Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

KennyxD

[Resolvido] Classes. (C#) Porém é algo mais genérico.

Recommended Posts

Bom dia galera.

O título do tópico não ficou muito bom, porém não pensei em nada melhor http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/pinch.gif

Bom, eu estou iniciando em C#, e estou me dedicando em aprender essa linguagem, para num futuro próximo, consiga um estágio nessa área de desenvolvimento com C#

Segue algumas dúvidas

Quando devo criar um novo arquivo de classe E/OU uma nova classe? Tipo, é exagero criar uma classe só para, por exemplo, verificar se existe um determinado arquivo de texto, se não existir, criá-lo? Classe com apenas um método public, um private e algumas propriedades?

Quando crio uma classe nova, e por exemplo, para eu executar um método dessa classe, eu precise das 3 propriedades já definidas (são obrigatórias para o método funcionar), é correto popular essas propriedades no construtor da classe?

Exemplo:

MinhaClasse minhaClasse = new MinhaClasse("SeuNome", 20); 
minhaClasse.BoasVindas();

ou seria melhor:

MinhaClasse minhaClasse = new MinhaClasse(); 
minhaClasse.SetNome("SeuNome"); 
minhaClasse.SetIdade(20); 

ou ainda:

minhaClasse.Nome = "SeuNome";
minhaClasse.Idade = 20; 

Existe algum padrão? Algo mais usado que outro? Ou cada um tem sua vez de ser usado (depende do que quer fazer)? Se cada um deve ser usado em determinada ocasião, poderiam me dizer quais são? Ou algum artigo que explique isso? Se possível é claro.

Obrigado. :P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera.

O título do tópico não ficou muito bom, porém não pensei em nada melhor http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/pinch.gif

Bom, eu estou iniciando em C#, e estou me dedicando em aprender essa linguagem, para num futuro próximo, consiga um estágio nessa área de desenvolvimento com C#

Segue algumas dúvidas

Quando devo criar um novo arquivo de classe E/OU uma nova classe? Tipo, é exagero criar uma classe só para, por exemplo, verificar se existe um determinado arquivo de texto, se não existir, criá-lo? Classe com apenas um método public, um private e algumas propriedades?

Tente nunca reinventar o roda, procure pelas classes já existente do .net framework, na namespace System.IO já existem classes que fazem exatamente isto.

Mas, respondendo a pergunta, é uma pergunta difícil, mas vamos pegar um exemplo: uma rotina de importação de dados.

Crio uma classe chamado ImportManager que será responsável por pegar os dados e inserir em algum banco de dados. Porém, antes de inserir, preciso garantir que os dados estejam em um formato correto. Neste caso seria interessante criar uma classe só para fazer estas validações.

Quando crio uma classe nova, e por exemplo, para eu executar um método dessa classe, eu precise das 3 propriedades já definidas (são obrigatórias para o método funcionar), é correto popular essas propriedades no construtor da classe?

Exemplo:

MinhaClasse minhaClasse = new MinhaClasse("SeuNome", 20); 

ou seria melhor:

minhaClasse.SetNome("SeuNome"); 
minhaClasse.SetIdade(20); 

ou ainda:

minhaClasse.Nome = "SeuNome";
minhaClasse.Idade = 20; 

Existe algum padrão? Algo mais usado que outro? Ou cada um tem sua vez de ser usado (depende do que quer fazer)? Se cada um deve ser usado em determinada ocasião, poderiam me dizer quais são? Ou algum artigo que explique isso? Se possível é claro.

Sua classe terá apenas o método BoasVindas? Se sim, talvez seja interessante colocar no construtor. Mas se for pensar que esta classe pode vir a ter outras funcionalides que não dependem do Nome e Idade, não faria sentido obrigar a construir o objeto com estes valores.

Prefira o uso de minhaClasse.Nome ao invés de MinhasClasse.SetNome(), nunca vi algum projeto .Net que possui métodos Set/Get.

Obrigado. :P

Att,

Guilherme Oenning

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.