Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

.:: Chico ::.

Faculdade de informática é o caminho?

Recommended Posts

Sinceramente não achei uma área apropriada para o meu tipo de dúvida, na verdade caberia em diversas áreas aqui do gerenciando, então vou deixar a cargo dos moderadores decidirem e julgarem caso aqui não seja uma área apropriada.

 

Estou as vias de me formar em Biologia, porém sempre fui um pc addicted. Na época do vestibular de Bio eu até passei para informática (Rio de Janeiro - UFRJ), porém optei pela biologia, por gostar também, e também por não querer trabalhar com algo que me faria ficar sentado sempre no computador, achava eu que iria enjoar disso, ficaria tedioso, etc. Gosto de sempre mudar e fazer coisas novas, e biologia oferece isso (pesquisador). Também não posso negar que odeio cálculos e adjacentes.

 

Hoje de certa forma me arrependo, deveria ter feito algo voltado ou corriado atrás do que corro hoje. Faço um curso de Webdesigner e tenho estudado fulltime tudo que envolve como nunca estudei qualquer matéria na faculdade de Biologia/biomedicina. E vejo que não quero tanto assim biologia. Mas vamos direto a dúvida.

 

Já estudei a possibilidade de fazer ciÊncias da computação hoje em dia, porém quando eu olho para as matérias/cadeiras da gradução, fico desestimulado, porque uma ou outra materia seria de meu interesse. Não vejo, ou encontro, o curdo de info nas públicas para algo voltado para uma programação em web, uma designer, manipulação de programas, criação. Me deparo com matérias como eletrônica, física, algoritmo, cálculos, cálculo infinitesimal, etc. Acredito que eu faria essas matérias com competência, porém não seria nada agradável.

 

Por outro lado vejo que não tem uma curso de graduação voltado para o que eu quero, que juntasse informática e designer, programação em web, relacionados. Hoje estou decidido a fazer designer gráfico, porque estimularia a minha criatividade e tem designer digital também. É um curso politécnico, 2 anos, e é ensino superior.

 

Bem, tenho dúvidas se esse seria o caminho certo, até falta de conhecimento. Estou fazendo o curso do Senac por fora, mas isso pesa tanto quanto um diploma de ensino superior? Os cursos seriam suficientes, ou até um aprendizado próprio (internet está aí para isso, basta saber usar). Ou realmente uma graduação de informática é o caminho apesar das pedras que terei que pisar?

 

Brainstorm bombando na mente (redundância).

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao, o curso do senac nao vale nem de perto comparado a uma graduação. Sabe porque voce nao viu criacao e neda relacionado a webdesign na cadeira de ciencia da computacao? por que procurou no lugar errado. para ter uma formação em design você tem que fazer faculdade de design (Desenho industrial em outras palavras), na verdade o designer é quem é formado em DI

 

- Ah rcastelo! mas eu sou designer sim! tenho 16 anos e faço sites incriveis!

 

- eu tambem posso engessar alguem muito bem e isso nao faz de mim um ortopedista.

 

 

Voce tem sorte de morar no rio, pois é aqui que fica a esdi, primeira faculdade de design do brasil, a melhor da américa latina e uma das melhores do mundo. Hoje ela faz parte da uerj, mas tem um campus próprio na lapa só pra design. É bem dificil de passar pois só entram cerca de 25 alunos por ano pelo vestibular da uerj, tirando a metade pra cotas tu ja viu ne, umas 12 vagas.

 

Aqui temos historia do design, meios e métodos de representação, fotografia, análise da informação, oficina de materiais, cor, estruturas bidimensionais, processos gráficos, rendering, etc etc etc.

 

sem contar que aqui o curso é integrado, você é obrigado a se formar um design - programação visual e design de produto.

 

 

eu sei que vai ter mt gente que discorda, so gostaria de adicionar mais algume coisa.

 

pros que estao comecando agora, estudem e façam uma faculdade de design que vocês verão o que eu estou falando, eu tambem ja tive do outro lado, ja achei q isso nao tinha nada a ver, que designer é quem cria e pronto. hoje me envergonho da ignorancia q eu tive. e o melhor, voces que ja comecaram nesse mundo, quando entrarem na facul, vao tirar onda.

 

pros que fazem ciencia da computacao e afins e se dizem webdesigners: cara, você sao programadores e entusiastas de design, mas como profissional acho q a gente tem q se decidir oq a gente quer, ou o cara trab como programador ou como designer, eu sei programar em asp e php, sei html, sei projetar um site de acordo com os padroes, em tableless, sei actionscript, mas nao faco esse tipo de trabalho pq nao sou programador, eu aprendi pq eu acho q devo ter consciencia dessas tecnologias pq isso deve ser levado em conta na hora de projetar.

 

É por causa de gente que aceita esse tipo de trabalho que temos estupidas propostas de emprego, tipo de programador php que deve saber flash, actionscript, photoshop etc etc etc. e de designer que deve saber asp, php, etc etc etc.

 

 

terminando o desabafo, tem um cara da minha turma aqui da esdi que largou biologia na UFRJ e tá mandando muito bem aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas palavras, Rcastelo, obrigado.

 

Sou aluno da UERJ também, logo não poderia cursar a graduação. Final deste ano já engato o mestrado e ainda vou verificar se posso ter duas matrículas (de mestrado e novamente de graduação) caso passeo para 2010 em Desenho Industrial UERJ.

 

Porém MAIS UM vestibular é complicado, ainda mais numa área totalmente fora da minha (seja exatas ou biológicas), mas tenho me visto designer cada dia mais e posso até me inscrever esse ano e tentar.

 

O politécnico de Designer Gráfico que citei é o da Estácio, 2,5 anos de curso e até tem uma programação interessante aos meus olhos , mas claro, para quem sempre aprendeu a buscar faculdades públicas (ainda por motivos óbvios), fica com pé atrás de pagar uma particular, mas a realidade hoje é essa, fica mais fácil e acessível pagar o politécnico este ano ainda. [Ok, já desisti dessa idéia e o porque]

 

Por enquanto sigo esse caminho, esses são os planos e queria saber se teria qualidade, até mais por esforço pessoal.

 

Mas tirar A na UERJ é tranquilo...vamos ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, eu acho o seguinte, se voce acha que o design é o caminho, vai com tudo cara, procure o melhor para você, para você ser o melhor designer que você puder ser. quanto ao politécnico da estácio, preconceitos a parte, eu acho que nao vale a pena, eu acharia mais vantagem fazer um curso no senac, infnet, sei lá.

 

bom, quanto a graduação, realmente vestibular novamente, depois de esquecer tudo é dose, mas um cara na mesma situação que você conseguiu, acho q vale a pena tentar.

 

agora se quiser um caminho mais fácil aqui no rio temos a universidade da cidade (que é um curso bem respeitado, nao sei quanto ao preço, mas eles dão muita importância ao curso de design, inclusive contrataram diversos profs da ESDI para dar aulas lá também)

 

tem a PUC, mas pra lá precisa ter bala na agulha rssss, depois da ESDI é a melhor na minha opinião.

 

e tem a EBA - UFRJ, tem as conhecidas dificuldades de uma universidade publica, mas bem ou mal é federal e não é muito dificil de passar, geralmente 30 pontos de 60 no vest.

 

ESDI realmente é uma decisão que, a nao ser q você seja um gênio, tem q se escalpelar pra passar, eu tentei 3 anos seguidos até passar. mas depois que você entra, é só satisfação, cada prof geralmente é o mais sinistro do brasil no assunto em que ele leciona. temos aulas com caras que ajudaram a escrever a história do design no brasil (alguns literalmente, escrevendo livros de hist do design rsss), sem contar q é a maior onda que você pode tirar.

 

Só desejo pra você muita sorte e determinação, para você alcancar o melhor que puder, na nossa profissão, não podemos nos satisfazer com pouco, temos que sempre correr atrás do melhor em cada momento, não desejo a você que seja um designer formado em um curso politécnico de uma facul da qual alguns hj em dia tem ate vergonha de dizer q sao alunos. Desejo que você seja o melhor no assunto em que você se dedicar.

 

 

sorte aí que eu sei q é barra esse tipo de decisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

postei mas deu zica aqui na minha conexão, vou escrever denovo

 

não pega politécnico não, se é esse o futuro que você quer faz uma graduação, você é aluno da uerj e sabe que hj em dia até mestrado tá se tornando quase que obrigatório. e pô, não da pra se dizer que é ótimo, ou o melhor de determinada coisa se não foi capaz de fazer uma graduação.

 

- ah, mas tem muito designer bom autodidata por aí!

 

bom, qualquer um pode ser autodidata em qualquer área, inclusive biologia, é difícil mas não impossível, mas esse não é o caminho. principalmente pq quando a profissão de designer for regulamentada (se for) os autodidatas vão ter q correr muito atrás. Sem contar que estudando sozinho, dá até pra conseguir fazer uns sites e ganhar um dinheiro, mas quero ver arrumar um emprego na globo, numa agencia de design sinistra, no exterior, com diploma de 2 grau.

 

agora, a esdi, embora seja a melhor, não é a única faculdade de design no rio, eu recomendo pra você dar uma olhada:

 

- PUC - tirando a mensalidade por volta de 1400 rs, tudo lá é muito bom, infra-estrutura de primeira e ótimos profs

- UniverCidade - outra ótima particular de design, bem conceituada pra caramba (mais barata q a puc)

- EBA - UFRJ - Facul pública e relativamente fácil de passar, nota mínima gira em torno de 30 ptos de 60 possíveis no vest

 

 

(foi mal pelo post duplo, mas deu um prob no meu pc aqui e eu não tava conseguindo ver o meu post anterior, portanto, achei q não havia entrado no fórum, algum moderador quando puder, apague esse aqui)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... Antes de tudo eu quero revelar algo que parece que a maioria das pessoas, até mesmo os webdesigners não sabem (não estou dizendo que é o caso de vcs): WebDesign é um curso de COMUNICAÇÃO e não de Informática.

Claro que muitas vertentes tem programação o que pode confundir muita gente, mas daí já é programador (claro que muitos webdesigners fazem esse papel e na verdade temos de saber programar)... Por isso, o profissional tem de ser voltado para a comunicação... E por isso que mesmo que você tenha feito biologia, isso não vai atrapalhar sua carreira, pelo contrário, pois nessa área é necessário saber de tudo um pouco.

 

Faço faculdade de Tecnologia de Comunicação em Mídias e WebDesign em Curitiba e sempre que nosso professor ia passar um site para fazermos (até mesmo se fosse em php) ele pedia temas como, por exemplo, a guerra do Peloponeso, o golpe de 64, a queda em 29 e outros.

Por isso, quanto mais cursos você tiver, mesmo que seja de diferentes áreas, sempre será um bonus e isso não digo apenas me referindo à Web.

 

Tirando excessões, a maioria das pessoas que se dizem webdesigners são "piás de prédio" (como dizemos aqui em curitiba), ou seja, não tem base para serem profissionais na área de comunicação. A maioria dos garotos de 16 anos não sabem nem escrever uma redação direito, quanto mais redação para web para cada tipo de público alvo específico.

Não fazem um layout baseado nos conceitos em teoria das cores, mas a justificativa do pq colocar àquelas cores é pq ficou tesão! (mais uma vez não estou generalizando, há excessões e até mesmo layouts com essa justificativa podem ficar realmente bons, mas mtas vezes não é direcionado aos clientes de nosso cliente e sim, somente, ao último).

 

Por isso, já que está fazendo um curso de webdesign e estudando a fundo na área de design, minha sugestão é para fazer um curso relacionado a comunicação (levando em consideração que você não é fã da área de exatas), mas não de informática! A não ser que a sua área seja outra.

 

=)~ Espero ter ajudado com a minha opinião.

 

 

Att.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade o que a Patricia disse, há muito cursos atualmente que já se declaram como: Informática + Comunicação (Marketing) ... Mas nunca é tarde para mudar de área, até 2003 eu era da área de saúde hehe :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É simples, quer ser designer, seja para web ou nao, faca facul de design, quer ser programador? faça facul de ciencia da computacao!

Procure sempre a graduacao, se possível em uma facul reconhecida e procure fugir de cursinhos que nao transformam ninguém em nada. (pessoalmente tbm nao vou com a cara de graduações tecnologicas, essas de 2 anos e meio e tal, mas ai ja é de cada um)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, sempre é bom ter uma faculdade reconhecida..

Quanto a cursos tecnológicos tudo depende da onde e do curso q fará. Por exemplo, o CEFET (UTFPR) é ótimo em engenharia e tecnologia, já a Federal (UFPR) é mais focada para a área de humanas... E só para especificar que quem se forma em curso tecnológico é tecnólogo e não técnico (só diferenciando pq mta gente confunde).

 

Quanto ao curso, realmente só depende de você escolher um.

 

Entretanto, quanto ao que o rcastelo falou a respeito de cursinho, eu discordo... Acho importante fazer um cursinho, por exemplo, de webdesign e ao mesmo tempo ou depois fazer uma faculdade. Pois, na faculdade se aprende muito (muito mesmo), coisas que nunca serão citadas no cursinho, principalmente as teorias. Entretanto, a parte de softwares é bem mais aprofundada em um cursinho técnico, pois na faculdade já estão esperando que você saiba usá-los.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh q eu fui impreciso no q eu falei:

 

quando eu citei cursinhos que nao levam ninguem a nada eu pensei nesses cursinhos bosta q tem por ai q ficam anunciando no gugu por exemplo. Se o cara quiser aprender em um curso os softwares que futuramente irá utilizar na faculdade é totalmente válido fazer um curso deles, de preferencia um reconhecido e certificado pela propria empresa que os desenvolve.

 

o problema está em quem vai na esquina e faz um cruso de webdesigner (que geralmente só trata de softwares e nada de design) da sos ou outra coisa parecida e ja comeca a procurar trabalho. e cara, ao contrario do que muitos dizem eu acho q isso nem prejudica a profissao, e sim o profissional que o faz. sempre terá trabalho para um profissional qualificado, enquanto quem nao se qualifica fica batalhando para fazer um trabalho por qualquer 500 reais.

 

o motivo de eu nao gostar muito das graduacoes tecnologicas nao é a qualidade do ensino, é que são graduacoes na grande maioria das vezes muito focadas para uma formacao rapida para o mercado de trabalho e com um curriculo limitado devido ao curto tempo, transformando o cara em um profissional muitas vezes de um caminho só, ou ele trabalha naquilo ou ele nao trabalha entende?

 

---

 

em off: Patricia, se puder de umas passadas la na area de avaliacoes, seus comentários serão bem vindos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

Fiquei praticamente estupefata de como eu realmente havia entendido mal, peço minhas sinceras desculpas. Eu concordo em gênero, número, grau e de qualquer outra forma que seja possível (rs).

 

Infelizmente, minha formação é tecnológica. Tenho outros cursos, tais como: línguas (alemão/inglês), redação, e outros; Entretanto, realmente superficiais e vejo todos eles convergindo para a área de Comunicação (e extremamente voltado para web). Eu sou uma das pessoas que realmente só serve para a área de web (e não digo de ficar em frente ao pc, pois tento ter uma visão mais futurista) e não nego. (Entretanto, já atuei como tradutora na alemanha... Mas, não é isso que eu quero!)

Apesar disso, estou extremamente feliz na área e posso dizer que sou uma profissional qualificada e em constante desenvolvimento. E apesar de concordar que sempre terá alguém para dizer "eu sou webdesigner '-'~" e cobrar 500,00; Eu realmente fico frustrada em ver isso acontecer de modo tão constante na nossa área.

 

É como se eu fosse fazer uma cirurgia e fosse em um curandeiro que se diz médico cardiologista! Mas, cada um com sua consciência, se querem apostar a empresa que demoraram tanto pra construir em mãos amadoras, pois que fiquem a vontade! Não é mesmo?

 

Obs: Sim, tenho vontade de fazer uma revolução em nossa área!

 

---

Off: Terei o prazer de passar lá assim que tiver um pc disponível para tal. Como citado por pm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vinda Patricia, realmente voce ja chegou opinando em alto nivel exatamente como o rcastelo

 

Desejo muito sucesso a ambos e certamente suas opnioes serão sempre bem vindas

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vinda Patricia, pow também gostei do debate entre você e o rcastelo, eu gostaria de fazer uma facul, mais aqui na minha cidade não tem nada que interessa em se tratando desse ramo tecnologico, infelismente se eu quiser fazer algum curso superior terei que procurar em uma outra cidade, sou de Resende-RJ e infelismente a cidade cresceu em relação a industrias, porém as faculdades aqui não evoluem... ficam com cursos mixurucas... e infelismente o pessoal que poderia se dar bem aqui não tem capacitação, pois infelismente a cidade não oferece.

 

Para terem uma idéia minha cidade tem cerca de 120 mil habitantes... tem fabricas como volkswagen, peugeot, clariant, INB (Industrias Nucleares do Brasil), Aman, Michelin, Gerdal, Votorantim, Coca Cola... dentre outras empresas gigantes nacionais... mais não tem sequer.... uma egencia de propaganda.... uma agencia voltada para criações de sites... panfletos.... o pessoal aqui é meio parado... para ter uma idéia dos meu amigos apenas 3 entendem o que é programação... o restante não sabe nem colocar em negrito um texto em html se fosse preciso.

 

Assim fica dificil, por isso que eu trabalho em uma área que não tem nada a ver com tecnologia....

 

hóoooo mundo cruel....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ihhh, quase fui praí, eu tentei ESDI e AMAN, no primeiro vest passei só pra aman, so que de teimosia tentei mais um ano, ai nesse ano nao tinha mais ingresso direto para a aman, só pela especex. ai fiquei tentando só esdi design mesmo.

 

----

 

Patrique, da uma olhada nos editais dos vest publicos daqui da cidade do rio cara, tenta alojamento ou aluga um quarto por aqui para universitários. Eu tenho um amigo da minha turma da ESDI q morava em Barra Mansa e tá mandando benzão aqui, não custa nada tentar.

 

---

edit: Patricia, tu tem letras/alemão?? já sabe q é uma enoorme mão na roda né! Alemanha é o berço do Design! eu to aqui chorando juntando dinheiro pra ir pro goethe pq quando estiver no fim da graduação eu quero muito fazer intercambio na Alemanha. Se soubesse alemão eu ia fazer a festa aqui na biblioteca, tem exemplares aqui das primeiras revistas de design lancadas (em alemao), livros dos pioneiros do design mundial (em alemao)...aiai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Rcastelo, valeu pelas explicações.... pow tu quase foi um cadetinho então kkkkkkkkkkkkkkkk aqui na city nem a mulezada gostam deles kkkkkkkkkkkkkkk

 

Pow cara, em relação a eu sair na city para ir para a capital ou uma outra cidade, fica meio que impossível por alguns motivos pessoais envolvendo a minha familia, por isso teria que fazer algo por aqui mesmo, além disso como eu te disse, caso eu tivesse feito uma facul não teria emprego para mim aqui, justamente por não existir aqui empresas que poderiam me dar um emprego voltado para a área da tecnologia, então eu também teria que no final acabar mudando daqui.

 

Mais ta tranquilo, tenho um emprego aonde eu trabalho desde os meus 14 anos, este ano fara 11 anos que estiu nele e também num tenho nada do que reclamar não pois adoro trabalhar no mesmo, mais as vezes fico pensando o quão seria bom empresas ou cursos aqui, para eu poder me aperfeiçoar e soltar esse lado artistico que eu tenho dentro de mim.

 

Mais eu preencho isso fazendo meus trampos freelas e por isso de certa forma me sinto um pouco confortado, pois pior seria se eu não conseguisse isso.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, quero agradecer a todos pelas boas-vindas, vocês são realmente mto gentis e é um prazer fazer parte dessa turma!

Farei o possível para compartilhar boas idéias e conhecimento com as pessoas do fórum!

 

Renato,

Na verdade eu sou formada em alemão pelo instituto Goethe... Fui para lá fazer um curso de aprimoramento e aproveitei para fazer um curso de webdesign também... Pretendo ainda esse ano ir para o Japão fazer um curso de programação, mas meu japonês é meio fraquinho (nada que um bom inglês não resolva, mas preferia saber o japonês fluentemente.).

;D Tenho certeza de que se você estudar um pouquinho vai aprender sem maiores problemas...

E além de uma lingua mto boa para aprender web, também é boa na área de comunicação em si!

 

Patrique,

Fazer uma faculdade fora da cidade pode ser difícil no começo, mas será realmente compensador você passar no vestibular e se formar. Quem sabe não acabe ampliando a nossa área na sua cidade?

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.