Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Alves

PHP Orientado á Objetos

Recommended Posts

Olá, venho vendo alguns materiais sobre OOP, já vi o própio manual, que pra mim não ajudou muito.

Procedural para mim ficou fácil mas OOP, custo a entender alguns scripts, sei mais ou menos a lógica, mas nada sobre as regras.

Pergunta: Agum bom material que vocês conheçam que possa me ajudar? (para iniciantes)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha algo para iniciantes e simples, nao tem coisa melhor que o manual, nao sei porque você disse que o manual nao te ajudou

com o manual você tera uma base boa de OOp, depois só dar uma refinada com design pattern, e oop você pode estudar qualquer linguagem

nao precisa ser exatamente php, mas recomendo dar uma analisada melhor no manual, ver os exemplos que tem la

depois pegar outros exempos de classe e ir estudando, dai quando tiver mais entendido no assunto, você começa a estudar mais coisas avançadas, porque OOP nao é dificil, mas tem que entender bem o conceito, porque eu vejo muita gente achando que sabe OOP e nao sabe nada, o pessoal só cria funcoes e joga dentro dew class, e isso nao é oop.

uma coisa que o pessoal nao da muita importancia, mas é fundamental, é colocar os nomes corretos para os metodos e classes

e fazer classe especifica para o que o objeto representa.

Compartilhar este post

Link para o post

É infelizmente a tradução do PHP.net é totalmente deprecária. Eu sei inglês mas leio em ingles de uma forma muito superficial. Vou tentar valeu pelas dicas...

Uma coisa que eu nao vi no manual, o uso de returns, é certo ou errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Um ex de RETURN.

o return eu uso em funçoes. Gosto de usar elas pois otimiza meus codigos.

Assim. eu tenho um modulo de artigos. ai eu tenho 2 situações

1 a parte publica (acessivel a todos)

• a parte resumida dos artigo
  • a perte detalhada dos artigos
2 a parte adm (acessivel ao adm)

• função inserir artigo
  • função editar artigo
  • função deletar artigo
Ai vamos supor que você e um administrador, esta na aera adm, e vai dar um clique no icone que deletar, pois nao deseja mais aquele artigo. Para o usuário é um simples clique, mas para o sistema, sao mtas outras coisas

entao nos resumimos alguns comandos em uma funçãoi deletar

• a função conecta ao banco de dados
  • com base nas referencias envidas quando da solicitação deleta um item do banco de dados
Extamente nesse momento que podemos usar o RETURN. Suponhamos que você delete o item com sucesso ai sua função retorna TRUE, do contrario,vamos supor que algum parametro foi errado, ai retorna FALSE.

Isso é o que chamamos de função BOLL. ou seja toda função BOLL retorna TRUE ou FALSE.

ai você tendo o retorno da função você otimiza as resposta para o usuário assim:

if(true) echo 'Item deleteado com sucesso';
else echo 'Ocorreu um erro, volte e tente novamente';

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

o return é certo sim, e claro depende do que você quer fazer, se o metodo precisa ou nao de retornar alguma coisa (void)

mas sempre prefira usar return do que dar um echo direto, assim você pode debugar melhor ou usar uma variavel para outra coisa em vez só do echo

uma outra dica que eu te dou é criar classe no metodo POG, calma ai nao tem nada haver com PHP Orientado a Gambiarras :natal_biggrin:

é uma sigla em ingles PHP Object Generator

http://www.phpobjectgenerator.com/

crie classes nesse site baixe os codigos gerado e estude eles, são classes bem feitas e completas.

da pra você começar ter uma base melhor de OOP.

Compartilhar este post

Link para o post

tudo que eu sei de php , aprendi aqui, tem mtos feras aqui. Fabyo mesmo é um. Anderson Mello, em fim , mtos cdaras bons. Olha se tu queiser mesmo programar php, aqui você aprende.

Pra começar comece com comandos basicos, se você for direto a POO vai confundir um pouco.

Conheça os condicionantes

if{}

else{}

elseif{}

loops

foreach

while

for

conexao de banco de dados

etc

Compartilhar este post

Link para o post

ola amigos, estou comecando a desenvolver minhas classes seguindo um livro de php com OO, alguem pode me dar uma ajuda, compilei um codigo que tem exemplificado no livro e esta gerando erro, nao sei o pq, alguem poderia analizar

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=336445

desde ja obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

compra o livro do paplo

[2]

pablo dall'oglio ... "PHP-GTK" ou "Programando com orientação a objetos" ... ano passado tava com um problema que tinha que faze uma aplicacao para desktop que mostraria os ultimos lançamentos de filmes e tal ...(pegando os dados de um banco de fora ... tipo web service) eu li um pouco desse livro "PHP-GTK" e assisti um video de uma palestra dele sobre PHP-GTK2 e consegui desenvolve... quando tive ums troco na cartera qro compra esse "Programando com orientação a objetos" ... mas o "PHP-GTK" eu recomendo ... da pra aprende bastante sobre OO e aproveita para aprende tambem GTK^^

Compartilhar este post

Link para o post

Will, eu to com o livro em maos, eu falei isso la no post que eu coloquei o link

estou desenvolvendo minhas classes baseado no livro PHP Programando com Orientação a Objetos, criei minhas classes de conexao, criterios, expressoes, filtros, delete, insert, instruçoes, select e update.

voce falou que comprou o livro, conseguiu desenvolver alguma coisa baseado no livro, somente nele.

eu axei um gerador de classes para banco de dados, vem tudo pronto mais nao é pdo, ai fica complicado. comprei o livro tbm justamente por isso pra desenvolver 100% OO e com PDO.

Temos um cliente que quer um ecommerce mais o banco dele é oracle, entao vamos passar todo a estrutura que nos temos pra PDO + PHPOO assim nao tem problema

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, eu programo em PHP a quaze um ano e meio, quando começei eu nao sabia nada, nada mesmo, não sabia nem instalar o PHP :blink: , mas quando "a água bate na bunda" você se "obriga" a aprender e/ou qualificar melhor o seu trabalho, foi então q aprendi a trabalhar com minhas primeiras funções, e eu achava o máximo! Depois o sistema que eu estou desenvolvendo foi crescendo e foi preciso reestruturar o mesmo, foi ai que começei a trabalhar com classes no PHP.

No início era td mto confuso, tive uma perda de produtividade gigantesca, mas com o tempo eu fui começando a adquirir um certo domínio p trabalhar com classes. O que eu quero dizer com isso é o seguinte: O livro do Pablo é muito bom, você vai aprender muito com ele, eu comprei o livro e até hoje aprendo muito, estou sempre revendo meus conceitos e tentando aplicar o que existe de mais atualizado na aplicação que desenvolvo, mas isso exige um certo tempo, vai depender da sua dedicação ou se já tem experiência com OO.

Outra boa pedida é o manual do php, ele é nosso amigo, toda a base que um programador PHP precisa está lá, mas é melhor lê-lo em ingles, pois como já disseram, e tradução que está lá é meio precária. Outra fonte de informações são os blogs existentes na web, são centenas de blogs falando sobre PHP, e tenho notado que as pessoas baseiam-se no próprio livro do Pablo para fazer os posts ou então no Guia de certificação PHP5 da Zend. Eu esses dias criei um blog e iniciei postando 3 artigos, começei com o básico do PHP, em breve vou terminar o capítulo básico e começar outros capítulos, então para quem quizer acompanhar pode acessar http://ionixjunior.com.br/blog (lembrando que existem outros blogs melhores e mais completos na internet, mas para quem quizer acompanhar meus posts está aí o endereço http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif )

Então é isso pessoal, abraço a todos!

Att

Junior

Compartilhar este post

Link para o post

junior, eu tbm to comecando com PHPOO agora, to com o livro, peguei um gerador de classes na internet to comparando e agora vou comecar a fazer as minhas classes, e é como você falou mesmo, qdo a agua bate an bunda tem que aprender mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.