Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiMinas

O que estava na moda nos 80

Recommended Posts

Essa aqui é só para os maiores de 30 que curtiram esta época.

 

 

O que estava na moda nos 80

 

Roupas que marcaram a década

 

Para elas:

 

- Vestidos trapézio

 

- Saia balonê

 

- Calça fuseau - Larga em cima, estreita embaixo e com uma tira sobre os pés

 

- Calça Fiorucci desbotada

 

- Calça baggy e semi-baggy - De preferência da Philippe Martin, que deixava as meninas parecendo palhaças. Mas ninguém achava isso na época.

 

- Calça risca de giz

 

- Polainas de lã - Aquelas meias coloridas que as meninas usavam com botas

 

- Blusa de manga morcego

 

- Bermuda jeans da Dimpus

 

- Bermuda baggy da Phillipe Martin

 

Para eles:

 

- Camisa da Hang Ten

 

- Camisa da Cristal Grafitti

 

- Camisa e bermuda da Hang Loose

 

- Calças da OP de popeline e em cores cítricas

 

- Bermudas da OP e da Sundek, as duas com velcro

 

- Bermuda da Company, com o "C" costurado no cantinho inferior

 

Eles e elas usavam:

 

- Moleton com capuz

 

- Camisa da Pier (isso bem no início, porque logo virou brega)

 

- Camisetas com estampas de letras brilhantes (as meninas escreviam o próprio nome)

 

- Calça USTop

 

- Calça carpinteiro da Company

 

- Calça de veludo cotelê

 

Calçados inesquecíveis

 

- Tênis Montreal - Protegia contra os micróbios, como já dizia Silvio Santos.

 

- All Star - Foi um hit dos anos 80, tanto o de cano longo quanto o tradicional. Quem teve os primeiros, importados, deixou os amigos morrendo de inveja. Aos poucos, vários modelos foram chegando às lojas do Brasil, mas dava para diferenciar os made in USA dos fabricados por aqui: os All Star importados tinham dois buraquinhos nas laterais.

 

- Tênis de lona - Eram aqueles de cadarços, emborrachados nas laterais. O da Redley era imbatível.

 

- Tênis iate - Sem cadarço e de tudo quanto era cor. Foram uma febre e quanto mais coloridos, melhores. No início, reinavam os da Rainha. Depois, a Redley tomou conta do pedaço.

 

- Tênis quadriculado - Os preto e branco pareciam um tabuleiro de damas. Mas existiam de outras cores também.

 

- Kichute - De preferência amarrado na canela.

 

- Melissa - Quando chegou às lojas, em 1979, foi uma tremenda inovação. Afinal, eram sandálias de plástico! O modelo Aranha foi o pioneiro. Depois vieram o Francesinha transparente e o Rainbow.

 

- Top-siders - Totalmente versáteis, combinavam com um visual esportivo ou social. Começaram a aparecer em 1982.

 

- Chinelos pretos - Aqueles de borrachão e uma tira grossa de lona colorida (Havaiana já existia, mas não teve vez nos 80).

 

- Bota branca de cano alto até o joelho - Quem lançou a onda foi Xuxa. Algumas botas tinham aplicações prateadas ou douradas, tipo tachinhas.

 

 

Acessórios fundamentais

 

 

- Carteiras emborrachadas e fechadas com velcro.

 

- Mochilas emborrachadas.

 

- Mochila jeans da Cantão 4 (com um raio no lugar do "N") - Chegar com uma dessas no começo do ano era uma sensação.

 

- Chaveiro-mola - Era aquele de fio de telefone, que normalmente tinha cores berrantes. Foi lançado pela Pier no verão de 1984 e virou febre em cada camelô da esquina. Também ficou conhecido como chaveiro do Greg, o personagem de Cássio Gabus Mendes na novela Champagne, que usava um preso na calça.

 

- Chaveiro de borracha da K&K em forma de pé-de-pato

 

- Chaveiro de plástico da OP em formato de raquete

 

- Chaveiro que respondia ao assovio - Vendido nos melhores camelôs. Quando perdia, bastava assoviar que ele fazia um barulhinho eletrônico, parecido com o de celular.

 

- Pochete emborrachada ou de nylon (sim, já usamos pochete, inclusive para tirar onda à noite...).

 

- Pulseirinhas de linha - Nos anos 80, as sacolas dos supermercados eram de papel e vinham com uma alça de plástico preta. A meninada a cortava para ser a parte de dentro de pulseirinhas coloridas, feitas com linha de costura. Geralmente ficavam com o nome da pessoa ou de um time.

 

- Ombreiras (tinha até sutiã de ombreira)

 

- Cadarços coloridos para dar um tchan aos tênis.

 

- Óculos com armação imitando casco de tartaruga.

 

- Boné azul do Banco Nacional - Era a marca do Ayrton Senna e todo mundo queria conseguir um.

 

- Lenço com estampa indiana da Company amarrado no pescoço, com um nozinho na frente

 

- Carteira da Company.

 

- Mochila da Company.

 

- Chaveiro da Company - Com o "C" no meio, que saía de um quadrado de borracha de outra cor.

 

- Chapéu da Company - Aquele que tinha uma aba virada. As cores eram verde e azul.

 

- Aliás, tudo da Company...

 

 

Faziam a cabeça

 

 

- New Wave Wet Gel purpurinado e New Wave Glitter Gel - Existiam nas cores prata, ouro, rosa, verde, multicolorido... Era o auge do new wave e as pessoas usavam tanto para ir a festas quanto para pegar uma praia. Mais versátil, impossível.

 

- Tule e laçarotes de cores berrantes no cabelo - A viúva Porcina, de Roque Santeiro, transformou os adereços em mania em 1985. Quase na mesma época, Madonna também popularizou o tule no filme Procura-se Susan desesperadamente.

 

- Faixas na testa - Foram uma febre em 1985, a reboque da Menudomania.

 

- Tiara - Foi anterior à mania das faixas. A tiara era mais fina, tipo aquelas usadas por jogadores de tênis. Muita gente botava na testa para fazer cooper, mas também era vista em festas e bares à noite. Dudu França, do Grilo na cuca, foi um dos garotos-propaganda da tiara.

 

- Xuquinha - Era tanto o nome do prendedor de cabelos atoalhado e de várias cores, quanto o penteado da Xuxa, que prendia duas mechas para trás e fazia um pequeno rabo para cima."

 

*Extraído do livro 'Almanaque anos 80' (Ediouro)

 

 

Nós erámos brega mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai credo.. HAiduHASuihAIDUhAISDAHISU..

Bom, isso pode ser considerado brega atualmente, mas na época com certeza era normal.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Chaveiro que respondia ao assovio - Vendido nos melhores camelôs. Quando perdia, bastava assoviar que ele fazia um barulhinho eletrônico, parecido com o de celular.

Eu tinha um e sou doido para ter um deste novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pô, eu tive uma mochila da company, mas já no final quando já não eram mais tão caras. Pois a moda já era ter da pacaloko.

 

tive algumas coisas, mas pelo visto nem naquela época eu andava na moda. Hoje com certeza ando menos ainda.

 

Naquela época andar com sapato plataforma (muié) era cafona, mas já tinha sido chique. Hoje em dia voltou a ser chique.

 

E os óculos que as muié usam hoje que cada lente é 10cmX10cm, é uma coisa horrível (eu acho) e também já foi moda nos anos 50 e 60.

 

Prefiro o meu estilo cafona: tênis qualquer, calça jeans não resgada (só se for de uso) e camiseta de camelô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coisas que eu lembro que usava:

- Kichute amarrado na canela

- Mochila da Company (Tênis entre outros)

- Redley (tive mais de 10 pares)

- Adidas cano alto

- Calça e algumas blusas da OP

- Relógio Champion (aqueles que tinham 3 pulseiras de cores diferentes)

 

Nos anos 90 eu era um misto de roqueiro com surfista (em plena Minas Gerais, surfista de rio)

- Roupas da Cristal Graffiti, Sundek, Hang Loose, Rato de Praia (sucesso!)

- Camisas de bandas Rock dos anos 70 (Led Zeppelin, Janis Joplin...)

- Cabelo com corte de surfista (aquela moita em cima e aparado em cima da orelha)

- Sandália Zeppelin

 

 

Isso é o que lembro...

A cachaça dá amnésia.

 

 

Hoje ando com o que tenho, dexei de ser vaidoso com marcas conhecidas.

Normalmente para trabalhar é roupa velha e suja de tinta, óleo, cola e graxa, por causa da gráfica.

Mas se for para as baladas, agradeço a Sra. DiMinas por me vestir. Provavelmente não querendo passar vergonha com minha companhia.

 

Mas no geral, sou adepto ao básico: calça jeans, tênis, blusa de malha e raras às vezes uma camisa social.

 

E falando em tênis, ultimamente estou usando é All Star, que por sinal está com cada modelo bacana. Além de ser barato.

 

Minha última aquisição:

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Kichute amarrado na canela

isso eu não tive, mas tive alguns kongas quando pirralho (vulgo fedelho).

- Relógio Champion (aqueles que tinham 3 pulseiras de cores diferentes)

acho que cheguei a ter, mas aí a moda já era aquele Gchock (que não quebrava) que tinha uma borrachinha por fora.

Eu era grunge nos anos 90, mistura de skatista com dark. Só ouvia metaleira, até que virei de vez surfista e pagodeiro. Agora voltei pro rock, mas continuo nas ondas.

Volta e meia estou de bermuda e haviana sem camisa e o pessoal fica olhando como se eu fosse um ET. Tem que ver quando saio para almoçar ou jantar assim, quando me barram por causa da falta de camisa, ponho aquelas regatas bem folgadas e toda amassada que está jogada no porta-mala do carro há duas semanas.

 

Uma época já tive que trabalhar todo engomadinho, era fod@. Principalmente nos dias de futebol, que eu socava o terno dentro da sacolinha e no dia seguinte o trem tava imprestável para usar. Era bom para happy hour que saída arrumadinho, mas como agora só frequento buteco, não dá nada. e ainda agora não vem mais mendigo me pedir dimdim.

 

que saudades daquela época, mas acho que alguma coisa dessa moda que vivemos, vai retornar.

Lembro que calça jeans rasgada era o fim do mundo, até que virou moda, mas acho que agora saiu de moda, não tenho mais visto.

O que não me conformo é com esses óculos ridículos que as mulheres usam hoje em dia, se achando o máximo. Gastar mais de 1.500 reias uma porcaria daquelas.

Sou da época que se tinha dois ou três HB em casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueceram do 752 da Vulcabrás

Que por sinal, seu garoto propaganda era o Paulo Maluf.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif !

Que saudades de algumas coisas aí!

Nossa, usei muita sandália Melissa!

Tinha uma preta, do modelo clássico, e uma transparente... o problema é que o pé suava feito torneira!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Não, eu não tinha chulé tá? Mas que incomodava, incomodava....

Mas as sandálias voltaram, só que deve ser de outro tipo de plástico, pois senão, não estariam vendendo que nem água!

 

Não sei se vocês usaram, mas o meu pai, que ia de tempos em tempos para o Paraguai (quem manda morar perto né?), trazia aqueles tênis brancos com estrelas, geralmente azul ou vermelho, que nominaram de 'chinezinho'! Alguém aí usou?

 

Ah, e tinha a capa preta, pra ir pra balada..... ou ninguém usou? :blink:

Se eu mostrar a minha foto com essa capa preta, com meu AllStar Pink cano alto pra minha filha, nossa...acho que ela vai morrer de vergonha!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu mostrar a minha foto com essa capa preta, com meu AllStar Pink cano alto pra minha filha, nossa...acho que ela vai morrer de vergonha!!

posta uma foto aí para gente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ia ser engraçado mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro também dos tênis BAMBA, que tnha um modelo apelidado de "bamba cabeção", pelo menos aqui no RJ era esse. Usava direto na escola no final dos 80 e início dos 90.

ate30_a_01.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.