falco 0 Denunciar post Postado Janeiro 30, 2009 boa tarde, sou novo no forum e tenho estudao um pouco sobre flash e actionscript seguinte estou fazendo um jogo de dama e estou tendo um problema para movimentar as peças. tenho um clip de filme chamado am5 certo, e criei os espaços de movimentação como botões, se vocês olharem o arquivo ao clicar no espaço em preto acima e a esquerda do am5 move-se o am5 para lá. porem isto é algo fixo e tem funcionado apenas para uma peça. por favor olhem o arquivo! conto com a ajuda de vocês. Grato! Jogo de Dama Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
José Enésio 4 Denunciar post Postado Janeiro 30, 2009 Amigo vou lhe sugerir algo mais dinâmico que é mais ou menos como eu fiz um outro jogo meu de tabuleiro que eu tenho por aqui (inclusive, ele é um sistema que eu fiz para jogos no estilo e é perfeitamente funcional apesar de faltar muita coisa ainda para ficar pronto!). Utilize classes. Fica muito mais fácil navegar pelo código. Não faça do jeito que você está fazendo, tudo já pronto ali no palco do Flash. Apenas crie o MovieClip de casa e o MovieClip de peça. Se possível, dentro do MC de peça, faça dois frames, com stop() para não ficar rodando: um deles é o frame com a peça branca, o outro com a peça preta. Tente fazer a mesma coisa com o MC de casa. Anyway, utilize ActionScript para instanciar o tabuleiro. Para isso você faz um for seguindo o número de casas na horizontal, e dentro dele você faz outro for seguindo o número de casas na vertical. Dentro desse, você instancia com attachMovie uma casa e posiciona ela de acordo com sua posição x e y. Defina também os eventos do MovieClip como onRelease. Vá adicionando essas casas em uma array global multidimensional na seguinte fórmula: casas[x][y]. Se não quer fazer assim, você vai ter que nomear cada uma das casas com um nome relacionado à sua posição x e y em relação ao tabuleiro (casa1_1, casa1_2, ...). É um trabalho tedioso. Faça a mesma coisa com as peças. Defina um campo nos MCs de casas de acordo com a posição da peça, acesse a casa na array global, pegue o campo e aponte-o para o MC da peça que acabou de criar no loop.. Assim, você vai ter casas livres com o campo peca definido para NULL, e as casas com peças terão o campo peca definido para o MC da peça. Crie algumas variáveis globais que lhe serão úteis para controlar os comandos: pecaSelecionada, turnoJogador, entre outras. Agora você começa a desenvolver os eventos das casas. Edite lá o seu loop de criação do tabuleiro, assim você aplica o evento à todas as casas. Basicamente, você tem que fazer alguns ifs e agir de acordo. No evento onRelease, sabemos que o jogador clicou em uma casa. Sabemos que a casa clicada é this no evento. Agora faça alguns ifs para agir de acordo. Exemplo de lógica: se (casa está livre) { se(pecaSelecionada não é nulo) { move a peça para cá } //caso contrário, clicou em casa em branco sem ter selecionado uma peça para mover } caso contrário { se(pecaSelecionada é nulo E this.peca.jogador = turnoJogador) { seleciona a peca this.peca } //e assim vai indo } Parta desse princípio e começe a desenvolver mais e mais coisas do jogo. Desenvolva uma coisa de cada vez, até ter um jogo completo. Se tentar fazer tudo ao mesmo tempo, você vai se embananar todo. Vá testando como está ficando até que fique bom. Como eu disse, fiz um sistema de jogo de tabuleiro e não é fácil não, tive que suar muito pra fazer aquele sistema funcionar. Falou! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
falco 0 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2009 Olá pessoal! Tudo beleza? Estou com uma enorme dificuldade e pesso a colaboração de vocês. Estou criando um jogo de dama no flash sei que não é fácio por isso peço que me ajudem a desenvolvê-lo passo a passo. Primeiramente quero que me ajudem a mover as peças quando clicá-las nelas e no local onde quero que ela se mova.Segue o link do jogo:http://www.4shared.com/file/84118557/a000cc24/dama.html. Muito obrigado pela colaboração. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hgb7 3 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2009 http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=106127 http://forum.codigofonte.net/index.php?showtopic=5369 Espero que ajude, e mude o título hehe :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LenonPelon 0 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2009 Tem como você me passar o arquivo por e-mail???? ...... o site onde você fez o upload é bloqueado aqui na empresa ...... lenonpelon@hotmail.com Abraços! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
José Enésio 4 Denunciar post Postado Fevereiro 4, 2009 Cara, para mover as peças, você tem que ter uma variável que aponte para a peça que está selecionada (em Flash, você faz isso simplesmente definindo a variável para um MC existente), e uma maneira de organizar tanto o tabuleiro em casas, seja por nome (o nome contando por exemplo, casax_y, x e y sendo a posição x e y em relação às outras peças do tabuleiro [1, 2, 3, etc...]), e as peças muito provavelmente em uma ou duas arrays, para facilitar o acesso à elas. Tem um tópico recente por aqui em que eu postei, mandei várias dicas de como fazer isso, vou pegar o link ok? 10 min! http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=329468 Esse é o tópico ao qual me referia! (e por acaso foi você que fez ele também) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
falco 0 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2009 Olá pessoal, uma boa tarde! Estou desenvolvendo um jogo de dama em flash e preciso da ajuda de vocês.Não conheço muito de flash portanto se tiver alguém aí que pode me ajudar eu agradeço. Como faço para mover as peças no lugar que eu quero? http://www.4shared.com/file/84118557/a000cc24/dama.html Obrigado pela ajuda! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
José Enésio 4 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2009 Denovo você posta esse MESMO tópico cara? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago de Oliveira Cruz 21 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2009 Bixo é o seguinte....... Tu quer ajuda correto????? Então posta ai o que você já tentou Quais foram suas opções........ Pq você resolveu fazer dessa maneira...... O que você acha que pode ser como solução Etc....... Isso aqui não é um help desk...... você joga o código e fala ahhhhh eu quero fazer isso ou aquilo........ Não funciona assim. Eu por exemplo gosto de resolver problemas com formulários....... mas isso é uma coisa minha.... as vezes o cara nem pede o código todo e eu ajudo... pq eu quero...... Códigos como o seu são complexos... envolvem uma programação de alto conhecimento (AS AVANÇADO) Requer que 2 pessoas joguem ou seja utilizando localconnection...... requer se não forem 2 pessoas um conhecimento de AI...... Tbm requer que você saiba calcular mto bem matematicamente todas as opções possiveis e imaginaveis que pode um jogador querer fazer....... Então posta ai o que você quer parte por parte... E vai fazer 1 pé por vez....... Não espere que alguem jogue o código aqui de graça pra ti........ mas dessa maneira ai ninguem vai ajudar Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2009 topicos mesclados evite floodar o forum Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
José Enésio 4 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2009 Amigo, por favor não poste mais tópicos repetidos assim, leia os antigos que já tem respostas. Desse jeito você acaba floodando o fórum. Espero uma resposta! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites