Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 30, 2008 Assim, só gostaria de saber como fasso pro delphi verificar se o item que vou excluir esta relacionado com uma outra table e poder avisar o Usuario que primeiro ele deve excluir a relação para depois excluir o item em si. Desde já Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Outubro 30, 2008 O delphi não tem como adivinhar se o item X da tabela A tem relacionamentos pendentes com uma tabela B... o certo seria você criar uma rotina que verifica se existe algum registro pendente e dependendo do retorno dela você inibe ou exclui o registro. Algo do tipo... Function TForm1.TestaDependencia(CodItem : Integer):Boolean; begin Result := False; Query1.Sql.Clear; Query1.Sql.Add('SELECT COUNT(*) FROM TABELA B WHERE CODITEMA = ' + intToStr(CodItem)); Query1.Open; If not Query1.IsEmpty then Result := True; //Tem dependência end; Ai no seu código você poderia por algo do tipo... If not TestaDependencia(Item) then begin <comandos pra excluir> end else showmessage('Item não pode ser excluido.'); Ps.: Não testei os códigos acima, pode ter algum erro de escrita. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Crimson 0 Denunciar post Postado Outubro 30, 2008 Obrigado pela mão, vou tentar implementar. EDIT: Apareceu esse erro: An error ocurred while attempting to initialize the Borland Database Engine (Erro $2108); Alguma Idéia do que possa ser? E aproveitando a linha, pode ser que tenha utilizado errado o TQuery, alguem poderia me dizer como utilizo ele, no que eu conecto pra ele saber que banco eu acesso. Vlws Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites