Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego Engel

Contrução de Menu adequado ao perfil do usuário.

Recommended Posts

Bom dia galera !!

Putz olha só que beleza, meu primeiro post no fórum hehehe...

Bem, mas vamos à dúvida, estou contruindo uma aplicação web, e pretendo ter um menu que se adeque ao perfil do usuário que se logou no sistema. Tipo, perfil "A" logado, estará disponível os links: link1, link2 e link3.... já com o perfil "B" logado os links disponíveis serão link2, link4 e link5...

Alguém sabe me dizer como posso fazer isso?

O jeito "porco" que eu havia pensado era criar um topo FLASH para cada perfil, assim, ao se logar, o sistema validaria o perfil do usuário e carregaria na tela principal o topo correspondente. O problema é que se eu precisar atualizar um link que será visível em todos os topos, terei de mudar um por um.

Desde já... valeu galera !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça um menu HTML mesmo.

Cada usuário vai ter uma sequência de links no menu?

ou vai separar por "grupos de usuários" ?

Se for a primeira opção... mande tudo pro banco http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

você tá trabalhando com qual linguagem server-side ?

Na hora de montar o menu, basta fazer uma query com um laço, e montar o menu de acordo com o id de quem logou.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça um menu HTML mesmo.

Cada usuário vai ter uma sequência de links no menu?

ou vai separar por "grupos de usuários" ?

Se for a primeira opção... mande tudo pro banco http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

você tá trabalhando com qual linguagem server-side ?

Na hora de montar o menu, basta fazer uma query com um laço, e montar o menu de acordo com o id de quem logou.

Então.. irei separar por grupos de usuário.

Estou desenvolvendo em ASP / C# usando banco de dados PostGreSQL

Quanto ao menu HTML, gostaria de fazer uma coisa mais agradável visualmente, por isso pensei no javascript.

ps.: não entendi umas coisas... "Se for a primeira opção... mande tudo pro banco " e "Na hora de montar o menu, basta fazer uma query com um laço, e montar o menu de acordo com o id de quem logou."

Desculpa é que sou leigo total no assunto !!

Compartilhar este post

Link para o post

Então... eu pensei no seguinte para o menu em HTML:

(Dá pra fazer muitas coisas, Javascript vai dar os efeitos, mas a estrutura DEVE ser HTML de um jeito ou de outro...)

você teria uma tabela no banco do tipo:

TABLE `menu`

idUsuario(int) - relacionar com a tabela de login

itemMenu

Ai você jogaria os registros:

idUsuario, itemMenu

1, Home

1, Visite-nos

1, Fale Conosco

2, Home,

2, Visite-nos

3, Home

Pegou?

Mas já que vai separar por grupos de usuários, você pode fazer algo do tipo:

if(usuarioGrupo == 1)
// mostra tal menu
if(usuarioGrupo == 2)
//motra outro menu
ai bastaria adicionar esse campo `usuarioGrupo`, na tabela de login.

Enfim.. tô discutindo modelagem e lógica aqui... que me parece ser a tua dificuldade.. fazer o menu com HTML + Javascript e CSS é simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver se eu entendi rsrsrs...

Eu teria uma tabela no banco pra armazenar o direito de cada grupo em cada link.. mas eu não deveria ter nessa mesma tabela o link da pagina ??

Exemplo:

idgroup | itemMenu | link

1 | Home | /home.htm

1 | Visite-nos | /visite.htm

1 | Contato | /contato.htm

2 | Home | /home.htm

2 | Visite-nos | /visite.htm

3 | Home | /home.htm

E no seu IF... você acha melhor criar vários menus e fazer essa condição ??

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.. você entendeu.

Uma idéia é essa de trabalhar com o banco.. tá certinho a estrutura que você fez..(idgroup, itemMenu, link)

OUTRA, seria trabalhar com os IFs como mostrei..

Depende da complexidade do teu projeto... veja qual das formas te atende melhor..

E depois decida qual menu vai fazer..

Dropdown?

http://www.maujor.com/tutorial/ddownmenu.php

Rollover?

http://www.maujor.com/tutorial/menurollimg.php

Terão submenus ? caso sim, complica um pouquinho a história se for trabalhar com banco.. mas a lógica é a mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado William...

Parece que fiz uma boa escolha ao me cadastrar no iMasters Forum... vou desenvolver as dicas que peguei nesse post e qualquer coisa venho aqui denovo encher mais o saco rsrsr !!!

Valeu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim.. tô discutindo modelagem e lógica aqui... que me parece ser a tua dificuldade.. fazer o menu com HTML + Javascript e CSS é simples.

Tranquilo cara http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Mas vê lá.. eu não programo nem ASP nem C#.. se qndo tiver fazendo, se surgir dúvidas sobre sintaxe, ou lógica da coisa, melhor postar no fórum de lá.. hehe

acabou que não falamos nada sobre Javascript :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo cara http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Mas vê lá.. eu não programo nem ASP nem C#.. se qndo tiver fazendo, se surgir dúvidas sobre sintaxe, ou lógica da coisa, melhor postar no fórum de lá.. hehe

acabou que não falamos nada sobre Javascript :unsure:

Ahh.. pelo menos teve os links com exemplos que você passou... vão ser de grande ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Terão submenus ? caso sim, complica um pouquinho a história se for trabalhar com banco.. mas a lógica é a mesma.

Cara, irei trabalhar com Submenus...

Com relação a estrutura no banco, penso em não diferenciar os submenus dos menus... a diferença sería na hora de jogar as informações no MENU Javscript...

O problema é que eu não tenho idéia de como jogar isso no MENU... ele vai abrir a página.. vai detectar o perfil do cara... beleza... vai saber quais os acessos dele... mas como q eu jogo so links no MENU... ???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... a estrutura HTML para qualquer menu com submenus é a seguinte:

<ul id="menu">
   <li><a href="item1.html">Item 1</a>
	  <ul>
		 <li><a href="submenu1do1.html">Sub menu Item 1</a></li>
		 <li><a href="submenu2do1.html">Sub menu Item 1</a></li>
		 <li><a href="submenu3do1.html">Sub menu Item 1</a></li>
	  </ul>
   </li>
   <li><a href="item2.html">Item 2</a></li>
   <li><a href="item3.html">Item 3</a>
		 <li><a href="submenu1do3.html">Sub menu Item 3</a></li>
		 <li><a href="submenu2do3.html">Sub menu Item 3</a></li>
		 <li><a href="submenu3do3.html">Sub menu Item 3</a></li>
   </li>
   <li><a href="item4.html">Item 4</a></li>
   <li><a href="item5.html">Item 5</a></li>
</ul>
Aí é com o teu server side.. fazer preencher essa estrutura.

Em php eu sei fazer :P

Até onde tô pensando aqui.. você vai precisar diferenciar os submenus, dos menus sim!

Se não, como que o Javascript/CSS vai adivinhar que é um submenu e não um menu?

Como q vai ficar o teu algorítmo server-side para montar isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Aham...

a parte Javascript é super simples... é apenas setar com CSS display none para o segundo ul

ul#menu li ul { display: none; }

e ai no onmouseover dar um display: block, retornando ao display: none, no mouseout....

Tem um código desse já pronto em Javascript para fazer fucionar no IE6(se não fosse o IE6, só com CSS, sem Javascript já era possível fazer menu dropdown). no site do maujor... o primeiro link que passei.

Se preocupe primeiro com a estrutura... depois que você montar a lista, com isso que te passei, você faz os efeitos do menu.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu aqui de volta !!!

contrui um menu com links e tudo mais... mas agora me deparei com um novo problema..... é o seguinte...

faço um select no banco e tenho num gridview todos os menus a qual aquele usuário tem acesso...

como eu faço pra preencher todos os labels ?? e jogar os links na tag "href" ???

Pensei em fazer algo do tipo "do while".... e ir incrementando .. tipo... label1, label2, label3 ... mas acho q isso não é possível neh ??

Alguém tem alguma idéia ??

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.