Darkk 1 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2009 Olá. A minha dúvida é bem essa mesmo: o que é melhor para um webdesigner: faculdade de Design ou de Publicidade? Sempre imaginei que um curso de design seria o melhor caminho, para aprender teoria das cores e etc., mas li uma matéria do Bruno Ávila que me deixou em dúvida. Qual a opinião de vocês? Segue o endereço para a matéria q eu falei: http://www.brunoavila.com.br/blog/mercado-...sao-webdesigner Obrigado! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Fevereiro 5, 2009 fiz design, mas parei faltando 1ano e meio agora faco com. social/publicidade achei fraca d+ a facul de design Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Darkk 1 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2009 Ninguém mais quer opinar? Acho q a tua opinião pode ser interessante para os demais participantes do fórum! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rcastelo 0 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2009 cara, com certeza o melhor é design, por que? porque é um curso inteiro focando o que você vai precisar aplicar no seu trabalho. Publicidade pode até te ajudar, mas não lida com construção do projeto assim como faculdade de design, a função do publicitário é outra, não deixa de ter suas interceções mas é outra. o bruno avila não comparou publicidade x design e sim publicidade x informática, informática tem mais a ver com ciencia da computação, design é Desenho Industrial. enfim, te digo, pra qualquer um que queira trabalhar com webdesign o melhor a fazer é faculdade de design (Desenho Industrial), se quiser algo que tem mais a ver com publicidade aplicada a web, escolha publicidade. O que estamos discutindo aqui é escolher uma graduação que irá te dar um bom futuro profissional, e só uma faculdade de design vai te dar conhecimento e curriculo para você conseguir bons empregos na área facilmente. --- resumindo: você quer trabalhar como webdesigner (design voltado pra web)? é obvio que deve fazer design. Quer trabalhar como faz-tudo da web? faça qq área de criação. aqui no brasil temos ótimas e muito conceituadas faculdades de design (como a que eu estudo, que é uma das 10 melhores do mundo ehehehehehe) --- por fim, acho q uma escolha importante como essa merece uma pesquisa maior, pesquise os webdesigners que estao ganhando dinheiro feito loucos por ai, quem projeta o site da globo.com? cocacola? nike? os pulicitários fazem parte a equipe, assim como programadores, illustradores e etc, mas veja os webdesigners desses sites, todos fazem design. --- isso é só um toque, é o mesmo que fazer biologia pra ser médico, se existe uma graduação própria para a sua profissão, pra que fazer outra? ---- desisto qual foi a faculdade de design que você fez? as vezes a faculdade é que é fraca, e nao o curso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cm8 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2009 A melhor faculdade e o que aluno se dedica estuda na maioria das vezes você aprende mais sozinho. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rcastelo 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2009 sim, mas quando o aluno se dedica e a instituição ajuda ele aprende ainda mais. Se tudo dependesse só do aluno não contratariam professores. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2009 Na verdade depende de ambas as partes, em conjunto... tanto a professor tem que ser bom e saber ensinar quanto o aluno em querer aprender... caso umas das partes falhem... o processo será prejudicado. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2009 faculdade de design nao tem nada a ver com web comunicacao social tb nao design pode ate chegar mais perto, mas ainda esta longe as teorias sao MUITO distintas, vai aplicar Bauhaus numa pagina de web? aprendi todas as teorias, artes... e passou bem longe de ser aplicavel na web rcastelo, se você ja tiver mais da metade do curso vai saber que tenho razao trabalhar com impressos é uma coisa, as cores sao CMYK, as dimensões sao outras, a visualização é outra trabalhar para monitor muda tudo, usa-se RGB, mudam-se as dimensões, muda o comportamento das pessoas... por isso eu mudei pra comunicacao social ja aprendi as teorias e ja fiz pratica em design, mas optei por nao terminar e me focar pra parte de internet as dicas estao ai Darkk levante as grades dos 2 cursos e veja qual das 2 areas você se senteria mais a vontade pra trabalhar []s e boa escolha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rcastelo 0 Denunciar post Postado Fevereiro 7, 2009 desisto, você tem uma visão mt limitada sobre o que é design, ou você fez uma faculdade de design com enfoque mt artistico ou foi uma faculdade mt ruim para só abordar teorias e aplicação para impressos. você por acaso fez design gráfico? se foi, realmente não tem nada a ver, pq ela da um enfoque em um campo mt curto do design. para design de web a graduação certa a se fazer é desenho industrial com habilitação em programação visual. A que eu faço, a esdi, forma os alunos nas duas habilitações do design, por isso o curso é bem longo, 5 anos em periodo integral nos 2 primeiros. É uma faculdade que pertence ao centro de tecnologia e ciencias da uerj, ou seja, o enfoque do curso é outro, sem baboseiras artisticas. Esse ano mesmo em Arquitetura da informação eu tive usabilidade para web, como analizar e fazer testes de usabilidade, design focado no usuário, acessibilidade, criptografia, infografia (tanto para midia impressa quanto para web), motion graphics etc etc etc. Em cores e estruturas bidimensionais, temos tando a teoria de cores pigmento quanto de cor-luz, a influência das cores, como usar essas influencias, influências de formas, predominância de formas e cores sobre outras, etc etc etc Em percepção visual aprendemos sobre os efeitos de ilusões de ótica e como podemos usar seus princípios em um projeto, aprendemos teoria da gestalt (que tem suas leis aplicadas em qualquer site profissional que você veja por ai), aprendemos muita coisa que se aplica a web nessa matéria, como por exemplo o caminho básico que o olhar de um usuário comum faz ao ver uma página de internet, aprendemos iconografia e mais uma porrada de coisas. Em meios e métodos de representação aprendemos a desenhar, um bom designer deve saber representar suas ideias, primeiro no papel, aprendemos todas as tecnicas de desenho e rendering manual old school (tipo o que aquele cara do overhaulin faz com os marcadores nos desenhos dele) e depois passamos pro pc, aprendemos vetorizações realísticas, fabricação de icones e outros elementos de mídia digital tanto usando o photoshop quando o illustrator. Em metodologia visual além de coisas relacionadas a produto, que não vem ao caso, saimos das 2 dimensoes e aprendemos a projetar em 3 dimensoes, o que inclui aprender modelagem e renderização 3d Em fotografia e laboratório fotográfico aprendemos não só a capturar fotografias profissionais como tratar e manipular digitalmente as mesmas Sem contar com inumeras teorias da marketing q eu acho um saco, gestão de negócios, gestão de projetos, noções de animação, semiótica, ergonomia etc etc etc (isso sem contar com as matérias de projeto mesmo, afinal, design é uma área ampla, tenho 3 professores que projetaram o metro de são paulo e do rio (sim, você anda no projeto deles), outro que projeta equipamentos médicos, outro q é designer da globo e por ai vai...) e isso só este ano --- agora me diz, se isso tudo não forma um webdesigner oq está faltando pra você? Inclusive tem um curso oferecido pela puc que leciona isso tudo focado basicamente em web, que é desenho industrial com habilitação em mídia digital. Quer uma dica, visite uma agencia de design para web de sucesso e pergunte a eles. Se você for do rio e se interessar, visite a ESDI e veja como funcionam as coisas lá. Para se ter uma formação em design é preciso fazer desenho industrial, publicitários e cia são publicitários e cia, não designers. Se você quiser fazer uma formação para trabalhar como webdesigner faça uma graduação de desenho industrial que foque midia digital. Para isso, visite as universidades, veja as ementas das matérias e tome sua decisão. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
desisto 0 Denunciar post Postado Fevereiro 8, 2009 desisto, você tem uma visão mt limitada sobre o que é design ... para design de web a graduação certa a se fazer é desenho industrial com habilitação em programação visual. me limitei a ler apenas o comeco da sua redação você conhece a lei da compensação? eu tenho uma visão mt limitada, em compensação, você le mais do que esta escrito o que é melhor para um webdesigner: faculdade de Design ou de Publicidade?em algum lugar, na pergunta do Darkk, foi dito desenho industrial?a pergunta foi clara como água: faculdade de Design entao, antes de achar que é o dono da verdade, presta atenção no que o colega quer saber a duvida é entre faculdade de Design ou de Publicidade, e nao desenho industrial! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
rcastelo 0 Denunciar post Postado Fevereiro 8, 2009 Cara, o que está em discussão aqui é a escolha do colega, fale sobre publicidade que é a sua área e deixa que eu falo sobre o design que é a minha. Quando disse que sua visão sobre design era limitada realmente ela é, achar que design é só isso é brincadeira. Eu prestei atenção no que o colega falou, ele re referiu a um curso de design, e não de design gráfico. Me diz uma coisa, se designer é só quem projeta conceitos gráficos para impressos (pq nem rgb ensinaram na sua faculdade) quem projetou a cadeira barcelona, o ipod, seu mouse, seu computador, seu carro??? Porque o IF design que é a premiação de design mais importante do mundo premia essas coisas e não só mídia impressa?? Se você não sabe, desenho industrial e design são a mesma coisa, design é um termo estrangeiro, sua tradução mais apropriada para a nossa lingua é "projeto", um designer formado tem que cursar uma faculdade de desenho industrial, agora é que estão começando a trocar os nomes dos cursos em algumas faculdades como na UFRJ de "desenho industrial: programação visual" para "programação visual: design". - Ah mas eu fiz design gráfico, isso é que é design. isso é um pedaço do que se aprende em desenho industrial, que engloba todos os campos do design, por isso que essa faculdade dura no máximo 3 anos e meio e design (desenho industrial) dura 5 anos em período integral direto da wikipedia pra você: "O designer é o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design. Normalmente o termo se refere ao desenhista industrial, habilitado em programação visual e projeto de produto, uma série de tipos diferentes de designers e ainda de projetista (termo genérico para quem projeta)." Só não sei como você aprendeu sobre bauhaus e tal sem saber o nome em protuguês da profissão em que estava se metendo e nem o que era ensinado lá. Eu presto muita atenção no que o colega quer saber, e procuro ajudá-lo tbm, não sou o dono da verdade não, mas essa é uma escolha mt importante para o colega que postou aqui e eu não acho justo ele ser influenciado por uma opinião errada pra uma escolha que vai perdurar pro resto da vida dele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pablo RD 5 Denunciar post Postado Fevereiro 8, 2009 Caras, esse tópico me abriu bastante a mente, obrigado pela pergunta Darkk, e pelas dicas pessoas! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 rcastelo voce explicou muito bem as diferenças e com certeza abriu as possibilidades do autor do topico que agora deve ter condições até de optar por outra opção que ele nem pensava antes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
o cara¬¬ 1 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 éééé, agora sei qua a diferença entre desenho induatrial, publicidade e design! XD brigadão pessoal!!! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites