Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

xanburzum

Malware diminui segundo Microsoft

Recommended Posts

Relatório semestral da empresa aponta tendência de queda nos vírus e similares

 

O Security Intelligence Report, a Microsoft aponta uma tendência de declínio nos ataques de malware. Conforme a empresa, o número de vulnerabilidades, no período de janeiro a junho deste ano, caiu 4% em comparação com o segundo semestre do ano passado; e também recuou 19% em relação ao mesmo período de 2007.

 

Para a Microsoft, o recuo do malware se deve a alguns fatores, com destaque para o aperfeiçoamento das ferramentas de detecção.

 

A análise da Microsoft mostra ainda que houve um crescimento das vulnerabilidades de baixo risco. Uma constatação interessante: a proporção de falhas em sistemas operacionais também está em declínio. No primeiro semestre deste ano, mais de 90% delas afetavam aplicativos, e não sistemas.

 

O idioma mais destacado em ataques baseados em browsers foi o chinês, com 47% dos casos, seguido pelo inglês, com 23% dos incidentes.

 

O malware no Brasil

 

 

No final do relatório — um documento de 150 páginas —, a Microsoft faz análises específicas para alguns países. No Brasil, a taxa de infecção cresceu 81,8% no primeiro semestre deste ano em relação ao segundo de 2007. O texto também indica que a principal ameaça por aqui foi o cavalo-de-tróia Win32/Bancos, que foi detectado em 1576% mais computadores do que no semestre anterior.

 

O Win32/Bancos, explica, “é uma família de cavalos-de-tróia que roubam as credenciais bancárias dos usuários, como o login da conta e a senha. Os cavalos-de-tróia Win32/Bancos são escritos em Visual Basic e a maioria de suas variantes têm como alvo os correntistas de bancos brasileiros”.

 

Na apreciação global, o relatório aponta que a taxa de infecção em países ou regiões em desenvolvimento tende a ser maior do que nos países/regiões mais ricos. Isso é compreensível, já que as áreas em expansão têm maior parcela de usuários novatos.

 

Se você quiser ler o Microsoft Security Intelligence Report – January through June 2008, completo, clique no link.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza o povo esta cada vez mais consciente dos perigos e tentando se previnir logico que é dificil 100 % em especial dos leigos mas ja esta melhorando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.