pslucasps 2 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2008 Salve Salve Galera!!! Bom, eu estava dando uma olhada em vários foruns para que pudesse participar do mesmo. diante de tantas opções encontreo o Masters Fóruns e achei o melhor. Mas vamos ao que interessa: Estou trabalhando em um projeto que me auxiliará de duas forma. Uma que é aprender mais sobre php e a outra que é fazer um sistema de comentários para meu site. Sou novo em php e estou buscando fazer um sisterma de comentários para um site. Meu objetivo e criar um formulario onde a pessoa digite nome, e-mail e o comentário. Este comentário será inserido na página de comentários, lógico. Além disso o último comentário feito será inserido na home page do site, ou seja cada novo comentário feito será insdserido na página inícial e o comentário mais antigo será removido. Além disso gostaria de criar funções que permitessem que somente que é do site administrador e possuir senha poderá modificar ou excluir a comentário. Penso em fazer tudo isso sem Banco de Dados, ou seja os dados serão inseridos diretamente no site. Para isso pensei em dividir o projeto em várias etapas para facilitar a sua realização: 1- Criar o sistema de comentários que insira o comentário na página de comentários. 2- Fazer a parte que insire o ultimo comentário feito na home page. 3- Criar o sistema de login para administradores que possam excluir a mensagens. 4- Criar a parte de excluir as mensagens. Bom é isso ai. Gostaria de pedir então que me ajudem a fazer este projeto, começando pela etapa 1. Nessa parte precisso saber principalmente como fazer com que os dados do formulário sejam inseridos na página de comentários. Pessoal gostaria de dizer que não quero que alguem simplismente poste o código completo aqui e que faça tudo por mim, pois eu quero aprender, mas para isso preciso saber de algumas coisas que não sei fazer, e meu objetivo é ir construindo o sistema com a ajuda de vocês e ir tirando dúvidas ao longo da construção do sistema. O site em que implementárei isso é: http://generalclan.110mb.com Agradeço que puder ajudar. Enquanto niinguem posta nada irei me aprofundando mais em php. Muito Obrigado OBS: Partam do principio que conheço bem HTML e tenho uma noção básica em PHP. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2008 Vou redividir a primeira etapa por enqnto então.. 1. -> Fazer o formulário HTML, definir a action, e o method -> Criar o banco de dados, e uma tabela com os campos: idComentario, nome, email, comentario(varchar 250+-) -> Criar a página que vai inserir no banco, que será a action. E aproveitar, e fazer o arquivo de conexão com o banco um include. -> Fazer um laço while, resgatando do banco, os comentários postados -> Fazer algo para evitar floods, e não deixar que burlem muito o teu sistema. Oque disso você já tem ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pslucasps 2 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2008 William Bruno, primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda. O formulário HTML está feito e seu nome é comentarios.html. Acredito que seja só isso: <HTML> <HEAD> <TITLE> :: General Clan - Comentários :: </TITLE> </HEAD> <BODY> <font face="Verdana" size="2'> <form method="post" action="comentarios.php"> Nome: <input type="text" value="" name="nome" maxlength="30" size="33"> <p> </p> E-mail: <input type="text" value="" name="email" maxlength="40" size="31"> <p> </p> Comentário: <br> <textarea rows="5" cols="30" maxlength="250" name="comentario"> </textarea> <p> </p> <input type="submit" value="Enviar" name="enviar"> </form> </font> </BODY> </HTML> O banco de dados criei no phpMyadmin, pode ser? Seu nome é "comentarios" e o nome da tabela é "comentario". Estou com um pouco de dúvida em relação ao campo idComentario. A dúvida é que botei o campo como int e chave primária sem tamanho definido. Está certo? O arquivo do action não sei como fazer direito, se tiver uma idéia de como fazer me diga. Enquanto isso vou procurar turtoriais. O arquivo de conexão se chama comentarios.inc e fiz assim: <?php $servidor = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = ""; $banco = "comentarios"; ?> Para a parte do while e do flood não sei como fazer. Mas uma vez obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pslucasps 2 Denunciar post Postado Dezembro 26, 2008 Ahh esqueci. Tem como eu colocar a data e o horário em cada comentário? Se for muito díficl deixa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Williams Duarte 431 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2008 A um ano atrás assisti estas vídeos aulas que são muito boas, com elas você aprendera tudo do que precisa até a data que você pediu no último post! http://www.becck.com/index.php?sec=bau&...odigo_coluna=12 http://www.becck.com/index.php?sec=bau&...odigo_coluna=12 Penso em fazer tudo isso sem Banco de Dados, ou seja os dados serão inseridos diretamente no site. Sem banco de dados seria impossível!!! Boas aulas vai te poupar um tempão de explicação dos amigos. Abraços http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_wink.gif ah antes que eu me esqueça na video aula usa-se muito <? ?> troque por <?php ?> <?=$linha['var']?> troque por <?php echo $var ?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eibon 2 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2008 Para o comentário sugiro o 'tipo' text,devido as limitações do 'tipo' varchar (isso depende do que quer). E WDuarte,inserir diretamente no site é impossivel,mas fazer sem usar um banco de dados é possivel fazer sim. Um exemplo seria persistir os dados em arquivos de texto ou xml. Edit:e acho mais legal ele estudar coisas mais abrangentes...nunca fui de estudar sobre x ou y caso. E pelo que entendi...a tabela dele teria mais campos que isso bruno. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Williams Duarte 431 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2008 Um exemplo seria persistir os dados em arquivos de texto ou xml. Bom sobre isso eu sei http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_wink.gif mas prefiro em todas as minhas aplicaçoes o uso de banco de dados. Bom isso é gosto não discuto sobre isso! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eibon 2 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2008 Eu também prefiro...muito muito mais prático. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pslucasps 2 Denunciar post Postado Dezembro 27, 2008 WDuarte muito obrigado, irei ver os vídeos. Também baixei algumas apostilas no apostilando. eibon obrigado pela explicação também. Enquanto isso vou estudando mais a fundo. Vlw mesmo pessoal Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pslucasps 2 Denunciar post Postado Maio 17, 2009 Sim, estudei bastante e ja estou bem melhor em php. Pode marcaqr o topíco como resolvido e fecha-lo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites