Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

flavioavilela

em estoque mínimo

Recommended Posts

galera, boa noite a todos...

estou com uma dúvida aqui... seguinte:

quando uma pessoa vai fazer uma venda aqui em meu sistema, tem lá o campo Quantidade, que informa qntos daquele item ela quer vender... só que, esse produto tem uma quantidade mínima que pode ter no estoque... por exemplo...

Produto Quantidade Vendida Estoque Mínimo (do arroz claro)

Arroz 30 28

ou seja, a empresa tinha realmente 30 pacote de arroz pra vender pro cliente, mass, o sistema tinha no estoque mínimo somente 28 e tem q ser 28... mas claro tb que a empresa vai vender os 30 pacotes pro cliente... ou seja, ficou com saldo negativo de -2 no estoque mínimo...

minha dúvida: tem que permitir vender mesmo e colocar esse item em uma lista de compra futura ou nao permitir vender este item pra nao extrapolar o estoque mínimo??? ou, oq devo fazer então neste caso????

desde já, obrigado pela ajuda de todos....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que este caso é uma questão que você teria que levantar com seu próprio cliente não? Afinal, isso é uma regra de negócio e, como tal, deve ser discutida com o cliente antes de implementar a aplicação. Até porque pode acontecer o seguinte: suponhamos que você faça a venda mas o cliente quisesse que a mesma fosse agendada e não realizada até ter estoque superior ao mínimo... numa auditoria interna o cliente ia te comer vivo porque você vendeu quando deveria agendar.

Agora, se a situação fosse inversa: se o cliente quizesse vender e você agendasse a venda e o comprador desistisse da compra por isso... com toda a certeza do mundo o cliente iria te culpar e culpar seu sistema por isso também...

Uma saída que você pode adotar é a seguinte: antes de realizar a gravação, checar se a venda não vai fazer com que seu estoque mínimo fique abaixo do cadastrado para o produto e, caso o mesmo venha a ocorrer, pedir uma confirmação com login e senha por exemplo da pessoa e gravar essa informação no banco em algum lugar, de modo que se no futuro seu cliente te questionar porque vendeu produto X ou Y sem respeitar o estoque mínimo você possa argumentar que foi fulano ou ciclano quem confirmou a venda mesmo tendo sido avisado que a mesma iria fazer o estoque mínimo do produto ficar inferior ao que deveria.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia meu amigo... obrigado pela sugestão... vou tentar fazer um esquema aqui entao, e posto qual foi a solução... obrigado pela ajuda...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.