Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elton Pereira

[Resolvido] Date_Format

Recommended Posts

Galera eu tenho um formulário com os seguintes dados : Nome , Data , Hora. No Banco de dados eu definir o campo Data do tipo DATE até aí tá tranquilo ....

Bom agora eu tenho o ok.php que envia esses dados p/ o BD, que seria um INSERT mas a formatação do campo Data do tipo date no meu BD é 0000/00/00 "ANO,MES,DIA" CERTO ? POIS É ...

AGORA EU PERGUNTO PRA VOCÊS COMO POSSO TA FAZENDO NA HORA DE INSERIR O CAMPO DATA ELE IR NA FORMATAÇÃO CERTA ? PQ SE Ñ EU VOU TER QUE DIGITAR PRIMEIRO O ANO DEPOIS O MES E EIN SEGUIDA O DIA , fui claro ? Postar o INSERT que fiiz mas tá dando erro :(

<?php

include "conexao.php";

$nome_x = strtoupper($_POST['nome']);

$data_x = $_POST['data'];

$hora_x = $_POST['hora'];

$insere = "INSERT INTO tb_cliente (nome,data,hora) VALUES ('$nome_x','date_format($data_x,'%d/%m/%Y') as data','$hora_x')";

$q = mysql_query($insere) or die("Nao foi possivel efetuar a consulta - erro:" .mysql_error());

echo "Cadastrado com Sucesso";

?>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos lá Elton,

normalmente o banco grava o valor tipo date desta forma( 0000-00-00 ), não como você disse( 0000/00/00 ).

se você estiver usando esta maneira esta errado.

a segunda possibilidade. Você pode criar uma função para converter este tipo de informação data.

Exemplo:

function dataBD( $data ){

list ($mes, $dia, $ano) = split ('[/.-]', $data);

return $ano .'-'. $mes .'-'. $dia;

}

é uma possibilidade. espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão realmente o banco grava 0000-00-00 mas eu quero quando eu inserir o campo data + ou - esse código ae que fiz

$insere = "INSERT INTO tb_cliente (nome,data,hora) VALUES ('$nome_x','date_format($data_x,'%d/%m/%Y') as data','$hora_x')";

COMO POSSO TA FAZENDO ???

Compartilhar este post

Link para o post

beleza

vamos analisar, o tipo da coluna data no seu banco é date?

se for, ai você vai ter que usar o formato americano, pois este tipo só pode ser utilizado no formato americano.

caso contrário, você vai ter que alterar o tipo para varchar, ai sim você pode trabalhar a data da forma que você desejar.

qualquer dulvida estamos ai

Compartilhar este post

Link para o post

Tua dificuldade é na hora do usuário digitar a data certo ? porque ao invés de digitar, você não colocar o campo como desabilitado para edição, e em seu value você imprime a data atual, exemplo:

<input type="text" name="data" readonly="readonly" value="<?php print date('Y-m-d');?>">

ai ele fará a inserção correta, depois para trazer a data para o padrão brasileiro, utilize o date format.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Alaerte mas no meu caso seria um sisteminha que o médico vai ta Agendando a data e o horário entendeu ???

Galerinha vlw pela força essa função str_to_date DEU CERTO ... VLW BERALDO E A TODOS !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.