Sérgio_BR 0 Denunciar post Postado Dezembro 24, 2008 Query1.Close; Query1.SQL.Clear; Query1.SQL.Add('select * from Aniversario'); Query1.SQL.Add('where extract(day from DataNasc) = :Dia'); Query1.ParamByName('Dia').AsInteger := StrToInt(Edit1.Text); Query1.Open; Com esse código, digito o dia de nascimento (ou mês, se fosse o caso), o dbgrid me exibe apenas o registro correspondente, ainda que hajam inúmeros registros efetuados. Preciso de algo parecido, com a diferença de a consulta ser feita pelo nome...na medida em que o nome é digitado o ponteiro do grid corre a tabela, até que com o fim da digitação, o grid exibe registro que me interessa. Só mais uma coisa....preciso aprender a trabalhar com o Interbase e/ou Firebird...prefiro uma apostila do tipo "passo-a-passo"...alguém sabe de alguma completa? Grato! Sérgio. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Dezembro 24, 2008 Para pesquisar por nome parcial, você pode usar o comando like. Ai você tem que ver se quer pesquisar apenas pelo nome parcial no começo da sua consulta ou em qualquer parte, pois a sintaxe muda um pouco de acordo com a forma que irá pesquisar. Exemplo: Query1.Close; Query1.SQL.Clear; Query1.SQL.Add('select * from Aniversario'); Query1.SQL.Add('where nome like :Nome'); Query1.ParamByName('Nome').AsString := QuotedStr('%' + Edit1.Text); Query1.Open; Já quanto a apostilas do Firebird/Interbase, ai acho melhor tirar dúvidas em comunidades específicas sobre estas ferramentas na net ou nos subfóruns aqui do iMasters mesmo relacionados a estes temas de BD. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites