Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Patrique

Taxista oferece laptop e vídeo aos passageiros

Recommended Posts

Taxista oferece laptop e vídeo aos passageiros

Por Fabiana Leal

O motorista Roner César Borges, 53 anos, transformou o seu táxi em um veículo high-tech. Além de ter GPS em 16 línguas, ele oferece notebook com webcam para os passageiros. Também filma passeios dos turistas e envia a eles os vídeos pelo computador ou pelo Correio. O serviço de telefonia, apesar de não ser oficialmente divulgado, está disponível para os passageiros que necessitam. Em breve, também será possível pagar a corrida com o cartão de débito.

Imagem Postada

Para ver mais imagens clique aqui!

Borges conta que a idéia de equipar o veículo com aparatos tecnológicos foi dele, mas o know-how foi do filho, que tem conhecimentos de informática. Para manter o serviço ao público, o taxista investe cerca de R$ 130 por mês. Esse valor deve baixar depois que pagar o modem.

"Pensei nisso para dar conforto ao passageiro. Nesta época em que a gente vive no mundo digital, lembrei que o passageiro dorme pensando digital e acorda digital. Então, também precisa estar em um táxi digital", afirma o taxista, que divide o carro com o filho. Borges trabalha das 13h às 22h e disse que faz de 28 a 30 corridas neste período.

O taxista, motorista há 25 anos, afirmou que o trânsito da capital gaúcha contribuiu para ele investir no "táxi high-tech". Ele diz que é raro as corridas durarem apenas 15 minutos. "Elas duram cerca de 30 minutos, pelo menos, dentro de Porto Alegre. Se for para fora da cidade, passa para uma hora. Nosso trânsito está muito pesado. As pessoas não sabem mais para onde olhar. Então tive a idéia de colocar o notebook. Hoje tem gente que diz: 'já chegou moço', ou ainda: 'Dá para esperar um pouquinho, porque estou terminando uma coisa'".

Acessos

Segundo o taxista, os passageiros costumam acessar durante o percurso sites de notícias, e-mail, Orkut e MSN. "Geralmente, quando (o passageiro) é de outro Estado, ele tem curiosidade para saber o que está acontecendo lá e aí busca sites de notícias."

Webcam

O uso da webcam durante a corrida não é tão freqüente, mas Borges lembra que um empresário uruguaio utilizou o serviço neste mês para falar com uma sócia e fechar um negócio. Foi durante um percurso de 30 minutos - entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o Hotel Arvoredo, na rua Fernando Machado, no centro de Porto Alegre.

"Eu ligo a webcam conforme o passageiro necessita. Ela é separada do notebook. A do aparelho era muito fraca e comprei uma de 1.3 megapixel para ter qualidade melhor", diz o motorista.

Com tantos equipamentos dentro do carro, Borges trabalha somente pela rádio ou com clientes fixos. "Não pego ninguém na rua."

Informação

Entre uma corrida e outra, Borges usa a Internet no táxi para se inteirar de assuntos do dia-a-dia. "Acesso para me informar sobre o trânsito e sobre eventos que o jornal não dá. Quando vejo que vai chegar alguém no aeroporto, já fico próximo, aí pego o passageiro e faço meu comercial. É uma exigência do ramo do comércio. Tem de estar ligado."

Filmagem

Há dois meses, Borges também oferece aos passageiros o serviço de filmagem. Durante os passeios com turistas, o taxista costuma fazer clipes. Ele não cobra pelo serviço extra, apenas pela corrida, que geralmente custa em torno de R$ 100.

"Comprei uma câmera digital e faço clipes com ela. Depois edito, coloco música e mando pelo Correio (o DVD para o turista). Ele paga o que está usando. Só vou cobrar dele o serviço do Correio", disse o taxista, que também oferece a possibilidade de o turista receber o material por e-mail. No entanto, ele frisou que não é sempre que pode enviar o material pelo correio eletrônico, pois não são todas as pessoas que têm espaço suficiente na caixa de entrada para receber vídeos, que costumam ser pesados.

Serviço de telefonia

Apesar de não fazer parte oficial do "serviço de bordo", Borges garantiu que empresta o celular para os passageiros. "Quando a pessoa quer, eu entrego. Ele é bastante usado. Uns ligam e eu pago a ligação. Outros ligam a cobrar."

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...assageiros.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow bacana, eu diria que é um taxista bem moderno.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

O cara foi inteligente, é que nem diz a frase "viu a necessidade, atenda" . veja que coisa interessante acredito que será assim no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

com esta modernidade so tende a crescer profisionalmente

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.