Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wendelmachado

Programa para cobrança de condomínios

Recommended Posts

Olá, meu nome é Wendel e me formei este ano em tec. em informática pelo SENAC, no curso aprendemos programação em VB e banco de dados SQL 2000 e Access. Atualmente trabalho em uma empresa de cobrança de condomínios, e o patrão pediu para que eu desenvolvesse um programa para agilizar as coisas por aqui. Primeiramente vou explicar como fazemos a cobrança para uma melhor compreensão. Bom, após o prazo para pagamento com multa no banco, o recebimento é feito em nosso escritório e fazemos o seguinte cálculo:

Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / índice de origem * índice atual + 10% de honorários

O que pretendo fazer: desenvolver um programa que eu só tenha que selecionar em uma combo box o mês em aberto, assim, será preenchido automaticamente a % de juros ao mês o índice de origem (referente ao mês em aberto) e informar o valor final, realizando todo o cálculo acima. Caso não tenham entendido, por favor poste aqui que eu responderei, também estou pesquisando em anotações e apostilas que possuo, e caso eu consiga, também postarei a programação toda.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi é um programinha bem simplesinho mesmo, como se fosse uma calculadora específica para sua necessidade.

É só isso mesmo ou teria mais alguma coisa?

Não é difícil não, só te pedirei para detalhar melhor essa sua fórmula, colocando parenteses em lugares que devem ter (e com certeza tem), porque senão temos várias opções. Pode ser assim:

((Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / índice de origem) * índice atual) + 10% de honorários

Ou pode ser assim:

(Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / (índice de origem * índice atual + 10%)) de honorários

Ou pode ser assim:

(Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / índice de origem) * (índice atual + 10% de honorários)

E por ai vai.

E o que são índice atual e índice de origem?

Posta ai que a gente ajuda.

Abraços e bem vindo ao fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi é um programinha bem simplesinho mesmo, como se fosse uma calculadora específica para sua necessidade.

É só isso mesmo ou teria mais alguma coisa?

Não é difícil não, só te pedirei para detalhar melhor essa sua fórmula, colocando parenteses em lugares que devem ter (e com certeza tem), porque senão temos várias opções. Pode ser assim:

((Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / índice de origem) * índice atual) + 10% de honorários

Ou pode ser assim:

(Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / (índice de origem * índice atual + 10%)) de honorários

Ou pode ser assim:

(Valor nominal + 2% de multa + 1% de juros ao mês / índice de origem) * (índice atual + 10% de honorários)

E por ai vai.

E o que são índice atual e índice de origem?

Posta ai que a gente ajuda.

Abraços e bem vindo ao fórum.

Claudio vou simplificar. Por exemplo, supomos que o valor do condomínio da pessoa seja R$ 100,00 e ela tem até dia 10/12/2008 para pagamento no banco. Após esta data o banco não receberá mais, e o pagamento poderá ser efetuado somente em nosso escritório, quando a pessoa vem aqui efetuar o pagamento fazemos o seguinte cálculo:

do valor nominal (R$ 100,00) somamos 2% de multa por atraso + 1% de juros ao mês dividimos pelo índice de origem (índice de origem é um número disponibilizado pelo Governo Federal para correção de valores em atraso, cada mês tem seu índice) e multiplicamos pelo índice atual ( é o índice do mês que a pessoa virá pagar, o atual) e somamos 10% de nossos honorários

conseguiu entender ?

se sim, eu posto de novo falando o que pretendo com o programa, se não, eu explico novamente.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, deu para entender, nos exemplos que dei, a regra seria essa:

Posta ai então que te ajudamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, deu para entender, nos exemplos que dei, a regra seria essa:

Posta ai então que te ajudamos.

Exatamente, agora vou explicar como quero que seja a sua funcionalidade, seguinte:

será apenas um form, como de fosse uma calculadora "especial", no form haverá uma combobox para selecionar qual o mês/ano, ao selecionar esta opção em uma textbox deverá aparecer quanto de juros e o índice de origem em outra textbox, deverá ter uma caixa de texto para informar o valor nominal e um botão "CALCULE" que ao ser pressionado, mostre o valor final em uma caixa de texto. Seria fazer o que eu expliquei, tento o trabalho apenas de, quando eu selecionar um mês, apareça o valor correspondente a ele em uma textbox.

vou precisar tbm gerar um form para inserir novos índices, pois os mesmos modificam-se a cada mês, mas deixamos isso para depois, acredita que seja apenas usar um INSERT INTO "TABLE_NAME".

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá Wendel.

Para calcular a quantidade de juros, você precisará saber a quantidade de meses correto?

Existe uma função do vb que pode te auxiliar bem para achar a quantidade de meses: datediff

Entre nesse tópico que ele explica legal como utilizar.

Percebi que pretende utilizar um banco de dados para armazenar seus índices né. Irá utilizar somente para isso ou para mais alguma coisa? Se for só para isso, pode utilizar de outros meios, como armazenar em um arquivo .ini por exemplo.

Entre nesse link para ver como se trabalha com arquivos .ini, tanto para leitura quanto para gravação.

Vai postando ai conforme for conseguindo desenrolar alguma coisa que te ajudamos.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá Wendel.

Para calcular a quantidade de juros, você precisará saber a quantidade de meses correto?

Existe uma função do vb que pode te auxiliar bem para achar a quantidade de meses: datediff

Entre nesse tópico que ele explica legal como utilizar.

Percebi que pretende utilizar um banco de dados para armazenar seus índices né. Irá utilizar somente para isso ou para mais alguma coisa? Se for só para isso, pode utilizar de outros meios, como armazenar em um arquivo .ini por exemplo.

Entre nesse link para ver como se trabalha com arquivos .ini, tanto para leitura quanto para gravação.

Vai postando ai conforme for conseguindo desenrolar alguma coisa que te ajudamos.

Abraços...

Claudio, obrigado pela atenção vu dar uma lida no fds e tentar fazer algo... qualquer coisa eu posto aqui de volta..

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.