (3)

* 15,6" (1)

* 17" (4)

* 19" (4)

* Acima de 19" (5)

O analista daqui do meu trampo disse pra mim fazer um método q retorne esses faixas através de um algoritmo, ciente q não ha cadastro dessas faixas,

pensei q os kras do buscapé poderiam fazer da seguinte forma

ex na busca de carros

pegar o carro de valor mais alto(no caso 1.000.000,00) e dividir por 6 assim ficaria como abaixo, q não eh uma boa partição e se fosse um caracteristicas?

até 166.000,00

de 166.000,00 a 332.00,00

de 332.000,00 a 498.00,00

de 498.000,00 a 664.00,00

de 664.000,00 a 885.00,00

de 885.000,00 a 996.00,00

acima de 996.000,00

será q um algoritmo daria certo nesse caso? ou cadastrar as faixas para caracteristicas e precos separadamente ?

Atenciosamente Rafael Bueno.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi sua questão, você quer saber como pesquisar no banco com SQL ?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Creio que o que você queira seja fazer algumas categorias.

Na questão de preços, você deve ver no banco qual é o produto mais barato e o mais caro, após isso faça valores intermediarios.

Sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi sua questão, você quer saber como pesquisar no banco com SQL ?

então gostaria de saber se os caras que fizeram o e-commerce do walmart, amerinanas, buscapé cadastram essas faixas de características

como ex

Monitores:

TELA

* até 15

* de 15,6 a 17

* de 19 a 20

* Acima de 20

ou essas faixas eh gerada com um algoritmo como o Kimura sugeriu sem precisar criar uma tabela no banco ex: caracteristicas_faixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas características são propriedades, por exemplo:

id   tela   peso
1   128	1.2
2   320	2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Creio que o que você queira seja fazer algumas categorias.

Na questão de preços, você deve ver no banco qual é o produto mais barato e o mais caro, após isso faça valores intermediarios.

Sucesso.

mais então as categorias já tenho, ai se eu pegar o carro inserido na categoria automoveis de valor mais alto (no caso 1.000.000,00) e dividir por 6 ficaria como abaixo, q não eh uma boa partição.

até 166.000,00

de 166.000,00 a 332.00,00

de 332.000,00 a 498.00,00

de 498.000,00 a 664.00,00

de 664.000,00 a 885.00,00

de 885.000,00 a 996.00,00

acima de 996.000,00

ou na hora de buscar a categoria passar um limite, substituir 1.000.000,00 pela variável vinda por parâmetro (100.000,00) no caso, ai depois de fazer as divisões essas faixas ficariam divididas melhor(com valores menor), não com valores tão alto como estava

mais ainda acho q não seria a melhor forma pq se eu for buscar 10 caracteristicas pra mesma categoria ai eu teria q montar um array com as configuração para cada característica muito melhor se não tivesse parametros né? mais alguma sugestão???

Compartilhar este post

Link para o post

Essas características são propriedades, por exemplo:

id   tela   peso
1   128	1.2
2   320	2

produto_id   caracteristica_id   valor
1				 1			14
2				 1			15
3				 1			15,5
4				 1			17
5				 1			14
6				 2			Alta
7				 2			Baixa
8				 2			Média
9				 2			Alta
10					 2			Baixa

nesse caso característica 1 seria o tamanho do monitor e 2 seria temperatura

será q seria uma boa fazer um algoritmo nessa estrutura ? o analista aqui no trampo diz q sim, mais eu por enquanto acho q não,

preciso da ajuda de vcs.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Me parece o mais correto, pelo menos está normal.

Compartilhar este post

Link para o post

bom a estrutura tah normal né, agora imagina um método q se você não passar nenhum parâmetro ele traz todas caracteristica, o parametro a passar eh os ids das características que você queira q retorne no array junto as faixas.

como meu script vai saber montar as faixas de acordo com a caracteristica, se a caracteristica for cor não tem como montar essas faixas não é?

a não ser que o script verifique os valores das características se eh inteiro ? ai soh monta as faixas se for inteiro, será que ficaria bom?

ha e o script teria q dividir as faixas corretamente de acordo com cada caracteristica

tipo se for tamanho de monitor, as faixas não poderiam aparecer os tamanhos q não existem, ex:

ate 13

de 14 até 16

de 17 até 19

de 20 até 22

mais que 23

andei percebendo tbem que essas faixas são padronizadas de acordo com a categoria. logo essas faixas provavelmente são configurações salvas em tabelas a parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só, eu acredito que as faixas de exibição de produtos em lojas como as que você citou não são determinadas da maneira que você disse, que era pegar o menor valor cadastrado no banco, por exemplo, e ir adicionando um número X. Eu acho que deve existir um mínimo (por exemplo, sabemos que existem monitores de 14", não são mais comercializados como novos, mas vamos ter como exemplo apenas).

Aí, na loja virtual, eu criaria da seguinte forma:

1) Monitores de 14" e 15"

2) Monitores de 17" e 19"

3) Monitires acima de 20"

Então, não necessariamente terá algum produto cadastrado para Monitor de 14", mas se algum dia existir, a regra já está criada, eu não precisaria criar uma nova só para poder abranger estes monitores...

Será que era isso mesmo que você queria saber ou eu viajei demais na Hellman's? :mellow: (rsrsrs)

Outro exemplo, no caso de carros, você pode criar categorias assim:

1) Até R$ 5000,00

2) De R$ 5001,00 a R$ 8000,00

3) De R$ 8001,00 a R$ 11000,00

etc.

Percebe? Não necessariamente existirão produtos em todas as categorias, mas o SQL do banco estará sempre pronto, independente se existem registros no Banco que casem com aquela condição ou não. Se existir, beleza, ele retorna, se não, simplesmente não retorna...

Bom, espero que de alguma forma eu possa ter ajudado. Se não era nada disso que você precisava, me desculpe...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Se você criar categorias ficara mais complicado para atualizar, imagine milhares de produtos?

O melhor, eu acho, é criar estas faixas automaticamente e criar parametros que vão modelando estas faixas. É algo trabalhoso, mas que economizará tempo.

No caso dos valores, você aproxima para inteiros. No caso do monitor você coloca uma condição para nivelar pelo mais recente, mais buscado, maior estoque.

Compartilhar este post

Link para o post

parâmetros? então para cada produto eu teria que ter um parâmetro diferente né, nesse caso seria melhor cadastrar esses parâmetros não seria? para cada categoria um limite de preço, para gerar as faixas baseado nesse limite seria isso? ou to falando asnera...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.