Leandro Persi 0 Denunciar post Postado Janeiro 21, 2009 Bom dia pessoal. Comecei a trabalhar em uma empresa que possuii um servidor Linux mas ninguem sabe como mexer nele e acessar o que preciso, inclusive eu. Enquanto não chamamos um técnico eu gostaria da ajuda dos colegas para ressolver algumas coisas. Como eu faço para encontrar a pasta onde devo publicar os arquivo dos sites para irem pro ar? Como descubro qual é o DNS deste serviddor? Vou hospedar mais de um site neste servidor, como faço a divisão para não haver conflito? Como administro as contas de email de cada cliente? Sei que são muitas dúvidas, mas se alguem puder me dar uma ajdua eu agradeço bastante. Abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hgb7 3 Denunciar post Postado Janeiro 21, 2009 Mas tem uma máquina tipo "Firewall" que está correndo tudo isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Persi 0 Denunciar post Postado Janeiro 21, 2009 Um servidor só para o Firewall não tem mas estamos com 4 servers, um pra web, outro para agenda corporativa, um para email e outro que não me recordo agora Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Janeiro 21, 2009 Leandro... Sinceramente, não acho uma boa idéia você mexer no servidor, isto pq podemos passar uma informação que pode conflitar com os parametros definidos no servidor e acabar por desconfigurar algum serviço. Mas algumas informações podemos lhe passar sem maiores problemas. Vamos lá... Algumas perguntas inciais: Você esta com acesso de usuário root (administrador) ao servidor? Sabe qual a distribuição e versão esta sendo utilizada? Como eu faço para encontrar a pasta onde devo publicar os arquivo dos sites para irem pro ar?O caminho padrão para armazenar páginas nas distribuições atuais é:/var/www Para encontrar arquivos, por exemplo, com extensão html em todo sistema de arquivo: # find / -name *.html Como descubro qual é o DNS deste serviddor?Você pode tentar ver esta informação no próprio registro.br.Se quiser detalhar um pouco mais esta dúvida, fique a vontade, pois acho que não entendi direito. Vou hospedar mais de um site neste servidor, como faço a divisão para não haver conflito?Estas configurações são realizadas no arquivo de config do Apache. Como administro as contas de email de cada cliente?Depende do serviço instalado, geralmente para cada usuário é criado um usuário do sistema operacional, desta forma, automaticamente é criado uma caixa postal eletrônica para este determinado usuário, mas dependendo do serviço instalado (software), esta configuração pode ser diferenciada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Persi 0 Denunciar post Postado Janeiro 22, 2009 Sim. Estou como usuario admistrados, tenho total acesso. Vou verificar qual versão esta sendo usada. obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Persi 0 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2009 Prog. Sem querer abusar vou aproveitar sua deixa para lhe pedir uma coisa. Sou webdesigner e por onde trabalhei nunca precisei nem tiver acesso a servidores, muito menos Linux, por isso estou com dificuldades para acertar os detalhes para publicar os sites de meus clientes. Eu queria saber se é possivel você me passar, como na resposta anterior (que esta bem detalhada e direta, obrigado) quais são os passos e principais informações necessárias para hospedar vários sites neste servidor. Muito obrigado Abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Janeiro 24, 2009 Como eu mencionei, a configuração básica ocorre no arquivo de config do Apache, mas também é necessário mexer em DNS, ou se for externo (ex: locaweb, dialhost, etc), criar os registros correspondentes e apontamentos para o IP do servidor, por exemplo: Observação: Lembrando que alguns detalhes vão depender diretamente do tipo de distribuição instalada ou até mesmo como os serviços foram instalados. Vamos supor este domínio: teste.com.br Dentre os principais arquivos de config do Apache, você vai encontrar o arquivo httpd-vhost.conf, esta é o principal arquivo quando você possui vários sites hospedados no mesmo host, um exemplo de Virtual Host seria: <VirtualHost ip_do_server_ou_dominio:80> ServerName www ServerAlias www.teste.com.br DocumentRoot /var/www/teste <Directory "/var/www/teste"> Options FollowSymLinks AllowOverride All Order allow,deny Allow from all </Directory> </VirtualHost> Isto indica que este site, que responde por www.teste.com.br, deverá ser acessado de acordo com os arquivos que ele encontrar no caminho /var/www/teste (já havia mencionado no post anterior que na maioria dos casos o diretório raiz para armazenar páginas web é o /var/www). Um outro detalhe importante a ser configurado é o DNS (Servidor de Nomes), se o site for um site ou dominio de um cliente novo, você precisa criar o resgistro do nome no seu DNS (que pode ser terceirizado ou local, neste mesmo servidor ou em outro). O principal servidor de nomes para Linux é conhecido como Bind. Por padrão, mas não necessariamente, em servidores Linux, os arquivos de config ficam dentro do diretório /etc, os arquivos do Apache, por exemplo, podem ter um destes nomes: apache, apache2 ou httpd, sendo assim, usando uma destas possibilidades: /etc/apache2, dentro deste diretório você encontra todos os demais arquivos de configuração referente ao serviço HTTP (Apache). No caso do servidor de nomes (Bind), os principais arquivos de config estão em /etc/bind. Será necessário você criar um registro apontando para o IP correspondente. Bem... é por aí, mas não me aprofundei em detalhes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Leandro Persi 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2009 Obrigado pela ajuda, vou tentar seguir suas indicações e ver se consigo o qu e preciso. Muito obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites