Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcio.theis

Na web, acordo ortográfico é piada de português

Recommended Posts

Daqui uma semana, quando você abrir uma nova revista ou for ler notícias na internet vai encontrar os acentos todos fora de lugar. O nome disso é acordo ortográfico, um assunto que já virou piada em Portugal e bomba no YouTube.

 

A ideia (sem acento) é unificar a escrita de portugueses, brasileiros, angolanos e outros povos que falam o idioma de Paulo Coelho. Em Portugal, abundam (sem trocadilho) piadas sobre as mudanças na língua (com trocadilho).

 

Num dos vídeos postados no YouTube, o português (com acento) vai ao médico e diz “doutor, eu acordo ortográfico” e emenda “às vezes tenho problemas com o C, depois com o V”. Aí o médico pede para ver a língua do paciente e sentencia “bom, de fato você tem uma língua portuguesa”.

 

Trocadilhos com diferentes interpretações de uma frase são um elemento elementar (sacou? elemento/elementar) do humor. Lembram da Velha da Praça? Toda graça da personagem era entender as frases do senhor Apolônio com sentido trocado.

 

No Brasil, um vídeo hilário de Rafinha Bastos e Marcelo Mansfield explora as dificuldades do brasileiro médio com a língua de Arnaldo Jabor (sem trocadilhos, por favor). No caso, a dupla usou como referência gramatical o casal Nardoni, aquele autor da frase “nunca foi tocado um dedo em relação a minha filha”.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma piada mesmo e de mau gosto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é um absurdo, muito escroto mesmo, piadinha de péssimo gosto.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

imagina por causa de um acordo desses voce precisasse esquecer de tudo que voce aprendeu até hoje sobre a sua lingua

 

alias a maioria dois brasileiros nem sabe escrever direito imagina se mudar tudo

 

isso é uma piada sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por isso ja estava na hora de mudar

centenas de regras inuteis e desnecessarias

 

vaja o caso do hifem e da trema

um monte de regra pra saber se a palavra tem hifem ou trema

 

ninguem domina completamente o idioma 'brasileiro'

o Brasil é um pais onde mais da metade é analfabeto e semi, e tem um dos idiomas mais dificeis do mundo

 

piada é manter trocentas regras inuteis

mudou tarde e mudou pouco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
povos que falam o idioma de Paulo Coelho

 

Nem me lembre disso. Se o idioma fosse "atribuido" a Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Olavo Bilac, Manoel Bandeira ou afins eu até me alegraria em saber que alguém lembra deles. Não, eu não gosto de Paulo Coelho. Nem dele e nem do Jô Soares.

 

 

por isso ja estava na hora de mudar

centenas de regras inuteis e desnecessarias

 

Inúteis? Não acho que sejam inúteis. Se fossem, todos escreveriam e falariam da maneira que lhes parecesse certo e os livros de gramática seriam diferentes entre si. A zona seria maior.

 

 

vaja o caso do hifem e da trema

um monte de regra pra saber se a palavra tem hifem ou trema

 

Um monte de regra pra saber quando se usa trema? Do Aurélio antes do acordo:

 

Na ortografia atual é usado apenas sobre o 'u', quando este, sendo sonoro, vem depois de 'g' ou 'q' e precede 'e' ou 'i'

 

Sobre o hífen, as regras parecem complicadas, mas se você parar pra ler e tentar entender (e não fazer a salada que normalmente fazem num colégio), não tem nada de mais: Só se ligam por hífen os elementos das palavras composta que mantêm a sua independência fonética, conservando cada uma, sua própria acentuação. Obviamente existem casos que a gente não vê no dia-a-dia, tipo ad-digital, com-irmão. Os nomes assustam mais do que a própria regra: pronomes enclíticos, mesoclíticos, ...

 

 

o Brasil é um pais onde mais da metade é analfabeto e semi, e tem um dos idiomas mais dificeis do mundo

 

Quanto ao idioma ser difícil, é questão de 'uso' e entendimento. Na condição de ex-estudante de nível básico, eu acho francês uma das piores coisas na face da Terra: são diferenças fonéticas minúsculas. Pelo menos a conjugação de verbos segue o mesmo modelo do italiano... Já no italiano padrão (dialeto toscano) a confusão é mínima e não precisa de muito tempo p/ saber se um dado verbo é irregular (e o nũmero de exceções às regras,até onde eu sei, são pouquíssimas).

 

 

ninguem domina completamente o idioma 'brasileiro'

 

O acordo ortográfico não vai mudar isso. Agora teremos que explicar porque guizo tem pronúncia diferente de linguiça, assim como quente != frequente e por aí vai... E ainda tem o lance da grafia dupla que eu não sei se já existe (Rorâima/Roráima). Minha mãe ainda usa acento diferencial e quando ela estava aprendendo português tinham mudado as regras, mas minha avó ainda escrevia 'pharmacia' e tocava um belo de um 'f***-se' na cara de quem dizia que ela estava errada.

 

 

Conhecer o idioma passa por entender todas aquelas definições esquisitas e acho que é difícil alguém de interessar por isso assim, do nada, dentro de um colégio. Ainda mais hoje: voçê, essessão, naum, caxorro, lápiz, houveram, para mim fazer,.. O pior é que já vi isso em provas de 5a série.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aonde ja se viu mudar.... o certo não era mudar e sim educar e incentivar a atual.... pois se já não sabem a atual o que faz pensar que saberão estas novas.... estas novas regras so veem para complicar ainda mais... melhor ter deixado como estava.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que a isis explicou bem

 

o que é mais interessante é que se mudarem muitas coisas nesta regra os que escreviam errado vao continuar na mesma e os que ainda arranhavam alguma coisa vao entrar no primeiro grupo

 

mudança de regras so atrapalham o entendimento, bem esta é minha opiniao

 

pelo menos se tudo for bem feito talvez daqui a uns 20 anos quando as pessoas que ainda nao nasceram estiverem se formando na faculdade elas ja estejam se habituando um pouco com as novas regras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aonde ja se viu mudar.... o certo não era mudar e sim educar e incentivar a atual.... pois se já não sabem a atual o que faz pensar que saberão estas novas.... estas novas regras so veem para complicar ainda mais... melhor ter deixado como estava.

a questao que abordei nao é a falta de educacao nas escolas...

nao disse pra abolir regras e adotar como certo "a gente fomos"

 

"se eu tivesse pago a conta..."

a frase correta é "se eu tivesse pagado", mas 99% usa a frase de cima pq o povo adotou como certa e a gramatica teve que adotar

no entanto é uma 'regra' que a maioria nao segue

 

a nova forma melhorou um monte de coisa, é so ver o que muda

tudo se recicla, inclusive a gramatica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas por que falam assim? Porque não entendem e a nomenclatura formal não ajuda muito. E muitos nem se importam com isso ("os outros vão entender mesmo estando errado").

 

Se eu tivesse pagado as contas, não teria problemas agora.

 

É difícil associar o nome "condicional simples" (detalhe: 'condizionale semplice' parece ser o nome oficial desse tempo em italiano)? Não. E "Pretérito Mais-que-perfeito composto do subjuntivo", que é o nome dessa tralha?

 

Muita gente considera espartano demais dizer p/ uma criança ou adolescente que esse tempo é formado por Se + pretérito imperfeito do subjuntivo + particípio + futuro do pretérito do indicativo. Na minha opinião isso é necessário no começo e montar frases do jeito certo fica automático à medida que se exercita isso. Mas não deixa de ser útil p/ quando você encontrar uma palavra desconhecida e for obrigado a usar a dita numa frase (afinal de contas, você sabe qual tempo verbal falta. Fica mais fácil procurar e/ou deduzir). Só que, novamente, os nomes são uma porcaria.

 

Parece que a melhor coisa que existe é aprender um idioma com o qual você não tem muito contato (ou muito hábito de ter contato = preguiça de ler). Geralmente os professores pegam mais no pé, ensinando a forma "culta", e as chances de você entender o funcionamento do idioma são maiores. Se tiverem a mesma origem dá até p/ fazer certas comparações e começar a escrever certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.