Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pablo RD

Sidebar do Vista no Windows XP

Recommended Posts

Um dos recursos mais legais do Windows Vista, seja em termos de usabilidade, quanto de estética (deskmod), é a Windows Sidebar, uma barra que fica na lateral direita do desktop, e que abriga diversos gadgets, espécies de mini-aplicativos. Há alguns programas que a introduzem no Windows XP, porém, nenhum fica tão legal quanto a sidebar nativa do Vista. Felizmente, descobriu-se um método de usar esta no XP, o qual será explicado agora.

 

As dicas e passos deste tutorial foram publicados, originalmente, no blog Espaço Vazio. Fica aqui registrado o crédito, e também meu agradecimento ao Hugo, que autorizou a produção deste artigo em cima daquele sem problema algum.

 

Arquivos necessários

 

A primeira coisa a se fazer é baixar os arquivos necessários. Há três versões, uma para o Windows XP brasileiro, outra para o português, e uma última para o inglês.

 

A senha para descompactar os arquivos é “deskmod.com.brsidebar” (sem aspas).

 

Instalação

 

Terminado o download, extraia os arquivos. São duas pastas (VAIO e Windows Sidebar), e três arquivos (Manual.txt, MVC++.exe e Run.cmd).

 

Execute o arquivo Run.cmd. Durante a instalação, uma janela surgirá pedindo uma CD-Key do Windows Vista RC2, que a Microsoft distribuía gratuitamente até algum tempo atrás. Ela não é necessária; a única conseqüência de não colocá-la é que, eventualmente, um ou outro gadget pode não funcionar. Se você tiver uma CD-Key, use-a; caso contrário, clique no botão Skip para pular esta parte.

 

Agora, reinicie o PC.

 

Criando uma variável de ambiente

 

Entre nas propriedades do sistema (botão direito no Meu Computador, Propriedades; ou WinKey + Pause/break), e em seguida, clique na aba Avançado. Nela, clique no botão Variáveis de ambiente.

 

Na janela que surge, na parte superior dela (Variáveis de usuário para [nome da conta]), clique no botão Nova.

 

Imagem Postada

 

Na janelinha que surge, escreva VAIO no campo Nome da variável, e C:\VAIO no campo Valor da variável. Assim:

 

Imagem Postada

 

Ok em todas as janelas, e reinicie o computador novamente.

 

Abrindo a sidebar!

 

Abra a pasta C:\Arquivos de Programas\Windows Sidebar\. Clique com o botão direito no arquivo sidebar.exe, e no menu de contexto, clique em Patch and Run Vista executable…

 

Imagem Postada

 

Aguarde um momento, e a sidebar surgirá.

 

Ainda na mesma pasta, localize o arquivo sbdrop.dll. Clique com o botão direito nele, e no menu de contexto, clique em Patch Vista library… Repita a operação com o arquivo wlsrvc.dll.

 

Imagem Postada

 

Sua Windows Sidebar está funcionando!

 

Imagem Postada

 

Windows Sidebar transparente

 

O próximo passo é deixar o fundo da sidebar transparente. Para tal, é necessário fechar completamente a Windows Sidebar. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone que se encontra na bandeja, e em seguida, clique em Exit.

 

Imagem Postada

 

Agora, volte à pasta da Windows Sidebar, localize o arquivo sidebar_clear.exe, clique com o botão direito nele, e no menu de contexto, clique em Patch and Run Vista executable…

 

Imagem Postada

 

Acrescentando gadgets

 

Para acrescentar novos gadgets à Windows Sidebar, clique no botão +, que se encontra no topo da barra. Uma janela, contendo vários gadgets, surgirá.

 

Imagem Postada

 

Para adicioná-los à sidebar, arraste os gadgets até ela. Vale citar que, a exemplo do que ocorre no Windows Vista, é possível mover os gadgets para o desktop, de modo que eles fiquem “flutuando” na tela. É só arrastá-los da sidebar para o desktop.

 

Imagem Postada

 

No canto inferior da janela há o link Get more gadgets online, que o leva a este site, onde é possível baixar novos gadgets. A instalação deles, porém, merece um tópico à parte.

 

Instalando novos gadgets

 

A instalação de novos gadgets é meio complicada. Usarei, como exemplo, o joguinho Feed the Snake!.

 

Baixe o arquivo (FeedTheSnake.gadget). Vá à pasta C:\Arquivos de Programas\Windows Sidebar\Gadgets\, e nela, crie uma pasta cujo nome seja FeedTheSnake.gadget. Agora, renomeie o arquivo para FeedTheSnake.zip, e extraia seu conteúdo na pasta que acabamos de criar. Abra o gerenciador de gadgets, e ele estará lá!

 

http://www.winajuda.ig.com.br/wp-content/u...novo-gadget.jpg

 

Desinstalação

 

É mais simples que instalar, felizmente. Antes de tudo, feche completamente a Windows Sidebar, clicando com o botão direito no ícone correspondente na bandeja, e indo em Exit. Agora, vá à pasta C:\Arquivos de Programas\, e apague a pasta Windows Sidebar. Apague também a pasta C:\VAIO, criada durante a instalação.

 

Por fim, volte às propriedades do sistema, entre na aba Avançado, e clique no botão Variáveis de ambiente. Lá, selecione o item VAIO, e apague-o, clicando no botão Excluir.

 

Imagem Postada

 

Para finalizar, reinicie o computador.

 

Finalizando

 

Espero que gostem do artigo! Qualquer coisa, utilizem os comentários, ok?

 

Até a próxima!

 

FONTE.

 

Lembrando que a Sidebar acima, é oficial, por isso sua instalação e desinstalação são tão complicados...

Se quiser pode baixar uma Sidebar 'comercial': http://baixaki.ig.com.br/download/Vista-Sidebar.htm

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom Felix

 

Se tiver um tempo testarei aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show Felix!

d+++++++++++++

É muito útil esse tipo de informação. Assim que der, eu também irei testar.

Parabéns. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Continue com esse show bola e aguardaremos ansiosamente novos tutos.

Para qual e-mail é deve ser enviado o manual?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.