Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tatiane Dias

Hub ou Switch

Recommended Posts

Bom dia,

Eu comecei a trabalhar com rede a pouco tempo e não sei praticamente nada. Então gostaria de saber a opinião de vocês.

Na empresa onde trabalho nós temos 13 computadores em redes distribuidos da seguinte forma:

No hub(1) que o servidor está conectado temos mais 3 computadores e um hub(2)

Este hub(2) está distribuindo para mais 6 computadores e para mais um hub(3)

E este último hub(3) está distribuindo para mais 4 computadores.

Meu problema é o seguinte:

Nós vamos colocar mais 2 computadores em rede esta semana e meu chefe pediu para eu comprar mais um hub. Será que o hub seria a melhor opção?

Porque este hub novo ficaria contectado no hub(2).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Tatiane!

Esclarecendo a sua pergunta:

A diferenca basica entre um Hub e um Switch é que o switch é um Hub inteligente, por exemplo, uma das maquinas da rede solicita um pacote, no caso do Hub ele manda o mesmo pacote para todas as portas, no caso do Switch ele só manda pra porta que pediu.

Então a utilização de um switch só vale o investimento se tiver muito trafego na sua rede, caso contrario é gastar dinheiro a toa.

Como você está começando nessa área, sugiro que estude um pouco sobre topologias de rede, assim você terá uma noção melhor do que estou falando.

Abraço e boa sorte! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde... só complementando oq nosso amigo acima disse...

tipo, pq você nao coloca um switch só ligando todas as máquinas? esse monte de hub ligando um no outro fazendo cascatas, com o passar do tempo, da mta perda de pacote... e como nosso amigo disse, o switch é um hub inteligente, entao, compensa comprar um switch de 24 portas, por exemplo, e ligar todos em um só aparelho.... pode-se sugerir isso para seu chefe, capaz de você ainda fazer aqueeeele moral rsrsrsrs, se ele vir a entender que será a melhor opção para o caso...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Tatiane!

O ideal é que você use Switch, porque o preço dos Switch está bem em conta hoje, não vale a pena usar hub mais.

Se for comprar um novo, e o dinheiro estiver curto, compre um switch de 8 portas da 3Com de 1GB de velocidade, é barato. Ai você usa esse novo switch na ponta onde está o servidor, e o que estava lá nos micro novos.

Mas se puder gastar um pouco mais, o idel é comprar um switch de 24 portas como disse nosso amigo acima, mas precisa ver como anda sua fiação, pois provavelmente teria que puxar novos cabos até o no switch.

Outra solução é colocar três switch de 8 portas 3Com 1Gb, recomendo esse por ser barato e proporcionar maior velocidade na rede. Claro que as placas de rede precisam ser também de 1GB, mas os micro novos só estão vindo assim, então é bom pensar no futuro. Mesmo no switch de 24 portas, se for comprar, compre com 1GB.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.