Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

espadahabil

Professor

Recommended Posts

Alguem pode me dar aula em PHP que to interessado só que os tutoriais daqui nao me ajudaram, se eu tivesse um contato via-msn para passar eercicios e etc eu ficaria agradecido :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá companheiro!

Parafraseando o velho ditado "programar e coçar e só começar". (risos)

Você acha quase tudo na net mesmo, existem bons e maus tutoriais mas, com todos eles se aprende alguma coisa.

Se você já conhece alguma coisa de outras linguagens isso ajuda um pouco mas, se você está começando do zero não

tem problema. Procure tutoriais mesmo aqueles ruinzinhos, vá no apostilando.com crie uma conta e baixe um tutorial, estude-o depois baixe outro e por aí vai.

Se você nunca mexeu com nenhum tipo de programação aconselho que começe por HTML, CSS e depois Javascript.

entenda o que é linguagem Client-Side e Server-Side o quê cada uma faz etc. Depois instale um servidor Apache junto

com o PHP e um banco de dados MySQL. e começe no PHP executando códigos simples, para depois ir sofisticando e mesclando essas linguagens todas.

O importante é você saber o quê é algoritimo, variáveis, estruturas de controle, funções, as formas de programar estruturada, orientada a objetos etc. (entender que uma não exclui a outra, apenas são maneiras diferentes de resolver o problema...). porque no mais é só aprender a sintaxe de uma linguagem e as funções prontas que ela disponibiliza que você estará apto a transitar livremente entre PHP e ASP por exemplo, escolhendo a que mais lhe agrada. Em todo caso

do HTML, CSS e Javascript você não tem como escapar e precisa dominá-los razoavelmente bem.

É mais ou menos isso aí, até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele está começando do zero,o mais recomendado não seria estudar lógica da programação?

E na minha opinião o mysql está longe de ser um db 'profissional',recomendo que começe com outros...mais profissionais (vão me meter bala por esse comentário,mas é minha opinião).

De resto suas sugestões foram excelentes.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas explique seu ponto de vista (assim evita que lhe mandem bala injustamente). <_<

Obs. O banco de dados desse Fórum é MySQL.

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando espadahabil para ler as regras do fórum, que não é permitido postar com todas as letras maiusculas.

http://forum.imasters.com.br/index.php?act=Help

Compartilhar este post

Link para o post

Reanalizando meu post,percebi que me expressei muito mal em relação ao banco de dados mysql...

Veja:

http://www.infowester.com/postgremysql.php

http://listas.postgresql.org.br/pipermail/...ary/006010.html

http://www.doufer.com.br/2007/01/12/mysql-x-postgresql/ - comentarios...

Espero através destes ter me expressado.E que banco de dados usar é seleção do programador,sabendo a SQL,no problem.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos!

Estamos falando da mesma coisa, veja:

O importante é você saber o quê é algoritimo...

Se ele está começando do zero,o mais recomendado não seria estudar lógica da programação?

Abaixo estão alguns trechos que corroboram isso.

"Segundo o dicionário Aurélio, a lógica é a “coerência de raciocínio, de

idéias”, ou ainda a “seqüência coerente, regular e necessária de acontecimentos,

de coisas”."

"LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Falar em Lógica de Programação significa apenas contextualizar a lógica

na programação de computadores, buscando a melhor seqüência de ações para

solucionar determinado problema.

Na programação de computadores, o nome dessa seqüência de ações é

Algoritmo que é, de maneira bem simples, a seqüência de passos ou ações para

atingir um objetivo."

Fonte: LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, 1ª Edição - Porto Alegre: SENAC-RS, 2003.

//---------------------------------------------------------------------------------------

"Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado

objetivo."

"Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um

problema."

"Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma

tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão

cabo de uma meta específica."

"No capítulo anterior vimos que ALGORITMO é uma seqüência lógica de instruções que

podem ser executadas."

Fonte: Paulo Sérgio de Moraes - Curso Básico de Lógica de Programação - Unicamp - Centro de Computação - DSC, 2000

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem é sabido que no Brasil há uma bagunça na área do aprendizado de programação.

No entanto, eu fui uma das vítimas do "auto"-aprendizado.

Já programo a PHP desde que inventaram a versão 4, não tive tempo de me estressar com a 3,

hoje joguei a versão 4 na gaveta e só uso a versão 5.

Gostaria de recomendar a você caro "espadahabil" que comece antes de mais nada estudando "PHP 5".

Ele simplifica um monte de coisas e elimina códigos enormes que deram nome à muitos programados pelos seus

enormes códigos, ou seja, "algoritimos" lógicos e bem criados.

Para se começar com PHP é facil.

Não precisa se preocupar com lógica de programação à principio, pois você vai começar a entedê-la com algumas semanas.

Normalmente, pilham o cara de métodos, e esquecem que a fluencia da programação vem com a boa prática da mesma.

Uma coisa legal, é você ser simples e aceitar que não vai poder fazer grandes coisas já de cara.

A principio use um instalador pronto caso use windows, tal como XAMPP ou WAMP, minhas recomendações.

E se usa linux, dá uma procurada rápida nos pacotes em adicionar/remover programas ou se informe como instalar o PHP+MYSQL+APACHE+PHPMYADMIN no Linux.

E quanto as apostilas prontas, realmente, elas são uma coisa de louco. Nem sei porque muitas existem!

Em relação ao banco de dados a ser usado, comece pelo MySQL sim, pois ele é mais facil tanto de se instalar como de se usar, você poderia usar qualquer outro, no entanto seus códigos iriam ficar muito limitados atualmente, a menos que você já saiba usar abstração de dados, que num é coisa óbvia de se fazer no inicio, visto que exigirá alguns conhecimentos diversos sobre SQL e sobre cada banco de dado suportado.

Abstração de banco de dados é em resumo o acesso à vários bancos de dado sem precisar modificar o código, ou seja, com o mesmo código, sem modificações, uso MySQL ou PostgreSQL com o mesmo codigo, sem precisar mudar nada.

Agora vou te dar uma dica que vale ouro viu:

A maioria dos códigos que você encontra na internet ou mesmo apostilas, foi um cara, que estudou um livro de um cara, ou copiou de outro cara.

Então lá vai a dica:

"Vá direto na fonte! Lá tem água pura e limpa!!!"

Como?

Faça uma busca no TISHOP por PHP, você vai encontrar livros bons e baratos!

Tem material desde R$ 14,00 até R$ 200,00 ou mais, mas é certamente um material profissional!!!

Sou leitor frequente de livros e já li muitos atualmente já li mais de 200 livros sobre PHP nacionais e internacionais,

e recomendo uma coisa antes de mais nada, o que serve tanto para livro, apostila, tutorial.

"Faça a leitura com calma, e repita os exemplos e testes com calma e prestando atenção no funcionamento, sempre tentando entender o que tá acontecendo no código".

Falou!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim que as coisas funcionam.

Você consegue aprender inglês ouvindo músicas, vendo filmes e pegando textos na internet. Se você fizer um curso, também aprenderá. Agora por qual caminho você aprende melhor e mais rápido?

Com certeza quando se tem vontade de aprender, você aprende mesmo que seja sozinho. Mas sozinho você vai levar mais tempo do que se fizesse cursos e com certeza não terá o mesmo conhecimento de quem fez.

Lógica de programação como já foi falado, não serve apenas para uma linguagem, você consegue aplicar em qualquer outra linguagem. Se você aprende PHP sozinho e futuramente quiser mudar para outra linguagem, provavelmente vai ficar perdido³. Lógica é importante para você entender o problema e está sempre buscando os melhores caminhos para resolvê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hargon, veja como se tem o costume de complicar as coisas,

se o cara nem aprendeu PHP ainda como ele vai mudar pra outra linguaguem?

Isto prova, que a lógica de programação não é um fator primário!

Recomendo usar bons livros e aprender o básico primeiro.

Como tudo começa com programação procedural mesmo,

veja uma lista de conteúdo para se aprender antes de se envolver com lógica de programação

- Sintaxe básica

- Tipos de dados

- Variáveis

- Contantes

- Expressões

- Operadores

- Estruturas de controles

- Funções

(aqui não entra nenhum conceito de bancos de dados ainda)

Meu olha que delícia seria estudar aqui nesta sequencia tratamentos de strings, números, array após isto!!!

Aprendido isto, entramos para o aprendizado de algoritmos e a Lógica de programação em si,

o que já leva o cara pra Programaçao Orientada à Objetos e Modelos de Programação.

Depois o cara aprende o avançado da linguagem e vira um ninja!

Agora se ele quiser começar pela lógica, a primeira coisa lógica é esta "desamino é um conjunto de fatores, tais como desanimo, confusão, raiva e indignação".

Compartilhar este post

Link para o post

se o cara nem aprendeu PHP ainda como ele vai mudar pra outra linguaguem?

Foi só um exemplo já pensando no futuro.

Você não aprende lógica de programação sem saber como se declara uma variável, quais o possíveis tipos de dados a ser utilizado, quais são os operadores, entre outras coisas. Mas depois que você aprende isso, fica mais fácil você passar para uma linguagem qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ser muito mais dificil ele aprender PHP sem saber lógica da programação,vai demorar mais e ser também mais exaustivo do que se soubesse lógica.

Além do fato de que os autores de livros/material sobre x linguagem,geralmente presumem que pelo menos um pouco de conhecimento de lógica o seu leitor vai ter.

Sobre aprender uma linguagem estrutural,e usar x e y tecnlogias,o legal é ele experimentar e estudar um pouco de tudo (parte do conhecimento que tenho em x linguagem,aprendi os conceitos em y linguagem por exemplo) e decidir ele mesmo o que na situação em que se encontra é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

class AprenderPHP

{

private $_faculdade = false;

protected $_curso = boolean;

public $_tutorial;

public $_ebook_torrent = array();

public $_metodo = null;

public function __toString()

{

return 'Escolha!';

}

}

$aprender = AprenderPHP();

echo $aprender;

Compartilhar este post

Link para o post

Olá companheiros, boa tarde.

Bem é sabido que no Brasil há uma bagunça na área do aprendizado de programação.

Não existe bagunça alguma. Frequentemente entro em sites e fóruns de língua inglesa, espanhola e italiana e

vejo que as dúvidas daquelas pessoas são exatamente as nossas. Ou seja em todo lugar há os que fazem

algum curso de graduação, por exemplo, e há também os que estudam por conta própria, através de todo recurso

disponível.

O que parece existir é um preconceito de brasileiros contra o próprio país, julgando que tudo lá fora é melhor

do que aqui. Bom, esquece, isso seria assunto para um outro tópico.

Se alguém tem a informática apenas como Hobby e não deseja ou não tem como "cursar uma faculdade" ou comprar

livros, quase sempre muito caros, o que ela tem a fazer é estudar por conta própria mesmo.

No entanto, eu fui uma das vítimas do "auto"-aprendizado.

Na minha concepção não existe ("auto"-aprendizado) pois, ninguém senta na frente de um computador e aguarda o

conhecimento brotar do nada em sua mente.

O autodidata é aquele que estuda sem auxílio de um professor mas, não quer dizer que ele não usa os mesmos recursos

materiais que um estudante normal usaria.

É claro que sendo autodidata, às vezes, é mais demorado e requer mais esforço e dedicação mas, não há perigo algum

desde que você siga algumas regras como por ex.:

- Seja interessado e disciplinado, estude durante umas quatro horas por dia.

- Não queira dar um passo maior que a perna...

- Não desanime diante as dificuldades mas, permita-se um descanso para retomar o entusiamo.

- Busque todo recurso que estiver disponível, livro, revista, apostila, tutorial, site, fórum, o auxílio de

algum amigo etc;

- Tenha sempre em mente que ninguém está totalmente certo ou errado, portanto busque e reflita sobre opiniões

a favor ou contra um determinado assunto, fique neutro e só tome partido, se preciso for, quando se sentir

suficientemente capaz;

- Todo material de estudo pode conter erros;

- Busque sempre materiais e softwares atualizados. Quando estiver estudando um material antigo não se esqueça de que

há coisas que podem estar em desuso, alguma desvantagem ou insuficiência pode ter sido corrigida em versões posteriores.

- Toda opinião expressa, geralmente, está contaminda por preconceitos, fanatismos, necessidades de auto-afirmação, interesses

comerciais etc.

- e por aí vai...

Quanto à LÓGICA, ela está em tudo. Ela não é e não pode ser um estudo à parte, ela é aprendida concomitantemete

às demais coisas.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai, só uma nota

Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.

O termo vem do grego autodídaktos. Que ou quem aprendeu ou aprende por si, sem auxílio de professores.

Pessoas autodidatas normalmente enfrentam alguma dificuldade no início de seu processo de aprendizado, por falta de um professor ou mestre. Para se tornar um bem-sucedido autodidata é necessário uma grande carga de leitura e pesquisa sobre o tema estudado, suprindo assim a ausência de um professor ou mestre.

Fonte wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Autodidata

Logo, autodidata é aquele que possui auto-aprendizado http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_mad.gif

E quanto à logica, eu já tive que corrigir trabalho de profissionais com graduação universitária porque

os caras complicavam tanto as coisas que não conseguiam achar respostas rápidas,

pois a cabeça estava cheia de conteúdo confuso.

Já vi programador em nivel avançado fazer cada perguntada que vocês nem imaginam!

E na maioria dos livros que li, em nenhum deles nos pré-requisitos solicitava conhecimentos de lógica de programação

para se "C O M E Ç A R" a programar em PHP.

De fato, certa vez eu me lembro de querer resolver um problema num forum que se baseava num conceito lógico,

que eu pessoalmente não conseguia entender pois a "I M P L E M E N T A Ç Ã O" usava uma lógica totalmente diferente

do PHP para o Javascript.

E o cara que respondia todos os tópicos de tal forum, criou um problema maior do que eu tinha.

Em resumo, acabei resolvendo a implementação sozinho com 16 linhas de código, enquanto o cidadão me passou uma solução com mais de 235 linhas.

É à isto que me refiro, pra quem tá "começando" a lógica pode prejudicar ao invés de ajudar!

Agora, vejam bem, se o espadahabil disse que os tutoriais daqui não estavam ajudando muito, quem sabe seriam aqueles conceitos chatos de lógica de programação/algoritimos que iriam melhorar? Duvido muito!

Por ai já se percebe que o caminho do aprendizado para ele não é este! Deve ser algo mais leve, mais objetivo e exemplificado!

E quanto aos programadores brasileiros, no Brasil existem com certeza grandes nomes no PHP e em outras linguagens, mas eles estão fechados no mundo deles, pois a realidade da informática no Brasil é muito restrita. Não existem comunidades como existem no exterior, e nisto temos que dar o braço a torcer, e ponto final pra eles.

No brasil, você não tem sequer incentivo para se fazer algo brasileiro, porque todos gostam de coisas prontas, e as internacionais são melhores, porque os caras de lá são melhores pelo que parece.

Para se ter uma ideia, eu fui tentar divulgar meu projeto num site PHP brasileiro, e só poderia divulgar se eu pagasse por isto, não entendi isto visto que o projeto é em PHP e usa licensa GPL.

Encerro por aqui meus comentários pois estou notando que não se está mais preocupado em ajudar mais o cara que só queria um professor no Messenger dele.

Eu não posso dar esta atenção a ele pois não tenho tempo nem pra respirar direito, mas se pudesse o faria, já fiz isto pra vários amigos.

Eu passei pra ele o método e visão no qual funcionou comigo e tudo já virou uma bagunça depois!

www.projetobrasis.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber porque os "moderadores" do forum não indicam tutoriais, cursos ou produtos imaster no forum duma vez

já que tem até um mini curso aqui no forum mesmo!

Não foi indicado nenhum tutorial por não sabermos o nível de conhecimento do membro na área de programação.

Eu passei pra ele o método e visão no qual funcionou comigo

Agora ele tem duas opções... vamos deixar que ele escolha a que melhor lhe convir.

tudo já virou uma bagunça depois!

Não virou bagunça. Você tem um ponto de vista e nós temos outro. Foi apenas uma discussão "sadia" onde não chegamos a um consenso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria saber porque os "moderadores" do forum não indicam tutoriais, cursos ou produtos imaster no forum duma vez

já que tem até um mini curso aqui no forum mesmo!

Não foi indicado nenhum tutorial por não sabermos o nível de conhecimento do membro na área de programação.

Eu passei pra ele o método e visão no qual funcionou comigo

Agora ele tem duas opções... vamos deixar que ele escolha a que melhor lhe convir.

tudo já virou uma bagunça depois!

Não virou bagunça. Você tem um ponto de vista e nós temos outro. Foi apenas uma discussão "sadia" onde não chegamos a um consenso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

O cara só queria um professor pra ele nada mais...

Ele já começou o post dizendo que os tutoriais do forum não ajudaram ele,

então já deu pra ver o nível dele,

eu percebi de cara qual é necessidade dele, e fui direto ao assunto!

Dá pra sacar qual o tipo de aprendizado que o cara precisa.

Se os tutoriais do forum não ajudaram, ele precisa começar com coisas simples!

Isto é uma "lógica"!!! Ou estou falando asneira? Eu já li muitos tutoriais e repito que tem uns que nem deveriam existir,

porque embora tenham conteudo relacionado com a materia não foram criados com uma tecnica de aprendizado,

o que diferencia um material bom de um ruim é isto.

Significado de confusão:

Confusão é o estado de uma pessoa que não consegue se concentrar corretamente, ou está realizando erroneamente os atos. Também é o termo utilizado para definir uma relação interpessoal caótica.

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Confusão

Em resumo, o tópico virou uma confusão pois não tem mais nada a ver com o pedido do amigo espadahabil,

que só queria um amigo no Messenger dele pra ensiná-lo pois ele encontrou alguma carencia ou dificuldade nos tutoriais do imaster ( http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif ).

Então façam o favor de ler melhor o post inicial http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_biggrin.gif e não ficar preso só nas respostas que vão surgindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aê galera... faz um tempo que não passo por aqui, mas tenho que voltar às minhas origens :P

O lance é o seguinte: Eu, quando aprendi PHP, no início foi meio que sozinho... tive ajuda de algumas pessoas e tal, mas não tive professor do meu lado. Só depois de algum tempo eu fui fazer um curso (que me deu uma visão bem diferente). Eu concordo com o Gilberto Albino no sentido de que a 'lógica de programação' atrapalha um pouco no início. Na verdade o que eu acho é que essa lógica não deve ser tomada como 'tarefa processadora' da próxima tarefa (que é aprender PHP). Acho que estudando bons livros você consegue aprender a linguagem sem precisar entender a lógica. Involuntariamente a lógica será inserida em seu conhecimento... é uma ação natural. PHP se baseia na lógica; se você está aprendendo PHP, a lógica também será aprendida. Essa é minha visão, e foi como aconteceu comigo...

Agora, hargon, acho que você está levando o papo muito para o lado pessoal com o Gilberto Albino. O espandahabil só queria um professor de PHP e você está direcionando o papo para os comentários do Gilberto. Você, como moderador, deveria ter a ética de se limitar ao assunto do post primário... e, se for o caso, abrir outro tópico para discutir sobre "O que se deve aprender primeiro para programar em PHP..." ou algo do tipo.

Acho que o objetivo principal desse tópico foi esquecido a partir do 7º comentário (que por acaso foi seu). vamos tentar nos fixar em ajudar o nosso camarada, que se vê em apuros com o PHP. Eu sei como é isso.... :/

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu não sou muito da área de programação, mas pelo pouco que sei, até nas faculdades relacionadas, como Sistemas de Informação, entre outras, você aprende a lógica de programação primeiro, para depois sim partir para determinadas linguagens de programação.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.