Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wanderson Regis Silva

Sem modo gráfico

Recommended Posts

tô tentanbto instalar o Fedora 10 no meu notebook novo mas tô tendo problemas com o modo gráfico, o grub inicia modo gráfico normal mas na hora de instalar o modo gráfico falha e inicia a instalação em modo texto, eu instalo e o sistema fica sem modo gráfico, mesmo dando startx (dá erro) ou startkde (eu instalei, mas diz q não tá instalado)...

alguma idéia?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, é... lembrei de um detalhe agora, o FC9 inicia o instalador em modo gráfico mas não dá pra instalar porque não reconhece o HD (e eu sou noob demais pra resolver isso...)

Fala Wanderson Regis Silva,

Uma vez tive um problema para instalar o linux num laptop dizendo que nao reconhecia o HD.....

O que eu fiz foi trocar de distribuicao.... usei o ubuntu se nao me engano....

Mais pelo que me parece você consegue instalar mais nao acessa o grafico.....

Coloca a msg de erro que aprece quando você tentar acessar o grafico.!

Abrcs

Compartilhar este post

Link para o post

1 - amigo tente postar o erro que aparece...

2 - qual o chipset desse notebook? ele tem placa de video ou usa video integrado? (por favor que não seja da SIS....)

3 - tente os comandos: xorgcfg -textmode ou xconfigurator

Compartilhar este post

Link para o post

Ou, mals ae a demora.... A mensagem de erro eh um pouco grande (até que grava num arquivo de log, mas num sei montar o pendrive pra copiar o arquivo, sou noob mesmo), mas diz no fim "No display device found".

E... o chipset é (infelizmente) da SiS mesmo, num tentei o comando q você disse mas vou tentar depois.

E eu acho estranho é porque o 9 consegue entrar em modo gráfico, mas o 10 (que deveria ter mais e não menos suporte) não consegue. Se eu trocar de distro, qual você recomenda? OpenSUSE, Debian... É que mesmo sabendo pouco, eu preciso de mais recursos que o Ubuntu pode me oferecer (pelo menos no pouco que eu mechi nele, parecia fraquinho).

Compartilhar este post

Link para o post

bom amigo tente os comandos que postei como xorgcfg -textmode ou xorgcfg --textmode

pela mensagem de erro é porque ele não conhece reconhecer o monitor. isso é bem comum nas distribuições linux estrangeiras mais novas quando você tem um lcd de 15 polegadas ou ainda tem um monitor crt.

o driver de video escoha o VESA pois se escolher o sis mirage a chance é de 8 em 10 de não funcionar bem... (maldita SIS)

no fundo linux é linux. da pra aprender bastante com o ubuntu ou com slackware ou gentoo. tudo depende de você se dispor a estudar e não ficar só usando o sistema. claro que não tem nada de errado em simplesmente usar o sistema para digitar textos e navegar no orkut. cada pessoa tem suas necessidades e gostos.

recomendo o opensuse, mandriva, fedora ou ubuntu para quem deseja um sistema mais amigavel

se deseja um pouco mais de desafio recomendo debian, zenwalk (versão mais amigavel do slackware) ou centos (revamp do redhat enterprize).

se quiser tostar os neuronios o slackware e o gentoo são a melhor escolha. mas se sobreviver neles consegue usar até BSD.

para aprender bem sem queimar o cérebro realmente recomendo:

www.zenwalk.org

www.debian.org

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra deixar vocês sabendo, tentei mais um pouco... configurei o compuador em rede com o meu outro e conecte na net (em modo texto mesmo), digitei:

yum install xorg-x11-drv-sis <ENTER>

e... disse que o driver já estava instalado, então fui procurar o xorg.conf e não achei, descobri depois que o Fedora 10 não usa mais ele, então tentei startx e startkde, que deram no mesmo: dá a mensagem que o "display" não está definido (startkde) ou não oi encontrado (startx).

Procurando vi um site dizendo pra usar o comando

system-config-display -noui -set-driver=nvidia <ENTER>

Fiz isso, trocando o nvidia por sis, mas a mensagem: comando não encontrado (e era um cara usando justo o Fedora, por lógica era pra ter no meu também).

Aff... pois é, to terminando de baixar o openSUSE pra tentar então.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai, instalei o openSUSE, deu certo. A única coisa chata até agora é como os menus ficam no GNOME (aliás um só). Eu até adicionei uma barra em cima e o menu que eles dizem ser o tradicional, mas num gostei muito de como o GNOME ficou.

Compartilhar este post

Link para o post
A única coisa chata até agora é como os menus ficam no GNOME (aliás um só)

Não entendi isso. você tá dizendo que o GNOME agora só tem 1 menu?Se for, então você não olhou os applets (Barra de menu personalizada: Aplicativos/Locais/sistema)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.