Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carlos.Alexandre

[Resolvido] Gráfica + Corel

Recommended Posts

Boa noite!

Envie um arquivo apra uma gráfica, e eles me responderam assim: =/

rs

"Favor enviar em Corel até X3. Os arquivos devem estar em CMYK 450 dpi, imagens, efeitos, degradês..., fontes convertidas em curvas, caso tenha máscara de verniz, é necessário que a mesma esteja em vetor."

- A parte do Corel X3, tá ok!

- Em relação ao arquivo estar em CMYK 450 DPI, como sei se estou trabalhando nesse modo? CMYK é o "estilo" de cores e DPI seria a resolção, certo? (sou meio bisonho nessa parte!)

- Sobre estar tudo em curvas, selecionei tudo que tinha com CTRL+A e depois CRTL+Q, está certo ? É só isso?

Muito obrigado por mais essa ajuda!

Um abraço! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos por partes:

- Em relação ao arquivo estar em CMYK 450 DPI, como sei se estou trabalhando nesse modo? CMYK é o "estilo" de cores e DPI seria a resolção, certo? (sou meio bisonho nessa parte!)

Nessa parte eles se referem as imagens utilizadas no arquivo, elas devem estar com o modo de cores em CMYK com uma resolução de 450dpi, mas creio que 450dpi é exagero, deixe-as com 300dpi que eles irão aceitar de boa.

- Sobre estar tudo em curvas, selecionei tudo que tinha com CTRL+A e depois CRTL+Q, está certo ? É só isso?

Exatamente, é só isso, basta todos os elementos da arte estarem convertidos em curvas, isso é apenas por prevenção, caso eles não tenham alguma fonte, ou algo do tipo.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Ah entendi, obrigado!

Um dúvida, se eu tiver uma imagem.. uma foto ou qlqr coisa parecida, comodevo fazer?

Já ouvi falar que sempre tem que transformar em vetor, mas no caso de uma foto?

O tamanho do arquivo, tem que ser do mesmo do folder certo? Ou posso mandar em qlqr tamanho, já que o arquivo cdr eu tenho uma flexibildiade?

Em relação ao CMYK e os DPI, só quando tem foto então?

PErguntei um moooooooonte..rs

Obrigado, um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes novamente:

Um dúvida, se eu tiver uma imagem.. uma foto ou qlqr coisa parecida, comodevo fazer?

Abra a foto no Photoshop, converta o modo das cores para CMYK e deixe-a com 300dpi.

No caso da foto você precisa configurar conforme a gráfica lhe informou, modo das cores em CMYK com resolução de 300dpi.

O tamanho do arquivo, tem que ser do mesmo do folder certo? Ou posso mandar em qlqr tamanho, já que o arquivo cdr eu tenho uma flexibildiade?

É recomendável que já importe a foto no tamanho correto no CorelDRAW, pois o recurso de redimensionamento de imagens do mesmo acaba distorcendo um pouco a imagem, portanto ao fazer os ajustes da foto no Photoshop, já deixe-a no tamanho adequado para o impresso.

Basicamente sim, fotos, imagens bitmap, que são geradas fora do programa vetorial, no caso o CorelDRAW.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Por padrão o CorelDRAW já trabalha com o modo de cor CMYK, pra ver se os arquivos estão em CMYK vá em Arquivo > Propriedades do documento (corel x4, no x3 é informações do documento.). Em preenchimentos, verifique se está tudo em CMYK, assim como em imagens bitmap. Se não estiver, tem que procurar um a um pra mudar para cmyk.

300 dpi é o mais comum em gráficas, clique em cima das imagens bitmaps e veja na barra de informações inferior se está em cmyk, e em 300 dpi, ou 450, se não: Bitmaps > Converter em bitmap. Escolha CMYK, Fundo transparente (se necessário), e 300 dpi, ou 450.

Só as fontes precisam ser convertidas em curvas, portanto: Editar > Selecionar tudo > Texto. Pressione Ctrl + Q e pronto, pra verificar, abra propriedades do documento, e veja as estatísticas de texto.

Ah entendi, obrigado!

PErguntei um moooooooonte..rs

Obrigado, um abraço!

Como falei antes, clique sobre as imagens e verifique se está tudo ok na barra de informações inferior.

Não entendi direito isso de transformar em vetor, tem que deixá-la no arquivo apenas...

Mande de preferência no tamanho final (com margens e exigências da gráfica).

Só precisa verificar se está em CMYK todos os objetos, pelo propriedades do documento, fotos também, dpi só em foto precisa verificar.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que nem sempre convém trabalhar com bitmaps dentro do próprio CorelDRAW, pois a maneira como ele trata as imagens é completamente inferior a de um editor de imagens, no caso o Photoshop, portanto tente sempre trabalhar com as fotos no Photoshop.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que nem sempre convém trabalhar com bitmaps dentro do próprio CorelDRAW, pois a maneira como ele trata as imagens é completamente inferior a de um editor de imagens, no caso o Photoshop, portanto tente sempre trabalhar com as fotos no Photoshop.

[]'s

Sim, é verdade, então deve-se tratar a imagem primeiro no Photoshop, depois importá-la no CorelDRAW...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é verdade, então deve-se tratar a imagem primeiro no Photoshop, depois importá-la no PS...

Correção: importa-la no CorelDRAW. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.