Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pensa

Vejam esse problema de JavaScript

Recommended Posts

Eu estou tentando fazer algo desse tipo:

function campo_branco(variavel){	if (variavel=="")	{  alert("Existem campos obrigatórios não preenchidos!");  variavel.focus();  return (false);	}}function checa_campos(){	return campo_branco(formulario.nome.value);	return campo_branco(formulario.email.value);}

Quando o usuário preencher um formulário com o nome dele e clicar em OK o form vai para validação "checa_campos" que chama outra função (a primeira).

Tudo funciona, se o usuário não preencher o nome ou e-mail vai aparecer a mensagem "Existem campos obrigatórios não preenchidos!", o problema é que mesmo assim o formulário é enviado logo depois que o usuário clica em OK na mensagem que deu.... me parece que o return (false) não funciona se não está diretamente na função do formulário....

alguém pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

até sei onde está o erro, mas você vai precisar mudar a estrutura para que o script não fique redundante.mostre o código html que contém o formulário

Compartilhar este post

Link para o post

E aeVocê também pode utilizar essa função<script language="JavaScript">function enviar(){ if ((document.form.nome.value == "")||(document.form.senha.value == "")){ alert("Os campos não podem estar em branco. "); } else { document.form.submit(); }}</script>nesse caso ele verifica a existência de dados apensa nos campos do formulário nome e senha, a vantagem é que você não precisa validar todo o formulário, apenas alguns campos que queira, mas a desvantagem é no caso de um formulário muito grande, pois deve informar os campos.Falow!!!

Compartilhar este post

Link para o post

E aeVocê também pode utilizar essa função<script language="JavaScript">function enviar(){ if ((document.form.nome.value == "")||(document.form.senha.value == "")){ alert("Os campos não podem estar em branco. "); } else { document.form.submit(); }}</script>nesse caso ele verifica a existência de dados apensa nos campos do formulário nome e senha, a vantagem é que você não precisa validar todo o formulário, apenas alguns campos que queira, mas a desvantagem é no caso de um formulário muito grande, pois deve informar os campos.Falow!!!

Mas é justamente isso que eu não quero fazer... minha vida inteira (hehehe) eu fiz funções para validar formulários cheias de "IFs" e "Elses", eu gostaria de fazer uma função onde a validação se o campo está preenchido ou não esteja fora da função de validação do formulário...Assim, na função de validação do formulário teria apenas um monte de chamadas para outra função levando uma variável... o código ficaria mais limpo e leve e facilitaria o trabalho do programador :-)Álguem tem um código que faça isso que eu disse acima? Não precisa corrigir ou continuar o código que eu dei, pode ser qualquer coisa desse tipo que falei.... uma função cheio de chamadas para outras funções, deixando a função principal menor e mais leve.

Compartilhar este post

Link para o post

tow ligado, você quer um código sem redundâncias e dinâmicoaqui mesmo no fórum você encontra, isso já foi bastante discutidoprocure "validar formulário" "validação formulário"enfim, vai fuçando aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.