Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Software nacional entende sons dos animais

Recommended Posts

Software nacional entende sons dos animais

Daniela Moreira, de INFO Online

Segunda-feira, 27 de outubro de 2008 - 13h10

 

SÃO PAULO - Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) criaram um software que interpreta os sons emitidos por porcos, aves e bovinos.

 

O grupo da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp levou cerca de quatro anos para desenvolver o programa, que permite avaliar se os animais estão com frio, fome, medo ou frustração.

 

Segundo Daniella Jorge de Moura, coordenadora do projeto, o objetivo é garantir a qualidade da carne, que é influenciada pelo bem-estar dos animais. “Há uma preocupação dos países importadores em garantir isso”, explica ela.

 

“Já utilizamos diversas técnicas, como análise de imagens e identificação eletrônica. Esta é mais recente”, explica a pesquisadora. “Percebemos que os produtores conseguiam identificar se os pintinhos tinham frio pela maneira que eles piavam”, conta Moura.

 

A equipe optou por trabalhar com suínos para desenvolver o software. “Os suínos têm a maior variedade de sons entre os animais que trabalhamos”, justifica ela.

 

A equipe coletou sons de mais de 100 animais de diferentes idades, em diferentes contextos. Com a biblioteca em mãos, Wagner Tomé Silva, mestre em Engenharia Agrícola pela Unicamp, desenvolveu o programa de vocalização.

 

Munidos de um laptop com microfone e o software instalado, os produtores podem avaliar o bem-estar da sua criação e aprimorar a qualidade da carne produzida.

 

O software foi desenvolvido para suínos, mas já foi adaptado para bovinos e aves. Os pesquisadores devem trabalhar com parcerias para comercializar o produto. Os abatedouros são os principais clientes potenciais.

 

Segundo Daniella, o software pode ser adaptado a animais domésticos, se houver demanda do segmento. A pesquisa é chefiada pela professora Irenilza de Alencar Naas e conta com recursos do CNPq.

 

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infone...27102008-23.shl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é verdade mesmo

 

muito bom este lance surgir por aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomara que isso venha a ter uma utidade verdadeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.