FABIO SYS 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2009 Olá Amigos. Estou com uma dúvida:Estou criando um sistema que têm uma área de orçamento. Neste Form, vai as seguintes tabelas: Items,tems2 items3 tems4 E assim por diante o que eU GOSTARIA É QUE ATRÁVES DE UM DBGRID eu conseguisse acessar estas tabelas e ir inserindo os items e ir somando os valores correspondentes a cada item e depois somar todos e mostrar num DBTEXT, ocorre que consigo fazer isto em apenas um tem mais de um item não aceita.Quando tento fazer outro item ele abre outor orçamento tentei fazer um mestre detalhe mas tb aconteceu a mesma coisa onde estou errando?Estou utilizando ADO e um ClientDataset para somar todos os campos de uma coluna do DBGRID COMPILADOR DELPHI7 QUERIA QUE FICASSE ASSIM NO DBGRID: QUANT__SERVIÇO___VALORSERVIÇO__ITEM1____VALOR1_____ITEM2____VALOR2_____ITEM3____ _VALOR___TOTAIS _1_____|__LONA___|____R$:1,00___|_ITEM1_____R$:3,00__|__ITEM2__|___R$:1,00_|__ITEM3_____R$:1,00_|_R$:6,00 _1_____|__LONA___|____R$:1,00___|_ITEM1_____R$:3,00__|__ITEM2__|___R$:1,00_|__ITEM3_____R$:1,00_|_R$:6,00 _1_____|__LONA___|____R$:1,00___|_ITEM1_____R$:3,00__|__ITEM2__|___R$:1,00_|__ITEM3_____R$:1,00_|_R$:6,00 _1_____|__LONA___|____R$:1,00___|_ITEM1_____R$:3,00__|__ITEM2__|___R$:1,00_|__ITEM3_____R$:1,00_|_R$:6,00 _1_____|__LONA___|____R$:1,00___|_ITEM1_____R$:3,00__|__ITEM2__|___R$:1,00_|__ITEM3_____R$:1,00_|_R$:6,00 TOTAL R$:30,00 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Janeiro 27, 2009 Se eu entendi direito, você quer usar um dbgrid para inserir/alterar/excluir dados em múltiplas tabelas... se for isso mesmo, até onde eu sei, não vai dar certo... o dbgrid só aceita gravar dados diretamente se for uma relação 1x1 (um grid uma tabela). Acho que o ideal seria você montar isso num stringgrid, controlar as inclusões linha a linha e por uma rotina apartada para gravar os dados em cada tabela, validando e tratando as informações. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
FABIO SYS 0 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2009 Se eu entendi direito, você quer usar um dbgrid para inserir/alterar/excluir dados em múltiplas tabelas... se for isso mesmo, até onde eu sei, não vai dar certo... o dbgrid só aceita gravar dados diretamente se for uma relação 1x1 (um grid uma tabela). Acho que o ideal seria você montar isso num stringgrid, controlar as inclusões linha a linha e por uma rotina apartada para gravar os dados em cada tabela, validando e tratando as informações. []'s Eu acabei conseguindo criando um dbgrid para cada tabela e criando mestre detalhe e ficou legal. Mas gostaria de saber já que você me deu esta dica: Como Eu controlaria ou faria, para controla as inclusões linha a linha? Isto gostaria de saber pq realmente nunca tive a oportunidade de usar stringgrid.No mais obrigado pela resposta vou tentar usar isto em outro sistema. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Janeiro 28, 2009 Seria um trabalho controlado totalmente por você... no stringgrid você pode definir em runtime quantas colunas ele terá e ir adicionando linhas nele... a idéia é usar ele como se fosse uma tabela ficticia, onde você insere dados em cada uma das células dele e depois num botão gravar, você valida o conteúdo das células por meio de um laço de repetição e depois joga linha a linha em rotinas desenvolvidas por você para gravar os dados... geralmente eu gosto de usar ele quando trabalho com classes e orientação a objeto que exigem que eu edite múltiplas informações em um local só (usei isso para fazer uma rotina de cadastro de engenharia de tecido no passado). Fica difícil pegar e dar um exemplo completo de como usar ele agora.... se eu tiver tempo posto algum artigo aqui mostrando um exemplo básico passo a passo. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
FABIO SYS 0 Denunciar post Postado Janeiro 29, 2009 Seria um trabalho controlado totalmente por você... no stringgrid você pode definir em runtime quantas colunas ele terá e ir adicionando linhas nele... a idéia é usar ele como se fosse uma tabela ficticia, onde você insere dados em cada uma das células dele e depois num botão gravar, você valida o conteúdo das células por meio de um laço de repetição e depois joga linha a linha em rotinas desenvolvidas por você para gravar os dados... geralmente eu gosto de usar ele quando trabalho com classes e orientação a objeto que exigem que eu edite múltiplas informações em um local só (usei isso para fazer uma rotina de cadastro de engenharia de tecido no passado). Fica difícil pegar e dar um exemplo completo de como usar ele agora.... se eu tiver tempo posto algum artigo aqui mostrando um exemplo básico passo a passo. []'s Beleza mas vou pesquisar mais sobre stringgrid obrigado, pelos toques. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites